Ford Mustang Shelby vem com roda de fibra de carbono 

Ford Mustang Shelby vem com roda de fibra de carbono 

Ford Mustang Shelby vem com roda de fibra de carbono 

O Ford Mustang Shelby GT350R passa a ser equipado com rodas de rodas de fibra de carbono como equipamento de série. Segundo a marca, o produto de alta performance é ideal para o esportivo por ser leve, dissipar melhor o calor dos freios e otimizar o desempenho do chassi e a dinâmica de direção.

O fornecedor é a fábrica australiana Carbon Revolution, que pela primeira vez vai junto com a Ford produzir as rodas de fibra de carbono em série, pois até agora era apenas oferecido como opcional por um fabricante de supercarros de baixo volume (a Koenigsegg) ou no mercado de reposição.

Segundo a engenharia da Ford, os testes com protótipos mostraram que as rodas de fibra de carbono melhoram tanto os tempos de resposta da suspensão como a dinâmica do chassi e a qualidade de rodagem. A redução de peso, em geral, beneficia a aerodinâmica de um carro. Mas a redução do peso não suspenso – componentes que não se apoiam sobre as molas da suspensão, como freios, cubos, rolamentos, rodas e pneus – pode ter um impacto ainda maior no seu desempenho. Isso ajuda o carro a arrancar, parar e virar mais rápido, reduzindo a inércia de rotação da roda, e melhora drasticamente o tempo de resposta aos comandos do motorista. Menor peso não suspenso significa também menor desgaste dos componentes da suspensão, no seu trabalho de manter os pneus em contato com o solo em terrenos ondulados ou irregulares.

Ford Mustang Shelby vem com roda de fibra de carbono 
Ford Mustang Shelby vem com roda de fibra de carbono

O processo de fabricação das rodas de fibra de carbono começa com a criação da estrutura interna de carbono preformado. Ela é colocada dentro de um molde, junto com um chip de controle, e infundida com resina curada em alta temperatura. Esse processo resulta numa peça única e robusta, eliminando a necessidade de união ou cola de raios e componentes do tambor.

A Ford explica ainda que no processo de cura, são feitas 61 checagens e o registro de mais de 246 mil pontos da peça. Para garantir a qualidade, um processo de tomografia computadorizada 3D realiza mais de 18.000 imagens em raio-X. Se passar na inspeção, a roda vai para a usinagem do encaixe da válvula e dos furos de montagem, antes de ser pintada, revestida, montada e passar pela checagem dimensional para envio à produção do Mustang Shelby GT350R.

Editado por Carol Vilanova

Read Previous

Motores diesel, um caminho sustentável

Read Next

Nissan lança vídeo que explica motor 3 cilindros