Programa Descarte Consciente Abrafiltros completa cinco anos

Programa Descarte Consciente Abrafiltros completa cinco anos

Criado em julho de 2012, o Programa Descarte Consciente Abrafiltros completa cinco anos em 2017 e contabiliza reciclagem de 8.561.386 de filtros usados do óleo lubrificante automotivo. “O resultado demonstra o compromisso da Abrafiltros e empresas associadas da CSFA – Câmara Setorial de Filtros Automotivos em cumprir a legislação ambiental, mesmo com o elevado custo do programa que não gera retorno direto ou qualquer reaproveitamento de resíduos para a própria cadeia produtiva, sendo pago integralmente pelas empresas participantes”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais.

Moura explica que, após o uso, o filtro do óleo lubrificante automotivo, considerado Resíduo Perigoso Classe I, é coletado e processado por empresas homologadas para a destinação ambientalmente correta dos materiais. O metal é encaminhado e reprocessado por siderúrgicas para uso industrial, o óleo contaminado segue para empresas de rerrefino e os demais componentes são destinados ao coprocessamento em cimenteiras para geração energética e incorporação do material resultante da incineração na matriz do clínquer.

Implantado primeiramente no estado de São Paulo para atender a Resolução SMA 038/2011, o programa foi ampliado em fevereiro de 2013 para o estado do Paraná, em cumprimento ao Edital de Chamamento SEMA 01/2012. Em julho de 2015 foi estendido para o estado do Espírito Santo, atendendo ao Edital de Chamamento SEAMA  002/2014, e em dezembro do mesmo ano foi renovado em São Paulo, em conformidade à Resolução SMA 045/2015.

Neste ano, com a publicação da Resolução SEMAGRO/643 em junho no estado do Mato Grosso do Sul, que incluiu os filtros do óleo lubrificante automotivo entre os produtos para implantação de sistema de logística reversa pós-consumo, a Abrafiltros formalizou o Termo de Adesão em julho, com prazo para apresentar a proposta de implantação até julho de 2018.

A entidade também está desenvolvendo novo sistema administrativo que disponibilizará acesso direto de informações aos órgãos governamentais até dezembro, e iniciou a implantação da ISO 9001:2015 para certificar a gestão do programa Descarte Consciente Abrafiltros, ação precursora no país.

A coleta e reciclagem são realizadas pela Supply Service, que atua na logística em São Paulo e Espírito Santo, e no Paraná, pela Geoquímica. “A participação no programa e nos Termos de Compromissos Estaduais garantem o cumprimento da legislação, evitando, assim, multas e sanções. Mas o avanço da logística reversa dos filtros do óleo lubrificante automotivo dependerá da aplicação efetiva das leis e responsabilização pelos órgãos governamentais de outras empresas fabricantes, importadoras, distribuidoras e comércios, para garantir o cumprimento da responsabilidade compartilhada prevista na legislação”, conclui Moura.

Atualmente, 15 empresas associadas participam do programa – Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.

Para saber mais detalhes sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros, basta acessar http://www.abrafiltros.org.br/descarteConsciente.

Read Previous

Empresas participam da Autonor que começa hoje em Recife

Read Next

Volkswagen apresenta nova família Delivery de caminhões