NGK recomenda revisão do veículo antes da viagem de férias

Para motoristas antenados, a NGK recomenda revisão do veículo antes da viagem de férias. Fabricante de velas de ignição, a empresa afirma que o item deve ser priorizado durante a revisão preventiva, já que a análise do componente permite detectar diversos problemas.

“A aparência da vela diz muito sobre o estado do motor. Apenas por meio de uma inspeção visual é possível diagnosticar o uso de combustível de má qualidade e infiltração de óleo e de fluido de arrefecimento na câmara de combustão, por exemplo”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.

Velas de ignição que não funcionam de maneira adequada podem causar falhas no motor, dificuldades na partida, aumento no consumo de combustível e do nível de emissões poluentes.

Itens de desgaste natural, as velas de ignição nem sempre tem seu funcionamento irregular percebido pelo motorista e, por isso, a revisão periódica é tão importante. “Os motores atuais estão cada vez mais tecnológicos e preparados para trabalhar em condições adversas, especialmente quando há início de falha. Quando o dono do carro percebe que há algo errado, é sinal de que ele já ocorre há algum tempo”, afirma o especialista da NGK.

Outra vantagem da revisão preventiva é a economia. Velas com desgaste excessivo podem reduzir a vida útil de outros componentes como cabos, bobinas, transformadores, tampa do distribuidor, rotor e catalisadores. Além disso, o custo da manutenção corretiva de modo geral é mais alto do que a preventiva. A NGK recomenda a inspeção das velas a cada 10 mil quilômetros ou conforme recomendação da montadora.

Read Previous

Amortecedores em dia asseguram viagem para veículos pesados

Read Next

Conarem promove palestras técnicas para mecânicos em julho