Umicore alerta para poluição pela falta do catalisador

Catalisador deve ser mantido em ordem para garantir a saúde

A Umicore, empresa especializada em sistemas catalíticos, alerta para poluição gerada pela falta do catalisador. O componente é responsável por transformar 98% dos gases poluentes em vapores inofensivos, por isso seu uso é fundamental para redução de emissão de poluentes veiculares.

Segundo dados do livro “25 anos do Catalisador Automotivo e 30 anos do PROCONVE: Uma estratégia de sucesso”, produzido pela Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos do Brasil, os carros poluiriam em média cinco vezes mais caso o catalisador não fosse utilizado.

Umicore alerta para poluição pela falta do catalisador
Umicore comemora 25 anos com lançamento de livro

Atualmente, os níveis de emissão de CO, por exemplo, que são próximos de zero com a utilização do catalisador, ficariam em torno de 5 g/km sem o mesmo. Já em relação ao NOx e ao HC, a diferença encontrada com e sem o uso da peça é de 0 para 0,5 g/km, respectivamente. A eficácia do equipamento garante ainda que os automóveis liberem até menos poluentes do que é exigido por lei.

“Esses estudos comprovam que o catalisador automotivo é essencial, principalmente para a saúde da população, mas também para fauna e flora. Ele é responsável por converter até 98% dos gases tóxicos em vapores inofensivos e teve papel importantíssimo na melhoria da qualidade do ar nos últimos 30 anos, desde que o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos (PROCONVE) foi implementado”, diz Stephan Blumrich, vice-presidente e diretor da Umicore Brasil, fabricante mundial de catalisadores automotivos.

Umicore alerta para poluição pela falta do catalisador
Umicore alerta para poluição pela falta do catalisador

A diferença de valores, com e sem o componente, é ainda maior quando analisados dados históricos. De 1992 até 1996, por exemplo, a quantidade de CO emitida pelos automóveis chegaria a quase a 20 g/km sem a utilização da peça. “A evolução dos motores permitiu diminuir esse índice para cerca de 5 g/km, o que tornou possível atingir valores próximos de zero com a aplicação de catalisadores modernos na saída do escape”, explica Blumrich.

Mais informações: http://www.umicore.com.br/nossosNegocios/catalysis/catalisador_automotivo/

Read Previous

Universal comemora 40 anos com lançamento de e-commerce

Read Next

TMD Friction oferece pastilhas de freio para Jeep Renegade