Goodyear recomenda verificar todo o conjunto pneumático

Goodyear recomenda verificar todo o conjunto pneumático

Prestes a completar 100 anos no Brasil em 2019, a fabricante de pneus Goodyear recomenda verificar todo o conjunto pneumático. A empresa sempre alertou seus consumidores sobre a importância de calibrar os pneus com frequência. Bem calibrados, e de acordo com as indicações dos fabricantes, eles oferecem melhor dirigibilidade, menor consumo de combustível e maior durabilidade aos compostos. Mas o principal aliado do motorista para manter a pressão correta, além das verificações com frequência nos compressores, é o conjunto formado por bico, válvula e tampinha. Os três trabalham em conjunto para manter o ar circulando em perfeitas condições dentro do pneu.

O bico tem a função de preservar a válvula. Feito de borracha ele deve sempre estar alinhado de forma perpendicular com o aro da roda e nunca deve ser puxado para fora com força. “Muitos tentam esticar o bico com o intuito de aproximá-lo da ponta da mangueira do calibrador. Tal hábito pode ocasionar rachaduras e, consequentemente, quebrar o elemento, ocasionando vazamentos”, explica Felipe Zacarias, piloto de testes da Goodyear.

Outros agentes que aceleram o desgaste dos bicos são a força centrífuga exercida pelo girar da roda, a umidade e a urina de animais. “Por ter pH mais ácido, a urina do bichinho de estimação acaba provocando uma forte corrosão”, reforça Zacarias. Com isso, a Goodyear recomenda que os motoristas troquem os bicos no momento da substituição dos pneus.

No interior do bico há uma válvula, responsável por controlar a entrada e a saída da pressão. Apesar de ser conhecida e ter um funcionamento aparentemente simples, ela pode ter seu funcionamento prejudicado com um simples grão de areia ou até mesmo com a entrada de graxa ou óleo. “Água jogada na direção do sistema já é o suficiente para criar possíveis avarias, pois o líquido acaba oxidando todo o conjunto”, acrescenta o piloto de testes. Por isso, a tampinha é extremamente importante. Ela tem a função defensiva, inibindo a entrada de componentes estranhos na válvula, e preventiva, fazendo com que o ar interno não saia em situação de mau funcionamento do bico, segurar o ar interno e assegurando a pressão correta dos pneus.

5 dicas valiosas para não perder a pressão:

1 – Verifique sempre na hora de calibrar se todos os bicos estão com as tampinhas. Lembre-se que elas são fundamentais para segurar o ar e proteger o sistema de avarias;

2 – Para calibrar os pneus, utilize a indicação do manual do proprietário. A pressão que está marcada no costado do pneu serve somente para indicar qual a calibragem máxima que o pneu suporta;

3 – Sempre que fizer a substituição dos pneus, aproveite para trocar bicos e válvulas;

4 – Não puxe, entorte ou estique o bico sem necessidade. Procure manobrar o carro sempre em uma posição próxima do calibrador;

5 – Evite a urina de cachorro. Se você mora em locais com muitos animais de estimação, procure capas de proteção para pneus.

Read Previous

Como identificar os problemas comuns no sistema de freio

Read Next

Jaguar Classic anuncia a produção do modelo elétrico E-type