Fábrica de motores da FCA de Campo Largo completa 10 anos

Fábrica de motores da FCA de Campo Largo completa 10 anos

Neste mês de março, a fábrica de motores da FCA de Campo Largo completa 10 anos desde sua incorporação ao grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA). A planta é responsável por fornecer motores E.TorQ de 1.6 e 1.8 litro para os principais modelos das marcas Fiat e Jeep produzidos no Brasil, além de exportar cerca de 35% de sua produção para Argentina, Itália e Turquia. A fábrica emprega atualmente mais de 400 pessoas, possui capacidade instalada para produzir 330 mil motores por ano e está localizada em um terreno de 125 hectares, dos quais 106 hectares são de mata preservada.

Fábrica de motores da FCA de Campo Largo completa 10 anos
Fábrica de motores da FCA de Campo Largo completa 10 anos

Ao completar dez anos como parte do grupo FCA, a empresa também celebra a produção de 1,2 milhão de motores no período. “Esse é um desempenho muito positivo de uma fábrica que se orgulha de seus processos e instalações exemplares e de seus colaboradores altamente capacitados”, afirma Querlem Saraiva, gerente-geral da planta de Campo Largo.

Ao longo dos últimos cinco anos, foram investidos mais de R$ 78 milhões para a modernização do parque industrial e de sua linha de produtos. Segundo informações da FCA, a fábrica foi pioneira na América Latina em utilizar robôs colaborativos no processo produtivo de motores, além de incorporar os princípios da Indústria 4.0 à organização da produção.

O processo produtivo da planta segue os padrões internacionais da FCA, através do sistema World Class Manufacturing (WCM), que busca a melhoria contínua de processos produtivos, eliminando desperdícios e criando produtos de maior qualidade. Todos os colaboradores da empresa – do gerente-geral ao chão de fábrica – estão envolvidos no processo de melhoria contínua, com avaliação e mensuração constantes. Periodicamente, as plantas passam por auditoria, para averiguação de qual estágio alcançaram.

Em 2013, a planta alcançou a categoria bronze e, três anos depois, já alcançou o WCM Prata. Foi a segunda fábrica a conseguir tal classificação na América Latina. “Seguimos o princípio da melhoria contínua, do constante aprimoramento das pessoas e de processos. Por isso, a meta agora é alcançar a certificação ouro, com ganhos de excelência em segurança, qualidade, confiabilidade e produtividade”, afirma Cláudio Rocha, diretor Industrial Powertrain da FCA para a América Latina.

Fábrica de motores da FCA de Campo Largo completa 10 anos

A FCA afirma que a Campo Largo é considerada uma planta de zero impacto ambiental. Essa conquista é resultado de um conjunto de ações que passam pelo reaproveitamento e reciclagem dos resíduos, preservação de nascentes e da biodiversidade local, uso consciente de água, através do projeto de captação de água de chuva, projetos de eficiência energética e neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE). “Em 2010, quando começamos esse projeto, fomos motivados pela pergunta: qual a contribuição que a planta de Campo Largo poderia oferecer para o planeta”, destaca Cristiano Felix, gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da FCA para a América Latina.

A planta de Campo Largo é certificada com base nas normas ISO 9.001 (Gestão de Qualidade), ISO 14.001 (Gestão Ambiental), OHSAS 18.001 (Saúde e Segurança no Trabalho) e ISO 50.001 (Gestão de Energia).

Read Previous

ZEN realiza Oficina “Com a Mão na Graxa” para colaboradoras

Read Next

Emissões: o que é material particulado e como combatê-lo