Audi A4 traz motor de 190 cv e uma segurança luxuosa

Modelo garante o pacote complete para o segmento: tecnologia, luxuosidade e esportividade, sem falar na mecânica confiável

Texto: Carol Vilanova

Fotos: Edinho Paiva

O Audi A4 é um veículo cheio de história… chegou em 1994 para substituir o icônico modelo 80, como um carro executivo um pouco mais compacto, com quatro portas, muito luxuoso e confiável.

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Logo de cara trouxe novidades na motorização: a oferta de diferentes engenhos – 1,6 e 1,8 litros a gasolina, 1,9 litros diesel, e o primeiro do grupo a contar com o 1,8 l de 20 válvulas, ou seja, cinco por cilindro. Esse último já respirava o desejo da marca voltada para carros de corrida.

Hoje, o modelo de luxo é sinônimo de executivo bem sucedido, e continua a encantar com seu conjunto mecânico forte e sua dose extra de tecnologia embarcada. Sua trajetória registra a conquista de diversos prêmios, o último foi no ano passado, melhor carro sedã, conferido pelos jornalistas da Abiauto.

Dirigir um Audi A4 é um prazer a parte. Desempenho, conforto e segurança, reunidos num modelo que chama atenção por onde passa. Um carro que tem mecânica mais do que confiável, tem estilo no visual e, especificamente nessa nova geração a nona do modelo, ficou ainda mais imponente. Um desenho fluido, que mistura elegância com esportividade.

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No desenho externo, a grade Singleframe, presente do DNA da marca, se destaca, e ao lado os faróis full-LED com desenho ótico bastante moderno, mais um ponto de reconhecimento da Audi.

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As lanternas traseiras apresentam um design tridimensional, muito estilosas e com 48 LEDs cada, enquanto as luzes de freios estão colocadas na parte externa inferior e as lanternas são conectadas por um friso iluminado pelas luzes traseiras.

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Conjunto de pleno sucesso, o powertrain da Audi traz motor 2.0 TFSI renovado, com sistema de combustão aliado à dupla injeção de combustível, ou seja, sob carga parcial, a injeção indireta no coletor de admissão suplementa a injeção direta FSI.

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A engenharia da marca explica que entre os atributos técnicos do propulsor estão o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, o modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, o Audi Valvelift System (AVS – sistema eletrônico de levantamento de válvulas) e a válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor.

Audi A4 traz motor de 190 cv e uma segurança luxuosa
Audi A4 traz motor de 190 cv e uma segurança luxuosa

Conclusão: um motor que responde rápido ao acelerar, entregando a performance de 190 cv de potência máxima e torque de 32 kgfm entre 1.450 e 4.200 rpm. Os dados da marca registram aceleração de 0 a 100 km/h feita em 7,3 segundos e velocidade máxima de 240 km/h.

A Audi explica:

O novo método de combustão com menor fase de compressão e fase de expansão mais longa, assim como maior taxa de compressão, foi projetado especialmente para solicitações parciais, em que as válvulas de admissão fecham muito mais cedo que o usual. Juntamente com a pressão aumentada no coletor de entrada, essa característica reduz as perdas de aceleração durante a aspiração.

Devido ao encurtamento da fase de compressão, a taxa de compressão foi aumentada de 9,6:1 para 11,7:1. Isso significa que, na fase de compressão, o motor tem que comprimir tanta gasolina como um 1.4 TFSI. Também na fase de expansão, quando utiliza plenamente seus dois litros de deslocamento, o motor se beneficia da alta taxa de compressão. O alto nível de pressão resultante durante a combustão aumenta ainda mais sua eficiência.

Para que a mistura ar-combustível possa ser turbilhonada, apesar do curto tempo de admissão, as câmaras de combustão, recessos dos pistões, dutos de admissão e a turbocompressão do novo 2.0 TFSI foram especialmente adaptados para o novo método de combustão. Sob alta solicitação, o Audi Valvelift System abre mais tarde as válvulas de entrada, resultando em uma pressão maior, ao mesmo tempo em que garante bons índices de potência e torque. A pressão de injeção foi elevada para 250 bar.


A economia é conferida por conta de uma combinação de tecnologias, com o uso do o Audi Valvelift System, o sistema Start-stop e o motor com os novos métodos de combustão desenvolvidos.

Sistema Audi Valve Lift
Sistema Audi Valve Lift

O start -stop é uma tecnologia mais conhecida, que faz o desligamento do motor quando o carro para, em situações de semáforos, por exemplo.

Enquanto o AVS é um sistema que varia a elevação das válvulas de escape, que reduz as perdas de descarga na câmara de combustão e garante que o fluxo otimizado dos gases de escape seja direcionado para o turbocompressor. É construído com peças leves e compactas, que fazem o deslizamento de mangas eletromagnéticas no eixo de cames.

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Para casar com o motor tão eficiente, foi adotado a transmissão S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem. As trocas são bastante suaves e evoluem com rapidez, conforme a solicitação do motor. O controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira.

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O motorista pode escolher entre cinco modos de direção: Dynamic, Efficiency, Comfort Automatic e Individual – incluídas no sistema Audi Drive Select, selecionado pelo sistema de configuração do carro.

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Uma suspensão acertada construida nos eixos com cinco braços reprojetados trabalhando em conjunto com a direção eletromecânica forma um conjunto estável e de ótima dirigibilidade e conforto.

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Em relação ao assistência ao condutor, o Audi A4 conta com Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist, câmera de ré, entre outros. O controle de cruzeiro adaptativo, ACC (Adaptive Cruise Control), com o Traffic Jam Assist, assume a direção em situações de trânsito congestionado, por exemplo.

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Outras tecnologias incluem o Audi Cockpit Virtual, uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.

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Aliás, atras do volante multifuncional, outras informações podem ser visualizadas num gráfico bastante bonito, o Head-up Display. Este recurso traz as funções da central multimedia e outras informações, como os mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras.

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O sistema ainda permite a projeção da velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos olhos do motorista), mas esse é um opcinal do veículo. As versões são Atraction, Ambiente e Launch Edition e o preço do veículo acompanha tudo que tem de tecnologia: começa em R$ 159.990,00.

Ficha técnica

Motor: 2.0 TFSI ultra

Cilindros /cilindrada: 4 em linha, transversal/1.984 cm³

Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm

Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm

Tração: dianteira

Transmissão: S tronic, 7 velocidades, dupla embreagem

Peso: 1.405 kg

Comprimento: 4.726 mm

Largura: 1.842 mm

Altura: 1.427 mm

Distância entre-eixos: 2.820 mm

Tanque de combustível: 54 l

Porta-malas: 480 l

Aceleração 0-100 km/h: 7,3 s

Velocidade máxima: 210 km/h

Galeria de fotos:

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