Previous slide
Next slide

KS disponibiliza dicas de montagem de bomba de óleo do motor

KS disponibiliza dicas de montagem de bomba de óleo do motor

Para garantir uma correta instalação, a KS disponibiliza dicas de montagem de bomba de óleo do motor. Segundo a marca, o procedimento deve ser realizado em engrenagens e eixos, com o óleo recomendado pelo fabricante do motor.

A Motorservice, divisão responsável por comercializar no mercado de reposição os produtos Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF destaca algumas dicas importantes para o serviço de manutenção deste componente tão importante para o bom funcionamento do motor.

Responsável pela lubrificação forçada do motor, a bomba de óleo é parte fundamental no funcionamento do veículo. O sistema de lubrificação tem como função limpar, refrigerar e reduzir o atrito gerado pelos componentes do motor, sistema que garante a preservação da vida útil das peças. Danos irreparáveis podem ocorrer se houver problemas com a bomba de óleo e dificuldades na lubrificação do motor. Por isso, sempre que realizar a troca da bomba de óleo, é preciso ter especial atenção para realizar a manutenção adequadamente.

Antes de fazer a intalação, a Pierburg e BF recomendam:         

– Fazer a lubrificação de todas peças móveis: engrenagens e eixos, com o óleo recomendado pelo fabricante do veículo.

– Drenar completamente o óleo existente no cárter, observando se há impurezas, para só depois fazer a remoção da bomba de óleo, inspecionando visualmente quanto a batidas, trincas ou desgastes excessivos que possam ter sido originados devido a problemas de outros componentes do sistema de lubrificação.

– Lavar todos os componentes do motor que serão reutilizados, removendo resíduos e impurezas.

– A bomba não deve ser trocada sem a substituição do filtro de óleo e quando o sistema de pressão estiver sujo, além da limpeza é preciso observar o estado do conjunto de válvula de alívio e, se necessário, efetuar a troca.

– Componentes de acionamento da bomba não podem estar danificados. Juntas e anéis de vedação usados devem ser trocados por novos. Adesivos somente se recomendado pelo fabricante do motor, pois os líquidos podem causar danos na bomba.

Durante a instalação, fique atento as seguintes indicações da Pierburg e BF:

– O torque utilizado no aperto dos parafusos da bomba sempre deve ser o especificado pelo fabricante.

– Para prevenir danos que possam ser causados por pressão de óleo insuficiente na primeira partida é recomendado lubrificar a bomba, filtro de óleo, balancins, tuchos e comando com o mesmo óleo que será utilizado no motor.

– Durante a instalação, certifique-se que a bomba esteja bem encaixada. Caso tenha dificuldades na instalação, não force a bomba, pois poderá ocasionar problemas em seu funcionamento.

Cuidados após a instalação:

– O motor deve ser alimentado com óleo lubrificante até o nível especificado pelo fabricante. Ao funcionar o motor, evitando a aceleração brusca, o sistema será pressurizado, caso isso não ocorra, deverá ser desligado imediatamente para a verificação da causa da falha.

Read Previous

Coluna Alta Roda: Meio século na estrada

Read Next

Chevrolet Onix 1.0 mostra melhoria em mecânica

Posts Relacionados