BMW Motorrad celebra o desenvolvimento de seus conceituais

BMW Motorrad celebra o desenvolvimento de seus conceituais

Passados quase 100 anos do surgimento da motocicleta BMW R 32, a BMW Motorrad celebra o desenvolvimento de seus conceituais que, segundo a marca, ditam o futuro da mobilidade sobre duas rodas.

BMW Motorrad celebra o desenvolvimento de seus conceituais
BMW Motorrad celebra o desenvolvimento de seus conceituais

Em 2013, a BMW Motorrad comemorou o 40º aniversário da BMW R 90 S. Com velocidade máxima de cerca de 200 km/h, ela foi, de acordo com a BMW, uma das motocicletas mais rápidas do seu tempo. Inspirada neste modelo, a BMW Motorrad, em colaboração com o time Roland Sands Design, criou uma homenagem exclusiva e que remonta à era de ouro do motociclismo: a Concept Ninety. A semelhança com a BMW R 90 S original é inconfundível: os acabamentos, o tanque de combustível, o assento e a seção traseira são claramente baseados no design clássico da R 90 S. O quadro foi cuidadosamente feito artesanalmente. O acabamento da dianteira, o tanque de combustível e a parte traseira possuem detalhes feitos de alumínio escovado de alta qualidade. Em contrapartida, a poderosa pintura laranja da Concept Ninety lembra o lendário “Daytona Orange” da BMW R 90 S. Este esquema de cores especial é uma homenagem ao modelo original dos anos 1970. Lâmpadas halógenas, que eram o estado-da-arte da época, foram substituídas por LEDs. O motor de dois cilindros, refrigerado a ar, assim como todas as partes técnicas são claramente visíveis e foram conscientemente pintadas de preto.

BMW Motorrad celebra o desenvolvimento de seus conceituais

A BMW afirma que a motocicleta-conceito BMW Concept Roadster combina qualidades típicas e emblemáticas de uma roadster com inovações de última geração a um design excepcionalmente dinâmico – e que serviu de inspiração para a BMW R 1200 R. Esta máquina é equipada com um motor boxer de 2 cilindros, de 1.170 cm³ e 125 cv, combinado a um câmbio de seis marchas. As proporções compactas, a frente rebaixada e a traseira alta formam uma silhueta que transmite a sensação de movimento mesmo com a moto estática.

O modelo conceitual BMW Concept Stunt G 310 serviu de base para a primeira motocicleta compacta de baixa cilindrada da BMW Motorrad, a a BMW G 310 R. O design da BMW Concept Stunt G 310 é baseado no DNA do S 1000 R. Segundo a fabricante, a concepção do motor monocilíndrico permite proporções muito compactas e ágeis. A pintura externa combina as cores do BMW Motorsport – branco, vermelho e azul – com uma interpretação das cores da bandeira nacional do Brasil – sua estreia mundial ocorreu na edição 2015 do Salão Duas Rodas, realizado em São Paulo. Os detalhes brilhantes, em amarelo e verde, enfatizam o visual excepcionalmente dinâmico e tornam a BMW Concept Stunt G 310 facilmente percebida em todas as situações. Nem pode deixar de ser ouvida. Como de costume nas motos acrobáticas, o escapamento curto produz um som agressivo.

BMW Motorrad celebra o desenvolvimento de seus conceituais

Óculos no lugar do capacete, roupas inteligentes, equilíbrio total sem qualquer risco de queda. A BMW afirma que estas são apenas das diversas inovações da BMW Motorrad VISION NEXT 100, – um dos veículos-conceito concebidos em 2016 para celebrar o Centenário da marca primordial do BMW Group. O quadro triangular preto lembra visualmente a R 32, de 1923 – a primeira motocicleta BMW –, e é flexível, permitindo manobras de direção sem a necessidade das articulações que estamos familiarizados. Se o guidão for movido, todo o quadro mudará de forma e facilitará a mudança de direção. Dependendo da situação do trânsito, as forças necessárias para isso variam: o manejo é especialmente fácil quando ela está parada, enquanto a estrutura se estabiliza em altas velocidades. Um motor BMW boxer, livre de emissões, é montado no meio do quadro. Elementos como o assento, a tampa superior do chassi e o protetor da roda dianteira são feitos de carbono. Os pneus, por sua vez, têm função de amortecimento e se adaptam ativamente ao terreno. Assim que ela sai da inércia, o bloco do motor se projeta para os lados. Ao fazê-lo, ela otimiza a aerodinâmica, oferece proteção contra intempéries durante o deslocamento. O sistema de auto equilíbrio permite que a BMW Motorrad VISION NEXT 100 permaneça estável tanto durante o percurso quanto parada.

Revelado em 2017, o BMW Motorrad Concept tem acionamento elétrico, emissões zero e conectividade total e, segundo a marca, extrapola a condição de um simples meio de transporte para agir, também, como um meio de comunicação. A motocicleta possui várias possibilidades de personalização – desde o assento até os painéis laterais coloridos e os diferentes tipos de para-brisas. A motocicleta também é capaz de ampliar a experiência do piloto com novas possibilidades: ela pode ser conectada à agenda, informando sobre os compromissos e sugerindo a rota mais rápida ou mais eficiente, e até mesmo tocar músicas durante o trajeto. Mas o conceito vai além: até mesmo a roupa do piloto é conectada de forma inteligente com o veículo. Um simples toque sobre a manga, por exemplo, é suficiente para fechar a tampa do porta-malas

Concebida por meio de uma parceria entre a BMW Motorrad e a fabricante de brinquedos Lego, a BMW Hover Ride Design Concept teve como inspiração o visual da maxi trail BMW R 1200 GS Adventure. O conceito incorporou o DNA do design da BMW Motorrad, com elementos típicos como o motor boxer e a característica silhueta GS e também se baseou na linguagem estilística da LEGO.

Read Previous

Mastra oferece o treinamento gratuito “Esclareça e Venda”

Read Next

Novo SUV Citroën C4 Cactus chega às concessionárias do país

Posts Relacionados