A Toyota realizou mais uma edição do concurso que premia os melhores mecânicos e consultores da rede de concessionárias da marca. O 22º Skill Contest, Concurso Nacional de Habilidades Técnicas, contou com a participação de 2.500 inscritos das 212 concessionárias do Brasil e teve o objetivo de aprimorar o grau de conhecimento e excelência dos serviços prestados pela rede ao consumidor.
O processo seletivo tem na primeira etapa testes online, e em seguida, são escolhidos apenas os 60 melhores técnicos e 30 consultores para uma prova escrita. Dentre eles, apenas 15 técnicos e 10 consultores chegaram à prova decisiva.
A tarefa final, com simulações reais de desafios enfrentados no cotidiano do atendimento ao cliente, levou em consideração não somente a resolução dos casos, como, também, as ferramentas, técnicas utilizadas e o tempo para encaminhamento da solução.
Vencedores
Os três melhores consultores de serviços, que são responsáveis por fazer o primeiro atendimento ao cliente, foram:
1- Thamara Oliveira – Terraforte Montes Claros (MG)
2- Tatiana Loyola – Terraforte Montes Claros (MG)
3- Caroline Nagem – Rodobens Raja (MG)
Os consultores de serviços foram avaliados nos quesitos confirmação do problema apresentado, inspeção do veículo, preenchimento correto da ordem de serviço, explicação dos procedimentos e reparos realizados, além da aplicação da filosofia de serviço e Pós-Venda Toyota.
Os melhores técnicos automotivos, que são responsáveis por reparar o carro do cliente, foram:
1- Leandro da Silva – Santa Emília Franca (SP)
2- Luciano Martini – Carhouse Praia de Belas (RS)
3- João Batista – Newland Service (CE)
Os técnicos, por sua vez, foram avaliados nos quesitos segurança, utilização dos processos técnicos, utilização das ferramentas adequadas, metodologia de processos e diagnósticos, emprego do manual de reparação e diagramas elétricos, aplicação da filosofia de serviço e Pós-Venda Toyota.
Os vencedores de cada categoria ganharam viagem de uma semana ao Japão para um evento organizado pela Toyota Motor Corporation, juntamente com os melhores consultores e técnicos de todas as afiliadas da empresa no mundo. Todos os finalistas receberam como prêmio uma máquina de café com um kit de cápsulas cada.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.