Panasonic Jaguar Racing apresenta o novo Jaguar I-TYPE 3

Panasonic Jaguar Racing apresenta o novo Jaguar I-TYPE 3

A equipe britânica Panasonic Jaguar Racing apresenta o novo Jaguar I-TYPE 3, seu carro de corrida da Fórmula E, no Design Museum, em Londres. O carro conta com novo design, que segundo a equipe, é ousado e expande os limites da inovação e da tecnologia, representando o futuro das corridas de carros elétricos.

Panasonic Jaguar Racing apresenta o novo Jaguar I-TYPE 3
Panasonic Jaguar Racing apresenta o novo Jaguar I-TYPE 3

O brasileiro Nelson Piquet Jr e o neozelandês Mitch Evans já foram confirmados para representar novamente a Panasonic Jaguar Racing na quinta temporada do campeonato ABB FIA Formula E. Na última temporada, Piquet Jr e Evans mais do que quadruplicaram os pontos da equipe em relação à terceira temporada. A competição está com nível mais alto do que antes, com a décima primeira equipe se juntando ao grid na corrida de abertura na Arábia Saudita, em 15 de dezembro. Nesta temporada, a Jaguar pretende competir como uma equipe de ponta, com pódios regulares.

A Panasonic Jaguar Racing desenvolveu todo o seu powertrain internamente, reforçando a missão da equipe “Race to Innovate”. Estes componentes personalizados da Jaguar consistem na unidade de geração do motor (MGU), inversor de módulo de carboneto de silício, transmissão, sistema de arrefecimento, suspensão, unidade de controle do motor (MCU) e novo software de controle do powertrain. A avançada MGU dispara mais de 30.000 RPM, mais que o dobro da taxa de um carro 2018 de Fórmula 1, permitindo que o Jaguar I-TYPE 3 acelere de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos.

Panasonic Jaguar Racing apresenta o novo Jaguar I-TYPE 3

Segundo a equipe britânica, com maior eficiência e peso comparável ao I-TYPE 2, o novo powertrain é 25% mais eficiente e produz até 250kW (335 cv). O Jaguar I-TYPE 3 tem mais de 800 peças novas em comparação com o I-TYPE 2. Nas duas últimas temporadas, o I-TYPE 2 e o I-TYPE 3 somaram mais de mil novas peças, demonstrando o consistente programa de desenvolvimento contínuo que está tornando a equipe mais competitiva.

A tecnologia aprimorada de baterias permite que a Jaguar e todas as outras equipes da ABB FIA Fórmula E cancelem a troca obrigatória dos carros de corrida. Nesta temporada, a Fórmula E apresentará um hyperboost para todas as equipes, que permitirá aos pilotos competir por um período de tempo em um nível de potência mais alto (de 225 kW), ativado enquanto dirigem por uma zona de ativação claramente marcada. Quando os motoristas usam o hyperboost, seus LED Halos (um novo recurso de segurança exigido pela FIA) serão iluminados em outra cor para os fãs e espectadores identificarem quais competidores estão usando o nível de potência mais alto.

A quinta temporada marca o próximo capítulo da jornada de eletrificação da Jaguar Racing, enquanto se prepara para a estreia do campeonato Jaguar I-PACE eTROPHY no final deste ano. A primeira série de corridas baseada em carros de produção totalmente elétricos será a competição oficial de apoio ao campeonato ABB FIA Fórmula E e consistirá em até vinte carros de corrida Jaguar I-PACE eTROPHY alinhados no grid, nas diversas cidades globais que recebem as etapas da Fórmula E.

Read Previous

Hyundai comemora os seis anos de produção em Piracicaba

Read Next

Coluna Fernando Calmon: Prudência com os elétricos