Volvo Cars implementa metodologias de pós-vendas no Brasil

Volvo Cars implementa metodologias de pós-vendas no Brasil

Volvo Cars implementa metodologias de pós-vendas no Brasil

Enquanto avança na padronização da comunicação visual de suas concessionárias, a Volvo Cars implementa metodologias de pós-vendas no Brasil, que, de acordo com a empresa, tem trazido muitos benefícios aos consumidores.

O novo vice-presidente global de Customer Service, Martin Persson, chegou ao país para acompanhar de perto a certificação das concessionárias Intercar (São Paulo/SP) e Thor (Ribeirão Preto/SP) no Volvo Personal Service (VPS), padrão mundial da marca.

A Volvo explica que trata-se de um método que garante tratamento único para o consumidor e agilidade nas revisões e serviços em geral. No momento da compra do automóvel, o cliente é apresentado ao projeto do VPS, no qual terá seu técnico pessoal durante todo período como proprietário do veículo.

Esse acompanhamento permite que 80% dos serviços da concessionária possam ser feitos em apenas uma hora, incluindo a lavagem do veículo. “Para o consumidor, praticidade, menos tempo gasto e um técnico que conhece o histórico do carro. Para a concessionária, um melhor aproveitamento do espaço de oficina e mais eficiência no pós-venda, permitindo o atendimento de mais clientes em um menor espaço de tempo”, afirma Jorge Mussi, diretor de Pós-Venda da Volvo Cars.

Nesse processo, por exemplo, é feita a separação antecipada das peças – e de potenciais itens a serem substituídos – e são utilizados elevadores pantográficos para facilitar a movimentação do mecânico, que passa por um curso de treinamento comportamental e comercial para recepcionar o cliente.

Como numa equipe de F1, todos os serviços são feitos em uma sequência lógica, da mesma forma que um pit-stop. A organização começa no agendamento prévio, no qual se determina o que será feito no carro – a revisão começa neste ponto.

O cliente é recepcionado em um espaço exclusivo com móveis suecos, wi-fi e café. Por meio de uma parede de vidro, pode acompanhar o trabalho na oficina, executado de forma ordenada, como em uma linha de montagem. Os técnicos são treinados para operar em duplas com ações sincronizadas.

O concessionário, por sua vez, ganha no aumento da eficiência e do lucro, já que é possível atender mais carros em um período menor. As oficinas que adotaram o VPS são padronizadas, garantindo a qualidade dos serviços prestados.

Até o momento, 70% das concessionárias Volvo no Brasil estão certificadas pelo VPS. A meta é que todas as oficinas da rede ofereçam os serviços de pós-vendas nesse padrão até o fim de 2018.

Outra metodologia largamente empregada pela rede de concessionárias no Brasil é o Volvo Accessory Centre (VAC). A concessionária adota padrões de exposição dos itens e consultores de vendas acompanham junto ao cliente todo o processo de comercialização, instalação e entrega do veículo acessorizado, agilizando o atendimento.

Além do VAC, outra iniciativa que, segundo a Volvo, trouxe mais transparência em sua relação com o cliente foi a adoção, no ano passado, do programa de revisão com preço fixo, que contempla itens obrigatórios na manutenção até os 60 mil km.

O objetivo da campanha é que o cliente tenha maior controle dos gastos com seu Volvo, podendo programar os valores a cada vez que o veículo vai para as oficinas autorizadas.

A revisão com preço fixo foi elaborada com preços competitivos aos praticados pelo mercado premium e alinhados ao nível de excelência prestados nos serviços de pós-venda da Volvo Cars. Esse programa compreende os veículos equipados com motores Drive-E, presentes na linha Volvo a partir dos modelos 2015, e apresenta os seguintes preços:

 

Quilometragem 10 mil* / 30 mil* / 50 mil* 20 mil

ou 1 ano**

40 mil

ou 2 anos**

60 mil

ou 3 anos**

VALORES
Linha 40 R$ 899 R$ 1.799 R$ 2.299 R$ 3.399
Linha 60 R$ 949 R$ 1.849 R$ 2.349 R$ 3.499
Linha 90 R$ 999 R$ 1.899 R$ 2.499 R$ 3.599

* Trocas de óleo intermediárias entre as revisões periódicas, que deverão ser feitas a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Consulte o manual de garantia e manutenção.**Revisões periódicas que deverão ser feitas por quilometragem ou tempo, o que ocorrer primeiro. Consulte o manual de garantia e manutenção.

Para a Volvo Cars, o resultado mais claro é o reconhecimento do consumidor. Pesquisas internas apontam a marca em primeiro lugar, por quatro anos seguidos, no atendimento aos serviços de pós-venda prestados pelas concessionárias.

Em função dos resultados gerados pela implementação das metodologias globais (VPS e VAC), a operação brasileira da Volvo Cars também coloca-se como referência entre os mercados no qual a fabricante sueca atua, daí a importância da visita do vice-presidente global de Customer Service ao país. “Terei a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvimento, interagindo com as equipes tanto da marca quanto das concessionárias”, afirma Martin Persson.

Read Previous

Honda Fit chega ao mercado em sua versão 2018 mais equipado

Read Next

Nakata ministra palestras gratuitas de sistemas de suspensão