IQA orienta ter cuidado para dirigir em dias de chuva

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva – divulgou uma série de dicas que recomendam cuidados básicos para uma direção mais segura sob a chuva. Isso porque situações como baixa visibilidade e pista escorregadia são alguns motivos que aumentam o risco de acidentes de trânsito, exigindo atenção redobrada do motorista.

Entre as dicas, verificar os itens de segurança é a primeira orientação. “Os pneus devem estar dentro do limite máximo de desgaste. Pneus ‘carecas’ reduzem a aderência e facilitam a derrapagem”, alerta Sérgio Fabiano, engenheiro e gerente de Serviços Automotivos do IQA. Limpadores de para-brisa, freios, lanternas e faróis também devem apresentar boas condições.

IQA orienta ter cuidado para dirigir em dias de chuva
IQA orienta ter cuidado para dirigir em dias de chuva

Ele recomenda ainda que, ao dirigir sob a chuva, o motorista sempre mantenha uma distância maior do veículo da frente, além da utilização dos faróis baixos (facilitam a visualização do veículo por outros motoristas), com a velocidade reduzida. “Quanto maior a velocidade, maior o risco de acontecer a aquaplanagem, quando o carro desliza sobre uma lâmina de água”, explica.

Já em situações de chuva muito forte ou granizo, o motorista não pode parar na pista em hipótese alguma porque há risco de colisões. “O correto é sempre parar em locais seguros como postos de combustível ou até no acostamento e sinalizar com as luzes e o pisca alerta”, diz.

Segundo Sérgio, locais alagados ou inundados devem ser evitados porque podem esconder obstáculos e armadilhas. A recomendação é desviar ou esperar a água baixar. Se ainda houver alagamento em vias que estão próximas a córregos ou rios, o risco é maior porque o carro também pode ser arrastado.

Caso o condutor observe que a altura da água não ultrapassa a metade das rodas e decida atravessar, o Instituto recomenda engatar a primeira marcha e manter uma aceleração baixa e constante. “Não troque de marcha e só atravesse pequenas distâncias. Prefira ainda o centro da via, onde geralmente está o ponto mais alto”, orienta o gerente de Serviços Automotivos do IQA.

 

Editado por Carol Vilanova

 

Read Previous

Os Escolhidos de 2016

Read Next

Agrale amplia mix com caminhões leves em nova fábrica