Nakata orienta instalação de bomba de óleo do motor

Nakata orienta instalação de bomba de óleo do motor

Voltada para reparadores, Nakata orienta instalação de bomba de óleo do motor. A empresa conta como fazer a instalação da bomba de óleo de maneira mais correta, tendo cuidados desde o diagnóstico até o teste da pressão da bomba isolada do motor. Segundo a marca, não existe quilometragem média que possa indicar a hora da troca da bomba de óleo, mas o condutor pode ficar atento a alguns sinais.

Luz de óleo piscando, principalmente em marcha lenta e com o motor quente e em pequenas rajadas em acelerações mais altas, são sintomas que podem também ser indicativos de desgaste nas partes móveis do motor, como por exemplo, bronzinas de biela, mancal ou buchas.

Especialista da Nakata fala que quando isso ocorrer, o melhor diagnóstico é testar a pressão da bomba isolada do motor e desta forma, o reparador pode fazer um diagnóstico preciso da causa.  Seguir a orientação da montadora do veículo é a fórmula perfeita para essa troca.

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Ao fazer a troca da bomba óleo, Silva recomenda os seguintes cuidados antes da instalação como verificar se a bomba gira livremente, carregar a bomba com o mesmo óleo que será utilizado no motor, tornando essa prática é essencial para formação do selo hidráulico, pois sem ele a bomba não consegue puxar o óleo do cárter.

Durante a instalação, outro ponto importante é verificar se a base de apoio da bomba está limpa e livre de riscos ou amassados que podem levar a um vazamento ou entrada de ar. Checar cuidadosamente a instalação do pescador (quando aplicado), pois pode ocorrer entrada de ar, prejudicando o volume de óleo aspirado pela bomba. Bombas frontais só devem ser montadas ao bloco com os guias devidamente instalado.

Para facilitar a formação de pressão do óleo, é necessário soltar ligeiramente o filtro de óleo, quando o óleo começar a sair pelo filtro é hora de apertá-lo adequadamente e seguir em frente.

Em geral, Silva revela que o desgaste acontece na engrenagem interna, externa e na carcaça, mas pode ocorrer problema na válvula reguladora de pressão. Válvula travada aberta por contaminação do lubrificante é muito comum, neste caso, o motor perderá pressão de óleo podendo fundir. Válvula travada fechada pode provocar excesso de pressão e danos ao filtro de óleo, não sendo possível fazer a troca desses componentes, apenas a bomba completa.

 

 

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