Troca do filtro de ar apesar de simples deve ser cuidadosa  

Troca do filtro de ar apesar de simples deve ser cuidadosa  

Especialista afirma que troca do filtro de ar apesar de simples deve ser cuidadosa. A fabricante dos Filtros Fram alerta para esse detalhe pois pode criar uma série de problemas se a substituição for feita incorretamente. Para que no procedimento seja feito um trabalho correto, os técnicos da empresa recomendam alguns cuidados.

Intervalo de Troca

Um primeiro cuidado, que muitos ignoram, é sempre trocar o filtro do ar de acordo com os intervalos recomendados no manual do veículo, seja para uso normal ou severo. Na linha pesada, é comum existir no painel um alerta para indicar que o elemento está saturado. Quem adia a troca enfrenta problemas de dirigibilidade e ainda gasta mais com combustível e manutenção.

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Atenção na Compra

Nas oficinas, é comum encontrarmos veículos usando filtros do ar incorretos. Seja por causa do preço ou daquela conversa de que “eu não tenho o modelo exato aqui, mas esse também serve”, vários motores acabam danificados. O sistema é projetado para trabalhar com máxima precisão. Qualquer diferença nas dimensões do elemento pode criar uma entrada de ar falsa.

Com as novas tecnologias, encontrar os filtros corretos para cada aplicação é muito fácil, por meio dos catálogos digitais e busca na internet.

Evite as Adaptações

Trocar o conjunto original do filtro do ar por outro modelo, como as versões “esportivas”, também não é recomendado. Esses produtos costumam oferecer menor restrição ao fluxo de ar, de forma a garantir mais potência. O problema é que o caminho mais fácil para conseguir esse ganho é utilizar materiais que filtram apenas as impurezas maiores.

Qualidade do Filtro

Muitas vezes, encontramos à venda elementos filtrantes que parecem iguais e têm preços bem diferentes. Isso acontece porque é possível fabricar um filtro com materiais de diversas qualidades. Mas um composto inferior não protege o motor da forma adequada. Grande parte da poeira acaba passando direto e age internamente como uma lixa.

Filtros originais, como a linha Fram, são certificados por normas internacionais e conseguem reter mais de 99% das impurezas do ar. Seu papel, de altíssima qualidade, chega a capturar partículas com até um milésimo de milímetro de diâmetro (cerca de 50 vezes menor do que a ponta de um fio de cabelo). Um produto mais barato nunca terá essa eficiência.

Limpeza e Revisão

Além de usar o filtro correto e original, é preciso tomar uma série de cuidados na hora da instalação. O ideal é começar pela limpeza do alojamento. Como o sistema estará desmontado, nunca use jatos de ar, pois uma parte da sujeira pode acabar dentro do motor. Prefira um aspirador de pó (com bico e escova) e, para finalizar, um pano que não solte fiapos.

Também faça uma revisão completa em todo o sistema de filtragem do ar, principalmente nas peças plásticas, presilhas, vedações, mangueiras, fixações e abraçadeiras. Nos veículos que usam pré-filtros, é preciso realizar a limpeza desses conjuntos e verificar se tudo está funcionando corretamente.

Produto Descartável

Por último, outro ponto fundamental é evitar a famosa “limpeza” do filtro com o uso de compressores ou batendo o componente para tirar a poeira. Além de não ajudar em nada, esses procedimentos acabam rompendo a estrutura do papel. O elemento filtrante pode até parecer que ficou bem limpo, mas a sua capacidade de reter as impurezas estará comprometida.

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