A arte na manutenção de uma Harley-Davidson

A arte na manutenção de uma Harley-Davidson

A arte na manutenção de uma Harley-Davidson. Participamos do treinamento técnico de serviços da Harley-Davidson, e aprendemos sobre o nível de excelência dos mecânicos da marca e como fazer uma revisão na motocicleta

Texto e Fotos: Carol Vilanova

Divulgação

Já é mais do que notório que ter uma motocicleta é uma coisa, ter uma Harley é outra. Pois bem, Arthur Davidson e William S. Harley, quando colocaram um motor numa bicicleta, no começo do século passado, não tinham ideia de que aquela seria um dos maiores ícones duas rodas do mundo.

oficinanews_harley-davisdon

As motocicletas Harley-Davisdon são diferentes em tudo. Cercadas de cuidados e mimos, detalhes e exclusividades, não poderia ser diferente na manutenção e no trato em relação à parte mecânica. Acompanhamos o treinamento técnico que é feito pelos mecânicos na rede de serviços da marca aqui no Brasil, mas que segue um padrão mundial.

oficina-harley-13

Dividido em graduações, os profissionais da rede são especializados e treinados dentro do Centro de reinamento da marca no Brasil, com sede em São Paulo. O conteúdo segue os padrões HDU – Harley Davidson University e conta com diversas graduações, com cursos online e presenciais.

Para se tornar um técnico especializado e ter seu reconhecimento no “Programa de reconhecimento Técnico da Harley-Davidson” é preciso cumprir os cinco níveis: Staff, Technician, Advanced Technician, Expert e Master (este último ainda indisponível no Brasil). É composto de diversos treinamentos online e presenciais, e segue o modelo de progressão continuada. Ou seja, não é possivel atingir um nível superior sem antes ter concluído com sucesso todos os treinamentos do nível anterior.

oficina-harley-16
A arte na manutenção de uma Harley-Davidson

A arte na manutenção de uma Harley-Davidson

Nível Staff: no curso presencial, os técnicos terão introdução às motocicletas da marca e aos procedimentos de manutenção periódica, além de aprimorar em áreas como metrologia, uso correto do manual de serviços, torquímetro, óleos e lubrificantes e iniciação do Digital Technician II, o scanner original da marca. Para completar o grau são mais 7 cursos online

Primeiro grau de treinamento da Harley Davidson
Primeiro grau de treinamento da Harley Davidson

Nível Technician: nas aulas, os mecânicos entram mais na área de sistemas elétricos, aprofundando-se no Digital Technician II e fundamentos de eletricidade. Em mais um curso presencial, eles vão se concentrar em procedimentos de chassis e serviços da Harley-Davidson. Engloba ainda diagnósticos e outros sistemas como o de direção, arrefecimento, suspensão e freios. Neste módulo são 19 cursos online para se graduar.

Nível Advanced Technician: Neste modulo são 14 cursos online e três presenciais, nos quais os técnicos se envolverão nos seguintes assuntos: sistemas eletrônicos, motor e transmissão, com ênfase nos motores Twin Cam 96 e Twin Cam 96B, incluindo desmontagem inspeção e medições. Ainda para se tornar um Advanced Technician, o mecânico vai conhecer profundamente o motor XR 1200 e transmissão, com os testes necessários e conhecimento de todo ferramental específico.

Nível Expert: Nos dois cursos presenciais, os mecânicos vão emergir em serviços especializados de motor e transmissão dos modelos VRCS, como no módulo acima, eles vão desmontar, inspecionar e medir o que for necessário para um serviço da mais alta qualidade. Também aí, terão aprofundamento em sistemas elétricos e no Digital Technician II, conhecendo melhor suas funcionalidades e diagnósticos. São mais cinco cursos online.

Nível Service Master: Neste caso existe apenas um curso online, mas três presenciais, que entram nos seguintes temas: diagnostico elétrico avançado, Twin Can Avançado e eletrônica Touring Avançado, expandindo o nível de competência e de conhecimento do técnico.

Esse é totalmente capacidade para atender uma motocicleta HD
Esse é totalmente capacidade para atender uma motocicleta HD

Treinamento Levado a sério

Como capacitação técnica é tratada com muita seriedade na Harley-Davidson, desde 2011 a empresa mantém o Willie G. Davidson South America Training Facility, centro de treinamento, dentro do escritório comercial da marca, na capital Paulista.oficina-harley-10

Em um espaço de cerca de 150m², além de duas salas de aula separadas, são ministrados todos os treinamentos presenciais da Harley-davidson. Com 12 bancadas individuais, compostas por elevador, carro de ferramentas e gavetas de ferramentas especiais, o centro já ofereceu 900 vagas para técnicos da rede de concessionárias de toda a América do Sul e para as Forças Armadas e policias brasileiras.

Atenta ao trabalho durante o treinamento, assim é com todos os que passam por aqui
Atenta ao trabalho durante o treinamento, assim é com todos os que passam por aqui

O que acontece numa revisão da Harley:

É padrão que as oficinas das concessionárias sejam igualmente equipadas para atender os clientes. As revisões são contempladas de acordo com a quilometragem da motocicleta e sempre orientamos que procurem um concessionário mais próximo para que possam realizar as revisões com os padrões de fábrica.

Abaixo um exemplo de que é feito em uma revisão de 1600km:

1- Quando a motocicleta chega num posto de serviço da marca, a primeira atitude do técnico, além de receber e atender muito bem o cliente, é claro, é fazer o que a marca chama de Walk Around, ou seja, uma verificação de possíveis danos no veículo. O técnico anota tudo numa folha de inspeção. Qualquer detalhe é importante afinal, o cliente da marca é exclusivo e observador. Neste mesmo documento, é inserido a identificação da moto.

oficina-harley-17

2- Em seguida, a motocicleta é conectada ao Digital Technician II para que possa ser feita uma leitura dos módulos para verificação de código de falhas presente, códigos de falhas no histórico, calibração da ECM (Engine Control Module- Módulo de controle do motor) e se há necessidade de fazer uma atualização no módulo (reflash).

oficina-harley-15

3-Mais um passo importante é fazer um teste de bateria. Devemos lembrar que o cliente Harley muitas vezes roda pouco com a motocicleta, o que pode causar queda na carga da bateria. Ao testes são feitos com multímetro e com o midtronics (aparelho específico da marca). Todos os resultados são anotados.

4- Próxima etapa é fazer uma inspeção no filtro de ar, caso haja necessidade o mesmo pode ser lavado com água e sabão e, depois, recolocado na moto. Sempre são utilizadas as ferramentas adequadas e para finalizar é obrigatório o uso de torquímetro para aperto correto dos parafusos.

oficina-harley-5

5- Outro item importante é a embreagem, caso a mesma seja acionada por cabo (mecânico), é necessário a verificação da folga e a lubrificação do cabo. O técnico faz os ajustes necessários se for o caso.

6- Nessa primeira revisão, a vela de ignição também é retirada para inspeção. Se estiver com o eletrodo gasto ou com a cerâmica trincada, deve ser trocada. Meça a distância do eletrodo, e aplique o produto limpa contato para limpar a peça antes de recolocá-la no alojamento. Aperte com torque de 16,3 a 24,4 Nm. Conecte o cabo em seguida.

oficina-harley-3

7- Outro ponto importante é fazer a verificação e ajuste da flexão da correia. Com o indicador de tensão e uma régua faça as medições necessárias e ajuste a correia se for preciso.

oficina-harley-19

8-Os freios também merecem atenção especial, onde são verificados o desvio lateral (empenamento), é medido o desgaste da pastilha e a porcentagem de umidade no fluido de freio.

20150817_151748

9- Nos pneus são inspecionados a banda de rodagem, a profundidade dos sulcos e a pressão ideal de trabalho.

oficina-harley-6

10- Se a motocicleta for equipada com sistema de arrefecimento, são verificados: o volume máximo, teste da tampa e do sistema quanto a pressão e depressão.

oficina-harley-9

11- Nesta revisão também são verificados os parafusos cruciais. São parafusos que a montadora considera fundamentais para o bom funcionamento da motocicleta. O técnico consulta o manual para a verificação de todos eles.

oficina-harley-7

12- Em seguida, é realizado um check elétrico, no qual é verificado itens como farol, buzina, luzes em geral e possíveis vazamentos.

13- Apos ter certeza de tudo funcionando é feito uma Certidão de Nascimento, onde o Técnico com o Digital Technician plugado na motocicleta, grava os dados de funcionamento do motor aonde são verificados todos os valores de sensores, atuadores, sistema de carga e se for o caso, o sistema de arrefecimento.

14- Com o motor na temperatura normal de trabalho, o Técnico, drena os lubrificantes do motor, transmissão e primária. Este procedimento se faz necessário pois todos os componentes internos estão em fase de assentamento. Após esta intervenção, seguir a recomendação do manual para cada compartimento.

15- Neste momento, a motocicleta desce do elevador e se for equipada com cabo de acelerador, recebe um cuidado na lubrificação e ajuste do cabo.

16- Em seguida é feito uma conferência no ajuste dos rolamentos da coluna de direção, se for preciso o técnico realiza o serviço.

17- E para terminar, o técnico confere o ajuste do farol quanto a sua altura e lateralidade.

Ufa!!!! Uma revisão como esta dura em média 3 horas de serviço e o cliente pode ficar tranquilo para pegar estrada.

Read Previous

VW lança utilitário Nivus que tem design de cupê esportivo

Read Next

Dicas práticas de como preservar a embreagem do seu carro