Programa de Incentivo à Qualidade certifica primeira oficina

Programa de Incentivo à Qualidade certifica primeira oficina

Iniciativa que visa intensificar a certificação de oficinas independentes no país, o Programa de Incentivo à Qualidade certifica primeira oficina. A Fast-Fix, especializada em serviços de funilaria, pintura e reparação, com atendimento a veículos nacionais, importados e blindados em São Paulo (SP), é a primeira empresa certificada pelo programa, parceria entre o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) e o Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa Nacional).

De acordo com Mauro Marques, proprietário da Fast-Fix, a oportunidade de melhorar continuamente a qualidade dos processos automotivos motivou a certificação da oficina, localizada no bairro do Ipiranga, há 22 anos, em instalação de 800 m². “Nós fizemos adequações em diversas áreas da oficina, que permitiram a execução dos serviços com mais qualidade, limpeza e agilidade. Como resultado, nós alcançamos, lá na ponta, clientes mais satisfeitos e muito mais bem impressionados”, conta Marques.

Com inscrições abertas, o programa oferece dois tipos de serviços aos centros automotivos, um para qualificação e outro para certificação, conforme as necessidades apresentadas pela empresa, que são identificadas por meio de uma avaliação prévia sobre 10 itens: organização; gestão financeira e de crédito; instalações e layout; equipamentos; compras e armazenagem de peças; processos; gestão da garantia e tratamento de reclamações; gestão de pessoas; meio ambiente; marketing e divulgação.

De acordo com Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA, o Programa de Incentivo à Qualidade – um amplo programa da qualidade dirigido a oficinas independentes do País – representa uma oportunidade para o empresário da reparação. “É um novo caminho para ele revisitar o negócio com base nos pilares que sustentam um sistema de gestão orientado para a qualidade. Com a oficina certificada, o gestor passa a ter o controle dos processos e colhe uma série de resultados”, afirma.

Segundo o IQA, entre os benefícios da certificação estão o aprimoramento e a melhoria contínua dos processos, o aumento da satisfação do cliente, a redução de custos (diminuição de desperdícios), a ampliação das possibilidades de permanência no mercado, a maior interação e o comprometimento da equipe; e a participação em licitações/ concorrências de órgãos públicos e empresas privadas.

Os interessados em participar do PIQ devem preencher o formulário no site do programa (www.projetopiq.com.br ).

Read Previous

Coluna Alta Roda: Redondamente enganado

Read Next

Coluna De Carro Por Aí: RAM 2500, de novo

Posts Relacionados