Mercedes-Benz Classe S chega ao Brasil com novos motores

Mercedes-Benz Classe S chega ao Brasil com novos motores

Com três versões já disponíveis nas concessionárias, o Mercedes-Benz Classe S chega ao Brasil com novos motores e design. Segundo a marca, o modelo topo de linha entre os automóveis da Mercedes, traz importantes inovações em termos de equipamento.

O novo Classe S passa a ser oferecido no mercado brasileiro em três versões, todas elas com o chassi alongado. O sedã S 560 L, que substitui a versão S 500 anteriormente oferecida no País, é acompanhado por duas opções esportivas de alto desempenho, o Mercedes-AMG S 63 L 4MATIC e o Mercedes-AMG S 65 L – este com motor V12 biturbo de 630 cv.

O motor V8 que equipa o Classe S 560 L disponibiliza uma potência 469 cv e 700 Nm. De acordo com a marca, o propulsor consome cerca de 10% menos combustível que o modelo anterior. Para reduzir o consumo, quatro cilindros do novo V8 são desativados simultaneamente em regime de solicitação parcial, com a ajuda do sistema de ajuste de elevação das válvulas CAMTRONIC. Isto reduz as perdas por compressão e aumenta a eficiência dos quatro cilindros que permanecem em operação alterando a abertura para cargas mais altas.

Já no novo Mercedes-AMG S 63 4MATIC o motor AMG V8 de 4,0 litros com desativação de cilindros substitui o anterior V8 biturbo de 5,5 litros. Apesar da cilindrada menor, o novo motor gera 612 cv. Os turbocompressores são posicionados dentro do V formado pelas bancadas de cilindros, outra característica especial dos novos motores V8. Já o Mercedes-AMG S 65 L é equipado com um motor de doze cilindros que desenvolve 630 cv e 1.000 Nm de torque.

No Classe S (com exceção dos modelos de 12 cilindros), a força é transmitida pela transmissão automática 9G-TRONIC. De acordo com a Mercedes, sua amplitude de relações entre a primeira e a nona marcha permite uma redução da rotação do motor e representa um fator fundamental para o alto nível de eficiência energética e conforto de rodagem. A construção compacta foi outra área de preocupação durante o desenvolvimento: apesar das duas marchas adicionais e do torque máximo de transferência de até 1.000 Nm, a nova transmissão automática requer o mesmo espaço para instalação de sua antecessora e tem peso mais leve.

Em termos de design, o lançamento traz uma nova grade do radiador com três travessas horizontais duplas cromadas, assim como barras verticais com acabamento em preto com alto brilho. Nos grupos óticos, juntamente com cada um dos novos faróis MULTIBEAM LED, o Classe S possui três fontes de luz destacadas, como um exclusivo elemento de design. O para-choque dianteiro com grandes entradas de ar e visual esportivo também é uma das novidades no desenho do automóvel. Novas lanternas em LED com aparência de cristal se destacam na traseira. Além disso, três pares de fibra ótica também estão entre as novidades.

Todas as versões do novo Classe S são equipadas com uma seção inferior do para-choque traseiro com ponteiras de escapamento integradas, emolduradas por um elemento cromado (S 560 e Mercedes-AMG S 65 L, Mercedes-AMG S 63 com molduras pretas) que se estende por toda a largura do veículo. Novas rodas de liga leve e forjadas com 19 ou 20 polegadas (nas versões AMG) são equipamento de série.

O interior do novo Classe S é caracterizado pelos dois novos displays de alta resolução, cada um deles com uma tela de 12,3 polegadas. Esse cockpit contém um grande mostrador com instrumentos virtuais no campo direto da visão do motorista, assim como um display central acima do console central. Como ele é totalmente digital, o condutor pode optar entre três diferentes estilos de mostradores (“Classic”, “Sporty” e “Progressive”), assim como configurar a seu gosto as informações e dados que considerar mais importantes.

O novo Classe S tem teclas Touch Control sensíveis ao toque no volante. Eles reagem a movimentos de arrasto como a tela de um smartfone. As teclas permitem que o condutor controle todo o sistema de informação e entretenimento sem precisar tirar as mãos do volante. O sistema de informação e entretenimento também pode ser operado por meio do touchpad no console central. A operação do sistema DISTRONIC e do controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático) com elementos de controle diretamente no volante é outro item novo.

A iluminação interna utiliza a tecnologia LED. Com 64 cores, a iluminação ambiente permite inúmeras regulagens individuais, acrescentando destaques luminosos aos frisos, display central, porta-objetos do console central, recessos dos trincos, bolsos das portas, área dos pés dianteira e traseira, painel de controle do teto e, se o veículo for equipado com o sistema de som Burmester High-End 3D (de série para o Mercedes-AMG S 65 L e opcional para as outras versões) surround, também nos tweeters.

A gama de sistemas de assistência e segurança inclui, de série, as funções Active Braking Assist, Crosswind Assist, ATTENTION ASSIST, além do sistema PRE-SAFE de proteção aos ocupantes. Uma novidade e também parte das especificações de série é o sistema PRE-SAFE Sound, que prepara ouvido humano para o provável ruído causado por um acidente se houver risco de colisão.

Os sistemas Active Distance Control DISTRONIC e Active Steering Assist proporcionam agora um auxílio ainda maior ao motorista para manter uma distância segura de outros veículos e manobrar. A velocidade agora é ajustada automaticamente antes de curvas fechadas ou cruzamentos. O menu “Assistance Graphics” do painel de instrumentos mostra ao condutor que funções de assistência foram selecionadas e a que situações estão respondendo no momento. Todas as funções agora são controladas por meio do volante.

O novo Classe S tem preços sugeridos de R$ 769.900,00 para a versão S 560 L. R$ 974.900,00 na versão Mercedes-AMG S 63 L 4MATIC e R$ 1.166.900,00 na versão Mercedes-AMG S 65 L.

Read Previous

Previsão de licenciamento para 2017 tem revisão positiva

Read Next

Honeywell desenvolve tecnologia para turbos sem titânio