Jaguar apresenta o F-TYPE com novo motor ingenium turbo 2.0

Jaguar apresenta o F-TYPE com novo motor ingenium turbo 2.0

Marca britânica de veículos esportivos de luxo, a Jaguar apresenta o F-TYPE com novo motor ingenium turbo 2.0 e 300 cv de potência, com tecnologia de última geração. A versão completa a gama de opções de motores do modelo, que contam também com um motor V6 Supercharged de 380cv e um V8 Supercharged de 575cv, que equipa a versão SVR.

Jaguar apresenta o F-TYPE com novo motor ingenium turbo 2.0
Jaguar apresenta o F-TYPE com novo motor ingenium turbo 2.0

Segundo a marca, o F-TYPE 2.0 mantém o DNA de condução extremamente esportiva característico da linha F-TYPE, sendo um cupê de dois lugares com carroceria em alumínio, tração traseira e centro de gravidade extremamente baixo, que garante muita diversão ao volante.

A Jaguar afirma que o motor Ingenium de 2.0 litros e quatro cilindros é equipado com o que existe de mais moderno em tecnologias, permitindo ao modelo desenvolver 300cv de potência e 40,8 kgfm de torque já a partir das 1.500 rotações. Em conjunto com o sistema de transmissão Quickshift de 8 velocidades, o veículo é capaz de sair da imobilidade e atingir 100 km/h em apenas 5,7 segundos, além de chegar aos 250 km/h de velocidade máxima.

Jaguar apresenta o F-TYPE com novo motor ingenium turbo 2.0

O motor Ingenium 300cv não é apenas o motor mais potente de quatro cilindros já oferecido pela Jaguar em um veículo de produção. Ele também gera a mais alta potência específica de qualquer motor da gama F-TYPE: 150cv por litro.

“A introdução do nosso avançado motor de quatro cilindros no F-TYPE criou um veículo com o seu caráter distinto. O desempenho de um motor deste tamanho é notável e é equilibrado com maior eficiência de combustível e acessibilidade, tornando a experiência do F-TYPE mais acessível do que nunca”, diz Ian Hoban, Diretor da Linha de Veículos Jaguar F-TYPE.

Jaguar apresenta o F-TYPE com novo motor ingenium turbo 2.0

Como todos os membros da família de motores Ingenium da Jaguar Land Rover, o propulsor 2.0 de 300cv do F-TYPE foi projetado e desenvolvido pela própria companhia. Ele é fabricado no Reino Unido no Centro de Fabricação de Motor da Jaguar Land Rover, juntamente com os motores a gasolina de quatro cilindros com 200cv e 250cv e os motores diesel de quatro cilindros de 150cv, 163cv, 180cv e 240cv.

De acordo com a empresa, o motor Ingenium contribui para uma redução geral do peso do veículo de 52 kg — a maior parte do qual está sobre o eixo dianteiro — e isso é fundamental para oferecer ao F-TYPE de quatro cilindros ainda mais agilidade.“A maior parte da redução de peso que obtivemos nessa versão está acima do eixo dianteiro, tornando o carro muito bem equilibrado e realmente ágil de dirigir. Junte isso ao novo motor de quatro cilindros e este F-TYPE particular tem um caráter todo próprio. Eu gosto de pensar nele como o irmão mais novo dos modelos V6 e V8”, explica Erol Mustafa, Engenheiro Chefe de Produtos da Jaguar.

Independente da versão, a linha 2019 do Jaguar F-TYPE apresenta atualizações visuais. O para-choque dianteiro foi redesenhado, juntamente com a introdução de novos faróis em LED. Na parte traseira, a versão de quatro cilindros apresenta uma saída de escape exclusiva e distinta dos escapamentos centrais duplos e dos escapes externos quádruplos dos modelos V6 e V8. O modelo é equipado no Brasil com rodas de liga leve de 19 polegadas sob demanda (Pronta entrega: 20 polegadas).

O modelo também passou por leves atualizações em seu interior, com a introdução de assentos mais finos e leves, sistema de infoentretenimento Touch Pro e novos acabamentos em materiais cromados e alumínio, que aumentam a sensação de esportividade a bordo. Um elegante espelho retrovisor sem moldura acrescenta outro toque contemporâneo.

Jaguar apresenta o F-TYPE com novo motor ingenium turbo 2.0

A nova gama F-TYPE também oferece sistemas avançados de assistência ao condutor, como a câmera estéreo frontal altamente sofisticada que dá ampla visão ao motorista em situações de manobra.

O sistema de Frenagem Autônoma de Emergência é acionado independente da ação do motorista, assim que os sensores colocados na parte dianteira do F-TYPE identificam o risco de uma iminente colisão. Já o ACC – sua sigla em inglês para Piloto Automático Adaptativo – oferece extremo conforto e segurança ao motorista, mantendo a velocidade de cruzeiro selecionada e reduzindo essa velocidade em caso de tráfego intenso ou de um outro veículo mais lento à frente, sem a ação do motorista.

Já a assistência para troca de faixa de rolamento avisa o condutor caso o veículo esteja mudando de faixa por falta de atenção do motorista e o mantém automaticamente no percurso mais seguro. Todas essas tecnologias ajudam a melhorar a segurança e reduzir o desgaste do motorista.

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