Coluna De Carro Por Aí: Calma pessoal, que o subsídio é nosso

Coluna De Carro Por Aí: Calma pessoal, que o subsídio é nosso

Encerrada a greve dos caminhoneiros, perdemos todos. Nós, contribuintes, pagaremos as vantagens concedidas pelo Governo Federal, mesmo sem saber se os grevistas representam o setor, o que efetivamente querem. Melhor atestado foi a saída de Pedro Parente da presidência da Petrobrás, onde tentou reverter o prejuízo dado por PT, Lula, Dilma e partidos associados, percebendo ter perdido autonomia e a certeza de influências políticas daqui para diante. Idem para todos nós chamados a bancar um subsídio ao diesel, tão estranho quanto entrar na relação entre concessionárias de estrada e governos estaduais para isentar de pagamento veículos com o terceiro eixo suspenso – quem garante não haver carga para dispensar o uso apenas nas praças de pedágio ?

Perdeu você, eu, nós. Perdemos a esperança em um governo minimamente articulado e com controle sobre problemas, solução para eles. Recebemos fugaz operação de compra e venda, a mais simplória falta de noção; a inconsistência da tabela de de correção de frete, anunciada, discutida, recolhida e rebaixada; a incerteza de não haver mais greves, muito pelo contrário. O governo tenta sobreviver até seu débil final.

A greve foi dos motoristas, mas qualquer setor com capacidade de mobilização será capaz de parar o país. Além destas certezas, restou outras: a população continua procurando seus heróis ou quem faça oposição prática ao Governo; e não aceita tutela de partidos ou falsos oportunistas buscando capitalizar sobre a união popular que não conseguem realizar.

————————————————————————————————-

Planos FCA: SUVs, picapes, turbo, …

Acionistas, banqueiros, analistas econômicos, jornalistas do mundo atingido pela FCA aderiram à convocação da empresa para o Capital Markets Day e apresentar seu plano quinquenal 2018-2019. Coluna abordou o assunto anteriormente indicando a pauta como atrativa, não apenas pelo polêmico – e criativo e determinado – ítalo/canadense Sergio Marchionne, CEO da empresa, mas pelos planos de crescimento, expansão, definição. E pelo fato de deixar o cargo sem executar o plano. Valiam atenções, incluindo a atração do anúncio do sucessor.

Acertou quem não aceitou tanta placidez. Marchione surpreendeu com o leque de ações e projetos; com definições para mercados em crescimento e lucros como a América Latina e a Ásia; com decidir minguar a Chrysler – e por não anunciar o sucessor. Frustrante? Não, agora entendível: não queria a aplicação do ditado de Rei Morto, Rei Posto, perdendo o estrelismo em sua própria reunião.

O local, fazenda nas proximidades de Milão, onde está a festejada pista de testes da Alfa Romeo, tem instalações melhoradas em fazenda, mas sempre instalações de fazenda. Situação por si só limitadora de presenças – assessores de diretores, por exemplo, não foram por falta de espaço.

Reunião começou com brincadeira para descontrair. John Elkan, trineto do fundador da Fiat, presidente da FCA e da Exor, a holding familiar dos Agnelli, ao contrário do irmão Lapo, marcado por ternos brilhantes, iridescentes, vivos, parece intentar valorar com sobriedade seus poucos 42 anos. É careta ao vestir: parece um aluno de Havard em terno e gravata pretos.

Marchionne, a cara pública da FCA, é superior a estas regras e códigos e, independentemente da estação ou temperatura, indo a presidentes de Repúblicas e Primeiros-Ministros com assinatura cromática: calça azul escura; camisa com pequenos quadriculados azuis; suéter cor da calça. Gravata, peça de fundo de gaveta, empregada apenas até tornar-se o executivo nº 1 e imprimir sua marca e maneira de vestir na surpreendente recuperação, ampliação e lucratividade da Fiat.

Para dar seriedade à reunião, Elkan abriu-a a reunião ante comprimida plateia, tirou, sem desfazer o nó, sua pífia gravatinha preta, e passou-a a Marchionne. O CEO aplicou-a sem ajustar sobre invulgar camisa de quadros largos, sob o onipresente pulôver. Em termos de composição estética, de envergonhar os alfaiates de Milão e Turim, mas cumpriu a função: descontraiu, mostrou sinergia.

Mudanças

Novo projeto dá peso específico às diferentes marcas sob a frondosa árvore da FCA:

Lancia, tradicional tende ao desaparecimento sem lançamentos novos e hoje restrita ao pequeno Ypsilon;

Dodge e Chrysler entram em processo de drenagem, devendo encerrar produção de automóveis, tendendo a apenas utilitários esportivos, condenadas a se restringir ao mercado norte-americano;

RAM, anteriormente marca Dodge e agora autônoma, ampliação. Relançará linha de picape médio, como foi o modelo Dakota no Brasil. País tem maiores chances de absorver a produção;

LATAM – Nada a ver com a desconfortável companhia aérea, mas abreviatura norte-americana para Latin America. A região, mercado crescente em vendas e lucros, com três novos modelos;

SUV 7 lugares – baseada no picape Toro, gerando dois produtos, um Fiat e outro Jeep. Pela base mecânica comum a Toro, Renegade e Compass, serão produzidos em Pernambuco;

Picape pequeno – Nova geração do Strada, já em providências. Plataforma baseada no Cronos, cabine com partes do Mobi. Projeto tratado a Pão-de-Ló, como se diz internamente na Fiat. Fácil entender, vende 55% no mercado e é referência em adequabilidade, resistência e operação. O sucessor deve cumprir tal agenda;

Suv pequeno – Já citado pela imprensa, incluindo a Coluna, dito grosseiramente Mini Renegade, também está em desenvolvimento;

Jeep – Marca mítica, bem capitalizada pela FCA, em franca ascensão, entre 2013 e 2018 quer evoluir de 730 mil unidades para 2,1 milhões. É a menina dos olhos de Marchionne, vendo o potencial nunca enxergado pela marca, pela Renault e pela Chrysler. Até 2022 quer ter quatro SUVs e um picape, este com a cara do Jeep Renegade. Compass sofrerá a primeira evolução para manter a inimaginada liderança;

Alfa – Festejando chegada nos dois principais mercados mundiais, EUA e China, próxima geração terá GT, projeto comum entre Maserati e Alfa. Neste, em 2020, reposição do 8C, desenvolvendo 700 cavalos de potência em motor V8 de duplo turbo, sucessor do atual Motor do Ano, o do Ferrari 488 Pista.

Não o terá dianteiro como os 8C antecessores, da década de ’30 e de 2009-2013, mas entre eixos traseiro. Na prática Maseratis e Alfas, por questão de custos e lucros entraram no funil para usar componentes Ferrari – plataforma, suspensão, motor, câmbio. Emblema não.

No planejamento de produto outro coupé, o GTV, V6 2,9 litro, evoluído do atual, para fazer 600 cv. Motor dianteiro, 4×4. Após o sedã Giulia e o SUV Stelvio, com invejável definição performática, Alfa dará o segundo passo para melhorar sua imagem: o novo Coupé e o GTV se destinam a peitar frontalmente as versões especiais das marcas alemãs, os Mercedes AMG, Audi S, e BMW M.

Da lista atual deixará de produzir o charmoso Mito, mandando revisar a Giulietta.

E SUVs, sempre, segmento de maior expansão no mundo, com dois representantes, acima e abaixo do Stelvio.

Quem esperava atualização do Alfa 4C pode retirar o equino da pluviosidade. Foi um evento de marketing, para chamar atenção sobre a marca. Relançada, perdeu a razão de ser. Como complicador, é um ex-Alfa, feito fora da Alfa, processo artesanal, incompatível com a competitividade no setor.

Maserati desfruta da posição de marca de topo na FCA após a separação da Ferrari, agora empresa independente e não FCA. Vem de pouco crível recuperação, passando de 6.000 vendas em 2012 a 50 mil imaginadas neste exercício. Promete concretar o modelo Alfieri – nome do mais velho dos irmãos Masetari, fundadores da marca. Cupê confortável e rápido, elétrico, comportamento esportivo do tipo 0 a 100 km/h em 2 segundos e velocidade final de 300 km/h. Terá outro SUV, abaixo do Levante e um sedã para concorrer com demais grandes. Será o Quattoporte.

Tecnologia

Apostará em turbos e elétricos para o restante do mundo e, pontualmente para a América do Sul, no downsizing, os motores de baixa cilindrada com aposição de turbo. No mercado LATAM, pequenos motores a álcool e turbo – mas sequer há desenho inicial para tal decisão.

Coluna De Carro Por Aí: Calma pessoal, que o subsídio é nosso

Roda-a-Roda

Próximo – Natural desdobramento do Toyota Yaris hatch, ora lançado, será o sedã. Em um mês.

Tapa – GM retocou o Prisma, derivação do Ônix, ambos liderando vendas em seus segmentos. Decoração e incremento em infodiversão. Razão clara, tentar manter vendas ante o nítido envelhecimento das linhas, novos concorrentes e  substituição possivelmente em 2020.

Mercado – Previsões de troca de posições de mercado durante maio não se apresentaram. GM não foi ultrapassada pela VW e manteve primeiro lugar; VW segundo; Fiat terceiro; Ford freou-se em quarta posição, contrariando projeções de ser ultrapassada por Hyundai ou Renault.

Negócio – Seja por excesso de revendas, seja por baixa participação no mercado – um dos concessionários domina metade das vendas -, pelos sinais da transformação da Ford Brasil em importadora e incerteza quanto ao futuro, dois entre os cinco negócios Ford em Brasília estão à venda.

Variante – Tens oficina, borracharia, pequeno negócio ligado a automóveis? A Total, produtora de lubrificantes acha-o ideal para abrir um posto de troca rápida de óleos do motor, iniciativa exclusiva, competitiva e rentável. Baseia-se em estudo do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Qualidade e produtividade, indicando, 1/3 dos brasileiros possuem uma empresa ou querem tê-la.

Como – Oferece treinamento, muitos produtos, orienta implantar mecânica rápida, troca de óleos e filtros, revisão gratuita em até 15 itens de manutenção.

Vertente – Ford ampliou perfil de fornecimento de peças e componentes. Não se resume à marca, ampliando espectro em partes de reposição comum: discos e pastilhas de freio, filtros, óleos. Nome confuso, Omnicraft, mistura latim com ingles para vender no Brasil.

Social – Comemorando 70 anos da marca, e em fase de crescimento de vendas, faturamento e lucros, Porsche criou fundação com o nome de seu criador e gestor, Ferry Porsche. Empresa diz, para ela responsabilidade social e sucesso econômico são ligados de forma inseparável.

Foco – Nos últimos anos Porsche tem dedicado até 5M de Euros/ano para promover entidades civis, culturais e sociais. Agora tocará profissionalmente.

Família – Elite, evolução do HondaJet, o avião da Honda, foi apresentado pela empresa. Mais refinamento decorativo, novas tomadas de para os motores, melhor insonorização reduziram ruídos internos e externos, implementação nos aviônicos com estabilizador automático. Melhor dado, aumento de autonomia em 17%, indo a 2.661 km. A US$ 5.250 M, US$ 300 mil acima da versão anterior. Representa-o a Líder Aviação.

HondaJet Elite
HondaJet Elite

Antigos – Autoclásica, maior dos encontros sul Americanos de automóveis antigos, já tem datas para próxima edição: outubro, sexta, 12 a segunda, 15. É uma aula de antigomobilismo.

Gente – Cláudia Freiesleben, Filipe Gutierrez e Ana Paula Silva, jornalistas, já não atendem a ramais na Ford. OOOO Dispensa e plano de desligamento. Buscando equilibrar contas, empresa corta despesas. OOOO Lugares foram fechados. OOOO

Read Previous

Monroe oferece checagem grátis da suspensão em Botucatu

Read Next

ZEN ensina como identificar peças originais das falsificadas