Citroën C4 Picasso: motor THP e muito conforto

Citroën C4 Picasso: motor THP e muito conforto

O modelo conta com o famoso motor THP Turbo 1,6l, que utiliza muitos sistemas e componentes de última geração

Texto: Carol Vilanova

Fotos: Edinho Paiva

Um francês com muito estilo e conforto. O Novo Citroën C4 Picasso nasceu para ser assim, apesar de ser produzido na Espanha. Disponível nas versões de acabamento Seduction e Intensive, o modelo tem ainda um design avançado, muita tecnologia embarcada e um conjunto de powertrain já reconhecido no grupo PSA.

Citroën C4 Picasso: motor THP e muito conforto

Vamos começar pelo motor, o famoso THP Turbo 1,6l, que utiliza muitos sistemas e componentes de última geração, aliás esse motor foi concebido por meio de uma parceria com a BMW e o resultado foi muito positivo.

Citroën C4 Picasso: motor THP e muito conforto

A injeção eletrônica é direta sequencial, apenas gasolina e seu maior trunfo é o turbo compressor do tipo Twin-scroll. O cabeçote de 16 válvulas tem duplo comando de válvulas, além disso tem cárter duplo e uma bomba de óleo com gestão de vazão.

O resultado dessa fórmula é desempenho com baixa emissões de poluentes. A potência máxima atinge os 165 cv a 6.000 rpm, enquanto torque máximo, de 240 Nm, já está disponível a 1.400 rpm e permanece constante até 4.000 rpm.

Citroën C4 Picasso: motor THP e muito conforto

Dirigibilidade, conectividade e conforto, o C4 garante um rodar ágil na cidadee tranquilo na estrada. Principalmente com a ajuda da caixa de câmbio automática EAT6 III, que oferece seis marchas.

Segundo a marca, o câmbio, fabricado pela Aisin, tem uma modulação otimizada dos regimes de passagem em função das solicitações do motorista, proporcionando mais dinamismo e conforto. Podemos usar os Shift-paddles na coluna de direção para mudança sequencial. Demora um pouco para acostumar com a alavanca de troca também na coluna de direção.

Citroën C4 Picasso: motor THP e muito conforto

Outro item que merece atenção por sua maciez e facilidade de manuseio é a direção assistida eletricamente, que varia de acordo com a aceleração, tornando a condução mais segura. Com diâmetro de giro reduzido, ajuda ainda na função Park City, para estacionar automaticamente em estacionamentos.

Citroën C4 Picasso: motor THP e muito conforto

O acerto da suspensão e as melhorias feitas no projeto da carroceria absorvem as irregularidades do piso, proporcionando mais conforto e menos ruído. O posicionamento dos amortecedores traseiros, mais verticalizados, também ajudam nesse quesito, principalmente ao passar por lombadas e valetas.

Um veículo completo que conta com diversos recursos tecnológicos, como controle de tração inteligente, e muitos outros de conforto e conectividade. Sistema Ativo de Ponto Cego, Star/Stop sistema de Visão 360 e o Park Assist dão um toque final ao modelo.

Read Previous

Site Reparador Ford publica informações do Edge 2011-2014

Read Next

Fiat Argo: para diferentes gostos e bolsos

Posts Relacionados