Diagnóstico da bomba de combustível no Palio

Troca da bomba de combustível do Palio

Diagnóstico da bomba de combustível no Palio. Acompanhe os testes e as dicas para a substituição da bomba de combustível de um dos veículos mais vendidos da Fiat. Diagnóstico da bomba de combustível no Palio

Texto/Fotos: Carolina Vilanova

Colaboração Técnica: Bosch

A função da bomba de combustível no sistema de injeção eletrônica é alimentar a linha de combustível mantendo uma pressão constante de trabalho, que dependendo do modelo do carro oscila entre 3 e 3,5 BAR. “É importante manter o sistema alimentado, assegurando a vazão e uma pressão de alimentação. A quantidade que é entregue de combustível e a quantidade que ele chega”, explica o chefe do Centro de Treinamento Automotivo da Bosch, Diego Riquero Tournier.

oficinanews_bomba-combustivel_3

Sem o funcionamento da bomba, o motor do veículo para de funcionar ou operar com deficiência, com problemas na partida, perda e potência, falha de funcionamento, ou seja, a alimentação não está sendo adequada.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

O conjunto da bomba de combustível conta com os seguintes componentes: sensor de nível, pré-filtro, a bomba propriamente dita, conectores elétricos e de saída e retorno de combustível, carcaça plástica, nos veículos mais modernos o conjunto bomba já incorpora o regulador de pressão de combustível e as mangueiras de alta pressão.

oficinanews_bomba-combustivel_8

“Todos estando em ordem, a bomba funciona de acordo, ou seja, se obtém o desempenho desejado. Por outro lado, se a bomba apresenta avarias, existe a falta combustível”, afirma Diego.

O conjunto da bomba faz parte do sistema de alimentação de combustível, junto com o filtro de combustível e as tubulações. Tubos amassados, filtros entupidos podem ter o mesmo sintoma de uma bomba com defeito.

oficinanews_bomba-combustivel_7

 

Troca do amortecedor do Chevrolet Cruze

Diagnóstico

O primeiro passo quando o cliente chega na oficina é passar o scanner, que não é forma de diagnosticar a bomba diretamente, mas pode dar alguma orientação. Se o scanner indica mistura pobre é porque há falta de combustível, ou seja, pode ser um indicador de mau funcionamento da bomba, ou melhor, do sistema de alimentação como um todo. Suspeitando que seja bomba, faz-se as medições com multímetro.

Existem dois grupos de medições a serem feitos: elétricas e hidráulicas. “Dentro da hidráulica faz a medição de pressão e vazão de combustível. E da elétrica, a medição de tensão de alimentação elétrica e de consumo de corrente”, diz Diego.

Esses valores variam de carro para carro, por isso vamos concentrar no nosso modelo, que é Fiat Palio, 2000, com motor Fire 1.3. Vamos aos testes:

1) A medição hidráulica se faz com o uso do analisador de vazão e pressão, para tanto, com o carro no elevador, tire a tubulação original do carro, onde ela conecta no filtro de combustível e instale o aparelho nas duas extremidades.

Troca da bomba de combustível do Palio

2) Em seguida, ligue o carro para ver o resultado. Em relação à vazão, o valor foi de 1,75 litros por minuto e a pressão foi de 3,8 BAR de pressão. Esses valores estão dentro do especificado, indicando que o problema não é na bomba.

Troca da bomba de combustível do Palio

3) O próximo teste é o elétrico, para isso vamos usar um multímetro. O ideal é fazer o teste de tensão e de consumo de bateria. Instale o aparelho no conector da bomba e funcione o motor do carro. A tensão foi de 12,9 V, que está normal para o modelo.

oficinanews_bomba-combustivel_15

4) Ainda com o motor funcionando, coloque a pinça para medir o consumo de corrente. Se todos os outros fatores estiverem em ordem e a bomba estiver consumindo muita corrente, pode dar problema de funcionamento do mesmo jeito.  O consumo de corrente em Ampere deve ser aproximadamente 5 Amp para este modelo.

Troca da bomba de combustível do Palio

 

Diagnóstico da bomba de combustível no Palio: Troca do refil

Vamos dar algumas dicas da troca da bomba quando está com defeito. Use sempre os equipamentos de proteção e as ferramentas adequadas para o serviço.

1) Retire o conjunto da bomba de dentro do seu alojamento, debaixo do banco do carro, desconectando as ligações de alimentação, aterramento e as duas mangueiras de combustível.

Troca da bomba de combustível do Palio

2) Com o conjunto na bancada, vamos abrir o conjunto para troca da bomba. Tire a parte inferior do caneco, com a ajuda de uma chave de fenda retire as travas.

Troca da bomba de combustível do Palio

3) Em seguida, remova o pré-filtro externo e o interno.

Troca da bomba de combustível do Palio

3) Solte a travinha do conector que tem dentro do caneco.

oficinanews_bomba-combustivel_20

4) O próximo passo é utilizar um estilete para cortar a mangueira de alimentação e removê-la. Em seguida, Remova a bomba pela parte de baixo.

Troca da bomba de combustível do Palio

6) A colocação dos componentes é a operação inversa da desmontagem. Coloque a bomba, instale os conectores e monte o caneco novamente.

É importante reforçar que peças de má qualidade resultam em baixa durabilidade e até mesmo na imobilização do veículo. Escolha sempre a bomba adequada para o determinado veículo, evitando a queima do componente. O uso de filtro de combustível entupido ou de combustível adulterado podem provocar a quebra da bomba.

Outro detalhe essencial é quanto ao recondicionamento da peça, totalmente não indicado pelos fabricantes do produto. “Não existe reparo de bomba de combustível, apesar do mercado vender peças recondicionadas, de qualidade duvidosa. Quando apresenta avarias, a bomba deve ser substituída por uma peça nova, pois tem a estrutura selada e não pode ser aberta”, finaliza Diego.

https://www.oficinanews.com.br/mecanica-leve/troca-do-amortecedor-do-chevrolet-cruze-2/

Read Previous

Lâmpadas Philips para motocicletas apostam na durabilidade

Read Next

Ram apresenta edição limitada 2500 Night Edition no Brasil

Leave a Reply

Posts Relacionados