“Endoscopia Automotiva” elimina problemas no sistema de injeção

“Endoscopia Automotiva” elimina problemas no sistema de injeção

O procedimento denominado “Endoscopia Automotiva” elimina problemas no sistema de injeção contaminado e garante que a performance do carro não seja prejudicada. Quando o sistema de injeção está contaminado, o carro apresenta perda de desempenho, aumento no consumo de combustível e danos no catalizador, na sonda lambda e outros componentes.

“Endoscopia Automotiva” elimina problemas no sistema de injeção

Segundo Roberto Piva, Gerente Nacional de Manutenção da Campneus, Revendedora Oficial da Pirelli, o nome do serviço é parecido com o procedimento médico realizado em seres humanos devido às semelhanças no trabalho. “Durante a endoscopia médica os profissionais conseguem identificar os problemas de saúde das pessoas com a introdução de um cabo com uma câmera na ponta no sistema digestivo. No automóvel funciona da mesma maneira: introduzimos no sistema de injeção um equipamento de última geração para identificar quais componentes estão contaminados com sujeiras que estão prejudicando o motor. Após diagnosticarmos o problema, mostramos ao proprietário qual o ‘melhor remédio’ para tratar esse problema”, afirma.

Piva ressalta que a endoscopia é realizada previamente para a identificação de quatro problemas:

  • Contaminação dos bicos injetores: Os bicos injetores tem a função de pulverizar o combustível dentro do cilindro do motor. Quando estão sujos, acabam injetando o combustível em excesso ocasionando aumento do consumo e falhas no funcionamento do motor;
  • Contaminação do corpo de borboleta: O corpo da borboleta ou TBI é responsável em permitir a passagem de Ar para o motor durante a aceleração. Em veículos com acelerador eletrônico o acumulo deste resíduo compromete a abertura da “borboleta”; prejudicando o desempenho do motor;
  • Contaminação do controlador de marcha lenta: O controlador de “Marcha lenta” como seu próprio nome informa, é responsável por manter o motor em funcionamento em baixas rotações. Fica localizado junto ao corpo de borboleta, permitindo passagem de ar por um pequeno “furo”;
  • Carbonização: a formação de depósitos escuros como “borras”, manchas nas partes internas do motor (pistão, válvulas e cabeçote), possuem o aspecto seco e duro.

O tempo de duração do serviço prévio é de 10 a 15 minutos e deve ser feito por um profissional treinado tecnicamente.

“Após o diagnóstico, indicamos a limpeza completa do sistema de injeção que engloba quatro serviços: descarbonização na câmara de combustão e componentes, limpeza do controlador de marcha lenta, limpeza do corpo de borboleta e limpeza do bico injetor. São procedimentos que garantem benefícios como a redução de até 5% no consumo de combustível, reduz a emissão de poluentes, devolve o desempenho perdido e evita despesas com trocas prematuras de componentes de injeção”, finaliza o executivo.

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