ZEN comemora resultados com conceito de melhoria contínua

O processo de melhoria contínua adotado pela Zen acaba de receber menção honrosa no Prêmio Kaizen deste ano, é um dos nove cases que serão apresentados no dia 3 de novembro, durante o 2º Workshop de Produtividade, promovido pelo Kaizen Institute.

A fabricante foi selecionada na categoria “Excelência no Sistema de Melhoria Contínua”, e destaca os bons resultados que teve desde 2012 quando começou a utilizar o processo nas áreas produtivas e administrativas: redução dos custos de não qualidade em 66%, aumento da produtividade em 51% e índice de 93% de satisfação dos clientes.

Na ocasião, a fabricante catarinense será representada pelo diretor Eduardo Bertolini, que deve expor em detalhes como a empresa promoveu uma verdadeira mudança cultural na corporação, passando a adotar novos comportamentos e um olhar mais crítico no ambiente de trabalho, criando soluções e eliminando a causa raiz dos problemas.

“Nesse novo conceito de gestão, é necessário envolver toda a equipe, dos líderes ao chão de fábrica. Se não houvesse a participação e, principalmente, o envolvimento de todos, jamais atingiríamos resultados expressivos e cumpriríamos nossas metas. É um processo robusto de melhoria contínua suportando o planejamento estratégico da empresa”, afirma Bertolini.

Baseado no Sistema Lean, que elimina desperdícios e busca o aperfeiçoamento contínuo dos processos, essa filosofia tem origem no modelo Toyota de produção e é adotada por companhias de diversos setores em todo o mundo, apresentando, constantemente, excelentes resultados: economia de recursos, aumento da produtividade, qualidade e, principalmente, competitividade.

“Nessa metodologia de trabalho todos ganham: os colaboradores, que trabalham mais engajados e motivados, e a empresa que se torna mais produtiva, competitiva e rentável”, destaca o executivo. “Os processos de melhoria contínua nos permitem acompanhar as novas demandas com mais agilidade e flexibilidade”, completa.

O workshop

O 2º Workshop de Produtividade será realizado no auditório Victor Civita, da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), na capital paulista (SP). Na ocasião, grandes marcas de segmentos variados, como Alcoa, Pirelli, WEG, Brasil-Kirin, Ingersoll-Rand, Whirlpool e Siemens também apresentarão cases de boas práticas por meio de ações para motivar suas equipes e a busca da melhoria contínua dos processos produtivos e administrativos. Essas empresas concorreram ao Prêmio Kaizen deste ano, que foi entregue no dia 12 de maio.

Read Previous

Vídeo mostra Jaguar F-TYPE SVR alcançando 100 km/h em 3,7 s

Read Next

GP do México: muitos pesos e muitas medidas

Posts Relacionados