Ford comemora 50 anos de operação da fábrica de Taubaté

Ford comemora 50 anos de operação da fábrica de Taubaté

A montadora americana Ford comemora 50 anos de operação da fábrica de Taubaté e inicia a produção local do motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros e da nova transmissão manual MX65. Além do presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, o evento contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Márcio França, do prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz Junior, e outras autoridades, executivos, sindicalistas e empregados.

Ford comemora 50 anos de operação da fábrica de Taubaté
Ford comemora 50 anos de operação da fábrica de Taubaté

O motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros, que hoje equipa o EcoSport, também será oferecido em breve no Ka FreeStyle, mais novo utilitário compacto global da marca, junto com a transmissão MX65. O Brasil foi o primeiro a lançar o novo propulsor global e agora será um dos únicos a produzi-lo, ao lado da China, do México e da Índia, país de onde ele era importado até então.

Segundo a marca, o propulsor, primeiro 1.5 do mundo com três cilindros, oferece um nível inédito de potência e economia de combustível, seguindo a tendência conhecida como “downsizing”. A Ford afirma que, com 91,5 cv por litro, é o motor naturalmente aspirado com a maior potência específica do mercado.

“A produção local do novo motor e da nova transmissão é mais uma prova do foco da Ford em servir os consumidores com produtos versáteis, que oferecem grande economia de combustível sem comprometer a performance e o prazer de dirigir”, disse Lyle Watters. “Para isso, fizemos significativos investimentos em equipamentos, sistemas e melhoria de processos que estão totalmente alinhados com os conceitos da Indústria 4.0. E investimos também no nosso recurso mais valioso – as pessoas –, com um amplo programa de mais de 250 mil horas de treinamento.”

Para a produção do novo motor e da nova transmissão em Taubaté, a Ford afirma que investiu em equipamentos e processos que seguem o conceito de Indústria 4.0 para garantir o alto nível de eficiência e qualidade da operação. De acordo com a montadora, entre as novidades, estão a instalação de 30 robôs e uso da tecnologia de rastreamento QR Code na linha de motores, além de 19 robôs e solda a laser na unidade de transmissões. Além de flexibilidade para a produção de motores de três e quatro cilindros na mesma linha, a fábrica tem 100% dos equipamentos conectados via wi-fi para monitoramento on-line da produção, da qualidade e da manutenção de máquinas e equipamentos.

Ford comemora 50 anos de operação da fábrica de Taubaté

“Nós atualizamos 100% do nosso parque fabril em Taubaté, com automação das linhas de usinagem e montagem, e melhoramos o fluxo de materiais, totalmente integrado ao conceito de manufatura enxuta, proporcionando eficiência nos processos e alta produtividade. Assim, estamos alinhados ao que existe de mais avançado na Ford no mundo, com o mesmo padrão de qualidade de mercados como os Estados Unidos, Alemanha e China”, disse Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Governamentais, Comunicação e Estratégia da Ford América do Sul.

Segundo ele, a Ford tem uma grande tradição no desenvolvimento de motores, sendo um dos destaques o 1.0 Ti-VCT Flex de três cilindros que equipa o Ka e contribuiu para a marca exceder as metas de eficiência energética do programa Inovar-Auto.

De acordo com informações da Ford, com potência de 137/130 cv e torque de 158/153 Nm (com etanol/gasolina), o novo motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros produzido pela Ford em Taubaté tem um desempenho que supera inclusive concorrentes de quatro cilindros e maior cilindrada. Usando bloco de alumínio e tecnologias avançadas, como duplo comando de válvulas e correia imersa em óleo, também é mais econômico no consumo de combustível, com classificação A no Inmetro/Conpet, responsável pela medição da eficiência energética dos veículos no mercado brasileiro.

A Ford afirma que a nova transmissão manual MX65 de cinco velocidades incorpora vários avanços construtivos que contribuem para aprimorar a eficiência e a dirigibilidade do veículo, aproveitando ao máximo a potência do motor. Ela tem um design menos complexo, um processo de manufatura mais enxuto e pesa 8 kg a menos que a transmissão IB5. Além do Brasil, é fabricada também na França e na Índia.

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