Novo Polo é equipado com diversos recursos de segurança

Novo Polo é equipado com diversos recursos de segurança

Construído sob a Estratégia Modular MQB, o Volkswagen Novo Polo é equipado com diversos recursos de segurança e oferece recursos até então disponíveis apenas em veículos de classes superiores. Todas as versões contarão com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais. De acordo com a Volkswagen, as bolsas laterais são de grandes dimensões e protegem para cabeça e tórax e restringem o movimento do corpo durante um impacto, elevando a segurança dos ocupantes.

Combinados aos cintos de segurança, os airbags têm o objetivo de reduzir lesões de cabeça e peito nos ocupantes, em caso de um acidente. Quando os sensores de colisão detectam um impacto que excede o valor estabelecido para deflagrar as bolsas, a unidade de controle dos airbags então dispara o gerador de gás. Esse item infla as bolsas em 35 a 45 milissegundos.

De acordo com a marca, a Estratégia Modular MQB é responsável pela expressiva redução de peso do Novo Polo. Isso é obtido por meio da combinação de fatores, entre eles – aplicação de novos meios de construção, uso de materiais de baixo peso e downsizing de motores (que também têm seu peso reduzido graças à aplicação de alumínio). A estrutura da carroceria do Novo Polo é formada por aços de ultra-alta e de alta resistência nas áreas de alta carga.

A estrutura do assoalho, na Estratégia Modular MQB, possui alta aplicação de aços de alta resistência. Uma grande parte é composta por aço conformado a quente, extremamente forte – cerca de quatro vezes mais forte que uma chapa de aço convencional – colabora para reduzir o peso do veículo, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho do veículo em testes de colisão. No interior – nos bancos dianteiros e traseiros, sistemas de fixação do painel e do ar-condicionado – há reduções significativas de peso. Componentes elétricos têm melhorias específicas na Estratégia Modular MQB e ficaram mais leves também. A coluna de direção deformável contribui adicionalmente para a segurança, reduzindo ainda mais o risco de ferimentos para o motorista.

O Novo Polo será equipado de série com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas). Além disso, o indicador de status do cinto de segurança no visor multifunções informa se o condutor e o passageiro do banco dianteiro estão com os cintos de segurança afivelados. Há também um lembrete sonoro de afivelar os cintos de segurança para os assentos dianteiros. No banco traseiro os cintos são retráteis e há três apoios de cabeça para os ocupantes.

Entre os recursos de Segurança Ativa proporcionados pela Estratégia Modular MQB está o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

Read Previous

Motor do Novo Ford EcoSport é exemplo de evolução em vídeo

Read Next

Coluna Alta Roda: Em busca de rumos corretos