Desgaste de coifas e batentes prejudica os amortecedores

A Nakata alerta que componentes de suspensão, como coifas e batentes, quando desgastados interferem no desempenho do amortecedor. Para que esse fator seja minimizado, o gerente de serviços e qualidade da empresa, Jair Silva, recomenda a manutenção periódica dos itens.

Ele explica que as coifas e os batentes suportam as condições de trabalho e circulação do veículo nas vias públicas, onde é comum encontrar resíduos de combustível, óleo, pedriscos, terra entre outros. Esses resíduos acabam entrando em contato com a coifa causando rápida deterioração da borracha que deveria estar lá para proteger o amortecedor e não para danificá-lo. Essa deterioração resulta em esfarelamento da borracha que acaba aderindo à haste do amortecedor que, agora sem proteção começa a receber também água, barro e todo tipo de sujeira que, com o movimento da haste se tornam verdadeiros abrasivos – como se tivesse uma lixa esfregando o tempo todo na haste – danificando o vedador de óleo e causando o vazamento que inutilizará o amortecedor.

“Os batentes trabalham como se fossem uma segunda mola, ou seja, naquelas situações de solicitação extrema o batente evita batidas de fim de curso protegendo todos os componentes do sistema de amortecimento. Assim sendo  quando o batente apresentar qualquer indicio de deterioração o mesmo deve ser imediatamente substituído por uma peça nova de boa qualidade”, completa.

Os amortecedores são responsáveis por atenuar impactos na carroceria, frear os movimentos da mola e manter os pneus em contato com o solo. Amortecedores já desgastados comprometem a estabilidade do carro em curvas e boa dirigibilidade.

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