Massa é chave para Bottas ir para Mercedes

Claire Williams deixou claro que negocia a liberação de Bottas para a Mercedes (Foto Williams/Glenn Dunbar)

Claire Williams deixou claro que negocia a liberação de Bottas para a Mercedes (Foto Williams/Glenn Dunbar)

Possibilidade de economizar pelo menos US$ 15 milhões anima equipe a liberar Bottas se Massa aceitar rever aposentadoria.

A Coluna Conversa de Pista é escrita pelo jornalista especializado Wagner Gonzalez
A Coluna Conversa de Pista é escrita pelo jornalista especializado Wagner Gonzalez

Numa época em que se discute abertamente um período mais longo para o brasileiro obter sua aposentadoria, o retorno de Felipe Massa à F-1 não deixa de ter uma dose de ironia. Claire Williams, preposta de Frank Williams na direção da equipe inglesa, já admitiu claramente que a liberação de Bottas é bem mais que uma simples possibilidade e pode ser definida se o brasileiro colaborar: “Nós só liberaríamos o Valteri caso um piloto experiente, uma alternativa consistente estivesse disponível. Alguém como Felipe Massa, por exemplo.”

Está mais do que claro que Felipe tem a experiência e a didática necessária para colaborar sensivelmente no progresso do jovem Lance Stroll, canadense de apenas 18 anos que vai estrear na F-1 em 2017. A definição dessa questão deverá ser conhecida logo nos primeiros dias de janeiro e está bem claro que a solução depende única e exclusivamente de um punhado dólares.

Valteri Bottas pode ter sua grande chance em 2017 correndo ao lado de Lewis Hamilton (Foto Williams/Glenn Dunbar)
Valteri Bottas pode ter sua grande chance em 2017 correndo ao lado de Lewis Hamilton (Foto Williams/Glenn Dunbar)

A primeira oferta, de aproximadamente US$ 12 milhões já foi rejeitada, como era de se esperar. Ao anunciar que a equipe não se oporia a Bottas se transferir para uma equipe de ponta, Claire Williams deixou claro que uma proposta mais consistente pode solucionar um problema que repercutirá em várias outras frentes, entre elas a presença de um nome experiente que agrade o patrocinador principal da equipe de Grove (Martini) e garanta a presença de um brasileiro na categoria.

Em meio a isso tudo a proposta feita por Jean Todt (presidente da Federação Internacional do Automóvel, a FIA), já foi descartada. Massa não aceitou o convite de ser ser comissário desportivo na F-1, cargo que vários outros pilotos ocupam em sistema de rotatividade. Um indício significativo que a chance de reconsiderar a aposentadoria recém-iniciada pode ser mais do que uma mera e simples possibilidade…

Pascal Wehrlein aparece como segunda opção de Toto Wolff para substituir Nico Rosberg (Foto Manor)
Pascal Wehrlein aparece como segunda opção de Toto Wolff para substituir Nico Rosberg (Foto Manor)

Enquanto isso, o inglês Lewis Hamilton não sossega e continua marcando seu território através de declarações e revelações que deixam claro o que Valtteri Bottas ou Pascal Wehrlein, o outro candidato à vaga criada com a aposentadoria — até agora irreversível — de Nico Rosberg, poderão enfrentar. Rumores de que Lucas Di Grassi poderia entrar nessa lista parecem fora do contexto devido à ligação do brasileiro com a Audi. O finlandês, porém, aparece como maior favorito até na análise de ninguém menos que Bernie Ecclestone, mas que não o considera como ameaça ao inglês: “Um piloto que tem laços comerciais com Toto Wolff, como é o caso do Bottas, tem as maiores chances de pegar essa vaga. Mas não creio que ele será mais rápido que o Lewis (Hamilton)…”

Bernie Ecclestone não acredita que Bottas possa andar na frente de Hamilton (Foto Red Bull)
Bernie Ecclestone não acredita que Bottas possa andar na frente de Hamilton (Foto Red Bull)

Hamilton tem causado algumas marolas dentro da Mercedes ao revelar que no início da temporada Toto Wolff e Paddy Lowe (que parece cada vez mais próximo de voltar a trabalhar para a Williams) designaram seis engenheiros e mecânicos que trabalhavam em seu carro para ir cuidar do de Rosberg. “Vou conversar com o Toto sobre o ano que vem e deixar claro que não quero nenhuma mudanças entre os caras que trabalham comigo. Quero continuar com meus engenheiros e meus mecânicos. Não há uma única pessoa que precise deixar meu grupo.”

Lewis Hamilton segue detonando o ambiente interno de sua equipe (Foto Mercedes)
Lewis Hamilton segue detonando o ambiente interno de sua equipe (Foto Mercedes)

Na Ferrari e na McLaren as portas de entrada e saída também parecem movimentadas: em Maranello saiu o anúncio oficial do italiano Antonio Giovinazzi como piloto-reserva da equipe italiana, o que dá indícios de que uma das vagas de 2018 já está encaminhada.

Antonio Giovinazzi será o terceiro piloto da Ferrari em 2017. Titular em 2018? (Foto Ferrari)
Antonio Giovinazzi será o terceiro piloto da Ferrari em 2017. Titular em 2018? (Foto Ferrari)

No Centro Tecnológico de Woking dá-se como certa a saída de Joest Capito, alemão que coordenou a criação da Porsche Cup na Alemanha e a campanha vitoriosa da VW no Mundial de Rali. Contratado por Ron Dennis, Capito viu-se órfão com a dispensa do seu patrono e praticamente sequer chegou a exercer a função para a qual foi contratado em janeiro: executivo-chefe da equipe de competição.

 Passagem de Joest Capito na McLaren foi na base do vim, ví e fui (Foto McLaren)

Passagem de Joest Capito na McLaren foi na base do vim, ví e fui (Foto McLaren)

Quem já deixou a McLaren é Ekrem Sami, que trabalhava com Ron Dennis desde os tempos da equipe Project Four, organização que sucedeu à Rondell e precedeu a consolidação da McLaren como a potência tecnológica atual. Sami sempre foi homem de marketing e mesmo tendo perdido o posto de diretor executivo do grupo — foi substituído por John Riches — aparentemente continua nessa atuando nessa especialidade. Não será surpresa se em breve Sami e Capito voltarem a trabalhar com Ron Dennis…

Ekrem Sami , amigo leal de Dennis, também deve deixar a McLaren em breve (Foto McLaren)
Ekrem Sami , amigo leal de Dennis, também deve deixar a McLaren em breve (Foto McLaren)

US$ 1,55 bilhão, o preço da F-1

Tudo na vida tem um preço, e o da F-1 é daqueles que entram na categoria dos estratosfericamente altos, algo como R$ 5,27 bilhões ou 0,3% do PIB brasileiro para este ano. Esse número é o que o grupo Liberty Media estimou ser necessário para garantir o controle acionário da holding que detém os direitos comerciais da categoria e é controlada pelo trust Bambino, da família Ecclestone.

 Greg Maffel, executivo-chefe da Liberty Media, quer reduzir custos e criar eventos (Foto Liberty Media)

Greg Maffel, executivo-chefe da Liberty Media, quer reduzir custos e criar eventos (Foto Liberty Media)

Greg Maffel, executivo-chefe da Liberty Media, e Ecclestone, admitem que todas as possíveis formalidades referentes à agencias reguladoras e a própria FIA já foram completadas com sucesso e o negócio deverá ser concretizado em fevereiro próximo. Os acionistas da multinacional de entretenimento baseada nos Estados Unidos deverão se reunir no dia 17 de janeiro para a aprovação formal da transação. Uma vez aprovado, a mudança de controle deverá causar efeitos inéditos na categoria, como Monisha Kalterborn, líder da equipe Sauber, declarou ao semanário americano Speed Week:

“Creio que será a maior revolução na F-1 nos últimos anos. Nós já tivemos mudanças no regulamento, nos motores, algumas vezes nos chassis, mas nunca houve nada parecido com o que vem por aí”.

Mocnisha Kalterborn espera uma revolução inédita na F-1 com a chegada da Liberty Media (Foto Sauber)
Mocnisha Kalterborn espera uma revolução inédita na F-1 com a chegada da Liberty Media (Foto Sauber)

Ela lembrou ainda que a última mudança de propriedade (para a CVC Capital Partners) não foi muito sentida “porque Ecclestone estava sempre lá. Desta vez eu vejo como algo positivo porque os novos donos vão atacar a área de comercialização.”

Há rumores de corridas em Nova York e Los Angeles e propostas para limitar os orçamentos das equipes. “Afinal, não faz sentido ter equipes que gastam algo como US$ 400 milhões por ano”, uma fonte não revelada declarou ao Speed Week.

 

Saúde de Schumacher segue em segredo

A empresária de Michael Schumacher, a jornalista Sabine Kehm, reafirmou esta semana a decisão da família do piloto em manter sigiloso o estado de saúde do heptacampeão mundial de F-1. “Temos claro que é difícil para algumas pessoas entender a nossa posição, mas o máximo que podemos dizer é que agradecemos a compreensão de todos”, declarou Kehm. A família Schumacher lançou recentemente um programa de incentivo para apoiar jovens valores com o mote “Keep fighting”(Continue lutando), expressão que há tempos simboliza a corrente de apoio para a recuperação do piloto.

 

MCR Lambo vence 12 Horas de Tarumã

O resultado da 12 Horas de Tarumã, a prova de resistência mais importante do calendário brasileiro, deu mostras que continua cada vez mais forte. Vinte e quatro carros largaram e a vitória ficou para o protótipo MCR GrandAm Lamborghini tripulado por Paulo Fernando Poeta, Fernando Fortes, Marcelo Santana, Anderson Toso, Pedro Queirolo e Henrique Assunção. Foi a primeira vitória desse modelo, que deve abrir uma nova frente de negócio para o o construtor Luiz Fernando Cruz nos Estados Unidos. O Tubarão 8, modelo baseado em outro conceito de Cruz, de Júlio Martini, Rodrigo Bacher, Franco Pasquale e Marcelo Vianna terminou em segundo lugar, e um terceiro protótipo, o Tornado 3, de Cali Crestani e Fernando Stédile, logo atrás.

O MCR-Lamborghini Grand Am vencedor da 12 Horas de Tarumã (Foto arquivo Luiz Fernando Cruz)
O MCR-Lamborghini Grand Am vencedor da 12 Horas de Tarumã (Foto arquivo Luiz Fernando Cruz)

Equipado com motor Suzuki Hayabusa, o Tornado é outra criação de Luiz Fernando e até 15 minutos para o final disputava a liderança com o carro vencedor; a quebra de uma junta homocinética ajudou a definir o resultado e o deslocou para o terceiro lugar. O Tubarão 8, equipado com motor VW AP, é um dos primeiros protótipos fabricados por Cruz e desenvolvido pela equipe de Tiel Andrade. Foi o carro vencedor da edição de 2012.

“Conversa de pista” terá uma interrupção neste período de Festas e retornará no próximo dia 10 de janeiro. Desejo ao leitor e seus familiares um Feliz Natal e um Ano Novo proveitoso.

WG

Read Previous

Confira as dicas da Goodyear para viagens de final do ano

Read Next

Magneti Marelli orienta para revisão antes das férias