Volkswagen lança o novo Virtus, que chega ao mercado em 2018

Volkswagen lança o novo Virtus, que chega ao mercado em 2018

Dois meses após o lançamento do Novo Polo, a Volkswagen lança o novo Virtus, que chega ao mercado em 2018. O carro é primeiro sedã construído sobre a Estratégia Modular MQB no País. O modelo também é, segundo a marca, o primeiro automóvel na América Latina a usar inteligência artificial para ajudar motoristas no dia a dia.

Volkswagen lança o novo Virtus, que chega ao mercado em 2018
Volkswagen lança o novo Virtus, que chega ao mercado em 2018

“Estamos avançando rapidamente em nossa ofensiva de produtos, com a revelação do sedã Virtus apenas 60 dias após o lançamento do Novo Polo. É mais um passo para conquistar uma posição relevante na região América Latina. O Virtus já nasce com o selo da inovação: é pioneiro no uso de inteligência artificial, para ajudar o proprietário a conhecer e aproveitar melhor o Virtus no uso diário”, afirma Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen região América do Sul e Brasil.

A Volkswagen afirma que o Virtus contará com opções de motor e de transmissão que serão oferecidas de acordo com as particularidades de cada mercado. No Brasil, o destaque para o carro será o conjunto mecânico do motor TSI de até 128 cv com etanol e 115 com gasolina. Equipado com esse propulsor, o Virtus acelera de 0 a 100km/h em 9,9 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km/h (dados com etanol). A transmissão automática de seis velocidades oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic operada por meio de alavanca de câmbio ou pelas aletas (“shift paddles”) no volante.

Volkswagen lança o novo Virtus, que chega ao mercado em 2018

Quando equipado com o motor 200 TSI, o Virtus é equipado de série com ESC – Controle Eletrônico de Estabilidade. Esse sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

O ESC engloba vários outros recursos eletrônicos de assistência: HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa, HBA (Hydraulic Brake Assist system) ou BAS, XDS+ ou bloqueio eletrônico do diferencial, BSW (Bremsscheibewischer – Limpeza Automática dos Discos de Freio), RKA+ (Monitoramento da pressão dos pneus), entre outros.

A distância entre-eixos no Virtus é de 2,65 metros (exatamente a mesma do Jetta atual), isto é: 8,5 cm a mais do que a do Novo Polo. A altura do Virtus é de 1.468 milímetros (4 mm a mais do que a do Novo Polo) e a largura é a mesma: 1.751 mm. O porta-malas tem capacidade de 521 litros.

O Virtus traz a segunda geração do Active Info Display, sistema Discover Media com tela sensível ao toque de 8 polegadas e aparência de smartphone, além de três entradas USB, entre outros itens. O Discover Media permite o espelhamento de smartphones por meio das plataformas Mirrorlink, Apple CarPlay e Android Auto. No Active Info Display, os instrumentos são implementados virtualmente via software. Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 polegadas, do tamanho de um tablet.

Volkswagen lança o novo Virtus, que chega ao mercado em 2018

O Virtus vai oferecer o “manual cognitivo” – que usa IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Eventuais questões sobre o veículo poderão ser respondidas por esse assistente. O aplicativo Meu Volkswagen conta com tecnologia do Watson para responder as questões em português e espanhol.

A exemplo dos sites de buscadores na internet, o app Volkswagen terá campos para digitação e o microfone para que o usuário faça sua pergunta oralmente – a linguagem poderá ser natural, como em uma conversa informal. O sistema reconhece sotaques e é capaz de aprender quanto mais se interage com ele.  É uma forma totalmente nova e interativa para o lançamento do Virtus, modelo que vai revolucionar o mercado brasileiro.

Read Previous

Cubos de rodas Cofap estarão presentes em 60 mil pontos de venda

Read Next

Coluna Alta Roda: Transição para o futuro