Zen pede atenção com motor de partida no inverno

Zen pede atenção com motor de partida no inverno

Zen pede atenção com motor de partida no inverno

Muitas recomendações chegam nesse período de inverno em relação a manutenção de seu veículo, o que exige mais atenção e os cuidados na hora de ligar o veículo. A ZEN, que produz impulsores de partida do mundo, orienta uma revisão do motor regularmente principalmente nessa época, por conta das baixas temperaturas, pois o motor pode não funcionar de maneira correta.

Um dos erros levantados pela empresa é a insistência em acionar o motor caso haja demora na ignição, o que deve ser evitado. A explicação é a seguinte: forçar o motor de partida – item instalado junto ao motor à combustão e que serve para acionar o propulsor até que comecem as explosões – pode gerar superaquecimento, fazendo com que seja necessário esperar ainda mais tempo para ligar o carro ou, pior, causar danos ao componente.

Allan Maurici, Analista de Experimentação e Testes da ZEN, alerta que insistir por muito tempo na ignição do motor pode trazer dor de cabeça ao motorista. “Por via de regra, os motores de partida são projetados para operar continuamente, por um tempo máximo de 30 segundos. Caso o motor à combustão não entre em funcionamento ao final deste período, é necessário o intervalo mínimo de 2 minutos entre as tentativas, para que ocorra o devido resfriamento do motor de partida”, recomenda.

Ele recomenda fortemente que a manutenção preventiva seja feita e um dos cuidados especiais deve ser com o óleo lubrificante, ficando atento em relação à troca. “No inverno, há um aumento na viscosidade do óleo, que fica mais denso e, consequentemente, aumenta o atrito entre as partes móveis do motor”, explica.

Além de se preocupar com a substituição do óleo lubrificante, é importante checar os parafusos de fixação do motor de partida e também a sua parte elétrica. A bateria do carro deve estar em boas condições, já que com pouca energia o funcionamento do impulsor pode ser comprometido.

Outra dica é solicitar que o mecânico verifique o indicador de carga e se os cabos elétricos estão bem conectados. “Vale destacar que é preciso ficar atento aos ruídos anormais durante a partida, ao funcionamento de todas as luzes de alerta no painel e dos sistemas de som e ar-condicionado”, finaliza Maurici.

Editado por Carol Vilanova 

Read Previous

Baterias Heliar é destaque em prêmio de qualidade da Fiat

Read Next

Motores diesel, um caminho sustentável