Laboratório Químico do IQA é acreditado pela CGCRE do Inmetro       

A Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro acaba de acreditar o Laboratório Químico do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), instalado nas dependências do Parque Tecnológico de Sorocaba, a 100 Km de São Paulo. Segundo a entidade, a certificação representa o reconhecimento da competência técnica do laboratório para o desenvolvimento das atividades de ensaios em produtos.

“Esta acreditação do laboratório tem o reconhecimento dos principais organismos de acreditação do mundo através dos acordos de cooperação do ILAC (International Laboratory Accreditation Cooperation), IAAC (Interamerican Acreditation Cooperation) e IAF (International Accreditation Forum)”, avalia Sérgio Kina, gerente técnico do IQA. O Instituto atende a norma internacional de acreditação de laboratórios, a ISO/IEC 17025, além das normas específicas de ensaios para os escopos de Arla 32 e de Líquido para Freios.

Antes de acreditar o laboratório, o Inmetro analisou toda a documentação do sistema de gestão do laboratório e fez uma auditoria no local, em que avaliou todos os processos de trabalho para a realização das atividades de ensaios. “O processo de acreditação é bastante complexo e extenso. Na auditoria, o Inmetro faz uma averiguação completa do sistema para a verificação de nossa competência técnica e atendimento das normas de acreditação”, conta Kina.

Para o gerente técnico do IQA, a principal vantagem de receber a acreditação da CGCRE do Inmetro é o reconhecimento da competência a nível nacional e internacional das atividades do laboratório. “Todas as nossas análises são realizadas com equipamentos de última geração e estão à disposição para toda a sociedade”, destaca.

Segundo Mário Guitti, superintendente do IQA, o laboratório agora deve ampliar os escopos de atuação. “Além disso, o IQA contribui com o desenvolvimento de novas tecnologias. Vamos firmar parcerias com as universidades para a realização de ensaios em nosso laboratório e prestação de serviços às empresas”, afirma Guitti.

Read Previous

Ford Fiesta completa 40 anos de produção em plena forma

Read Next

YPF passa a fornecer lubrificantes de motor para Troller