Eixo cardan merece atenção especial para evitar desgastes

Eixo cardan merece atenção especial para evitar desgastes

Responsável por transmitir a energia gerada pelo motor da caixa de câmbio para o eixo diferencial, o eixo cardan merece atenção especial para evitar desgastes prematuros ou quebras nos componentes do sistema. Composto por tubo, garfo, ponteira, luva, flange, cruzeta, terminal, mancal central entre outras peças, o cardan conta com ampla durabilidade, chegando à elevada quilometragem. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora da manutenção.

“Se uma cruzeta for trocada sem os cuidados necessários e ferramentas adequadas pode desbalancear o cardan, gerando ruídos e vibrações no veículo”, exemplifica Jair Silva, gerente de qualidade e ser viços da Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas. Silva ressalta também que o balanceamento deve ser realizado sempre que ocorrer qualquer tipo de manutenção no conjunto. Adaptações no conjunto também não devem ser feitas.

“Folgas, falta de lubrificação ou lubrificação incorreta, excesso de peso, modo de dirigir podem comprometer a vida útil do cardan”, complementa. Segundo Silva, para garantir o bom desempenho e a vida útil do cardan, é preciso que a lubrificação esteja em dia e seja feita com a graxa adequada. Os componentes do eixo cardan devem ser lubrificados com graxas à base de sabão lítio, especificação EP 2, sempre obedecendo os intervalos recomendados pelos fabricantes. “O lubrificante deve suportar temperatura de funcionamento adequada, ter viscosidade e consistência específicas”, conclui.

Há 65 anos no Brasil, a Nakata Automotiva possui fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e dois centros de distribuição em Extrema-MG e Santo André –SP e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

Read Previous

Dunlop Pneus anuncia novo investimento em fábrica no Brasil

Read Next

Ford promove encontro com reparadores independentes