Nova linha da CG 160cc da Honda vem agora com sistema CBS

Todos os modelos comercializados da nova linha da CG 160cc da Honda vem agora com sistema CBS, além da suspensão dianteira SFF, tecnologia anteriormente exclusiva aos modelos de maior cilindrada.

Introduzido na linha em 2014 (inicialmente na CG 150 Titan), o sistema de freios CBS agora equipa tanto as CG dotadas de freio a disco de acionamento hidráulico na dianteira da CG 160 Titan e da CG 160 Fan, como a com freio a tambor em ambas as rodas da CG 160 Start.

Seja com freios disco/tambor ou tambor/tambor o sistema CBS atua da mesma forma: ao acionar o pedal de freio traseiro a força frenante é distribuída para ambas as rodas, 34% para o freio dianteiro e os 66% restantes para o freio traseiro, o que, de acordo com a empresa, proporciona uma frenagem mais eficaz, impede o travamento das rodas e corrige por meio de um sistema, o mau hábito dos motociclistas de usar somente o freio traseiro, quando o ideal é acionar os dois.

Nova linha da CG 160cc da Honda vem agora com sistema CBS
Nova linha da CG 160cc da Honda vem agora com sistema CBS

Desenvolvida visando as tremendas exigências das motocicletas usadas nas competições off-road, motocross, enduro e rally, a nova suspensão dianteira da Linha CG 2018 é do tipo SFF (Separated Function Fork). Seu princípio de funcionamento é o mesmo e como indica o nome em inglês, o sistema separa as funções das bengalas da dianteira: nas suspensões convencionais ambas bengalas contam com molas e dispositivos hidráulicos dedicados ao  amortecimento. No sistema SFF, uma bengala é dedicada ao sistema hidráulico, o amortecimento progressivo da compressão e extensão, enquanto a outra bengala abriga a mola.

Segundo a Honda, as vantagens deste novo sistema são múltiplas: maior leveza da suspensão favorece a melhor dirigibilidade. O menor atrito interno garante boas respostas e funcionamento mais preciso por absorver melhor as irregularidades do terreno, tendo como ganho a diminuição de componentes internos, o que facilita a manutenção e aumenta a durabilidade da suspensão para às diversidades de pisos.

Para a versão CG 160 Titan e CG 160 Fan 2018, outra novidade é o painel de instrumentos “Blackout” enquanto a CG 160 Start apresenta instrumento dotado de contagiros. Outra inovação na Start é o acabamento em “Black Chrome nos aros de roda, o que de acordo com a marca, proporciona um estilo exclusivo aos modelos além de possibilitar reduzir emissão de elementos nocivos ao meio ambiente em sua produção se comparados aos aros cromados convencionais.

A CG 160 Start, Fan e Titan são equipadas com motor do tipo monocilíndrico com sistema de comando de válvula no cabeçote OHC (Over Head Camshaft), quatro tempos, arrefecido a ar e injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Com capacidade cúbica de 162,7 cm3, é capaz de gerar 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv gasolina) a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina) a 6.000 rpm.

Nas rodas, a CG 160 Titan utiliza o pneu traseiro de perfil mais baixo e mais largo, com maior área de contato. Suas medidas são 100/80-18M/C REINF 59P para o pneu traseiro, e 80/100-18M/C 47P para o dianteiro. Na CG 160 Fan, os pneus permanecem com as mesmas especificações: 80/100-18M/C 47P (dianteiro) e 90/90-18M/C REINF 57P (traseiro). A suspensão usa um garfo telescópico com curso de 135 mm na frente, e sistema de duplo amortecimento de 106 mm atrás. Os freios possuem disco dianteiro simples de 240 mm, e tambor traseiro com 130 mm.

Produzidos em Manaus, os novos lançamentos serão disponíveis nas cores Azul Perolizado e Vermelho Perolizado na CG 160 Titan, Vermelha e Branca para a CG 160 Fan e Vermelha na CG 160 Start. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões. Os preços públicos sugeridos são R$ 7.990,00 (CG 160 Start), R$ 8.990,00 (CG 160 Fan) eR$ 10.190,00 (CG 160 Titan). Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete ou seguro.

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