IQA e Sindirepa Nacional assinam convênio de incentivo

Ingo Pelikan, presidente do IQA; Douglas Palma, diretor do IQA; Elias Mufarej, conselheiro do Sindipeças; e Antonio Fiola, presidente do Sindirepa Nacional

Visando a certificação de oficinas para melhoria dos índices de eficiência, o IQA e Sindirepa Nacional assinam convênio de incentivo à qualidade. O objetivo principal das entidades é incentivar o empresário da reparação independente a buscar a melhoria contínua e gerar confiança no consumidor final, com selo de qualidade de terceira parte.

Para Antonio Fiola, presidente do Sindirepa Nacional e do Sindirepa-SP, a assinatura do convênio representa importante passo na conscientização das oficinas brasileiras para a qualidade. “Todo o dia a dia da oficina precisa estar pautado em conceito de qualidade. Se houver essa consciência, o empresário terá sempre um resultado muito melhor do negócio e, principalmente, um bom relacionamento com o consumidor final, e isso é fundamental”, avalia.

Empresários José Nogueira (Dikar), Cae Marques (Marques & Marques), Alcides Scattini Jr. (Scattini), André Canha (Ricmil), José Fragoso (Regente), Valter Marques (Marques & Marques) e Silvio Rivarola (Evolution)

Em uma fase piloto do programa, seis oficinas de funilaria e pintura do Estado de São Paulo foram certificadas: Dikar Serviços Automotivos, de São Bernardo do Campo; Ricmil Reparação de Veículos, de Guarulhos; Centro Automotivo Regente, Evolution Centro Automotivo, Marques & Marques e Scattini Funilaria e Pintura, de São Paulo. Os certificados foram entregues durante cerimônia do Prêmio Sindirepa-SP.

Em parceria, as entidades desenvolveram um roteiro que permite ao empresário avaliar a empresa nos estágios atual e desejável. “Usamos metodologia apropriada com pesquisa de campo e avaliação 360º. Os indicadores de performance guiam as ações e as melhorias a serem alcançadas”, explica José Nogueira, vice-presidente do Sindirepa-SP.

Por meio do programa, as empresas recebem o acompanhamento de avaliador especializado, que orienta as oficinas. Entre os principais objetivos a serem obtidos estão melhoria na infraestrutura (layout), melhoria nos processos de trabalho (cliente x fornecedor), criação de indicadores de qualidade, interpretação de índices de satisfação do cliente da empresa, visão de Recursos Humanos da empresa e oportunidade de melhoria da mão de obra com treinamentos específicos.

Para Nogueira, a expectativa é atrair mais adeptos para a cultura da qualidade. “Este programa visa a excelência no segmento de reparação automotiva, um caminho sem volta. Entendo como possível, pois foi cuidadosamente estudado em bases reais, sendo assim uma escada que permite superar um degrau em cada etapa”, afirma o vice-presidente do Sindirepa-SP.

Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA, entende que a assinatura do convênio será um novo caminho para que o empresário da reparação revisite o seu negócio com base nos pilares que sustentam um sistema de gestão orientado para a qualidade. “Uma vez certificada, a oficina colhe resultados que não são poucos, como aumento da satisfação dos clientes, redução de custos via eliminação de desperdícios e ampliação das possibilidades de permanência sustentável no mercado”, enumera.

Read Previous

Volkswagen prepara Novo Polo reforçando design e jovialidade

Read Next

Foton Caminhões comercializa veículos produzidos no Brasil