Fiat 500 Abarth: desempenho de gente grande

Com motor turbinado de 163 cv, o compacto na versão mais esportiva tem estilo e muita ousadia, com conjunto mecânico moderno e tecnológico

Texto: Carol Vilanova

Fotos: Edinho Paiva 

Diferente, retrô, compacto e atrevido. O Fiat 500 Abarth é digno de todo elogio, sem perder sua personalidade forte. Para a Fiat, essa é a versão mais apimentada do estiloso modelo, também chamado de “pocket rocket” (foguete de bolso), vindo do México para dar um toque de competição à gama da montadora aqui no Brasil.

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O carrinho não é barato, mas é tão divertido que vale quando custa a partir de R$ 94.000,00 sem muita firula. Pra quem pode e gosta de modelos com mais performance, é uma ótima pedida. A mecânica é tradicional da divisão esportiva da marca, turbo-alimentado e com muita tecnologia avançada e os componentes importados.

Testamos esse modelo cheio de estilo, que começa dispensando o logo da Fiat, e usando logo a marca Abarth, na grade dianteira, no volante, nas rodas, no motor. Aliás, segundo os italianos, o 500 Abarth é um outro carro, que apenas tem como base o Fiat Cinquecento.

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O design é retrô, apesar de ter tecnologia estampada por todo projeto e das linhas esportivas. O que chama atenção mesmo são os detalhes que remetem à marca do escorpião  – signo do fundador Karl Abarth – espalhados pela carros. Os faróis estão mais modernos, assim como as lanternas traseiras.

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Mais esportividade também no duplo escapamento cromado, nas rodas de liga leve de 16″ e nas faixas laterais a capa dos espelhos retrovisores, esses últimos opcionais.

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Vamos ao que interessa: a “pimentice” do 500 Abarth vem do motor 1.4 Multiair 16 V Turbo, que segundo a Fiat chega a 100 km/h em apenas 6,4 s e na velocidade final de 214 km/h. É um kart que acomoda outros passageiros.

Fiat 500 Abarth: desempenho de gente grande
Fiat 500 Abarth: desempenho de gente grande

Na prática, é uma delícia dirigir o modelo, que é bem rápido ao retomar a velocidade e também na hora de acelerar de verdade. Também são 167cv de potência máxima e torque de 23 kgfm a partir de 2500 rpm até os 4000 giros.

Equipado com turbocompressor de até 1,24 bar de pressão máxima, consegue boa relação entre consumo de combustível, baixa emissão de poluentes e desempenho. A engenharia introduziu ainda o filtro de ar de alto fluxo e um sistema de escapamento especial, com um ronco típico.

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Se apertar o botão “Sport”, o motor se enche com a pressão máxima do turbo, e a alusão às pistas ganha vida, já que o volante fica mais pesado e o pedal do acelerador mais rápido.

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Para completar o powertrain esportivo, uma transmissão manual de cinco marchas, bem escalonada e rápida na troca de marchas. A direção tem assistência elétrica, que é muito eficaz. Por ser compacto é ágil, facílimo de manobrar e estacionar. Cabe em qualquer vaguinha.

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Em relação ao 500 normal, o Abarth passou por revisões na suspensão também, adotando molas, amortecedores e barras estabilizadoras redimensionadas para maior estabilidade. Os discos de freios também foram aprimorados e receberam pinças vermelhas, maiores e com mais frenagem.

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Além da ótima estabilidade, oferece muita segurança por meio de uma série de equipamentos eletrônicos, como sete air bags (dois frontais, dois Side Bags, dois Window Bags e Knee Bag), freios ABS com EBD (Electronic Brake-force Distribution), ESS (Emergency Stop Signal), ESC (Electronic Stability Control), TCS (Traction Control System) e TTC (Torque Transfer Control).

Para finalizar, uma passada rápida pelo interior do carro, que é pequenininho, mas super aconchegante, principalmente, para o motorista que gosta dirigir com estilo de pilotagem, com banco concha mais baixo e os acessórios bem à mão.

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O painel tem cara dos anos 60, mas com muita tecnologia, e inclusive com cores chamativas e um medidor de pressão do turbo em destaque. O volante esportivo tema base achatada e assim como a alavanca curtinha do câmbio e painel revestidos em couro com costura vermelha.

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De uma maneira geral, o 500 Abarth é uma verdadeira imersão ao universo das corridas, com muita diversão e um toque de luxo e requinte. Vale a pena conferir esse puro sangue italiano.

Ficha técnica

Motor 1.4 Multiair 16 V Turbo
Posição Transversal, dianteiro
Número de cilindros 4 em linha
Diâmetro x curso 72 mm x 84 mm
Cilindrada total 1368 cm³
Taxa de compressão 9,8:1
Potência máxima 167 cv / 5.500 rpm
Torque máximo 23 Kgfm / 2.500-4000 rpm
Número de válvulas por cilindro 4
Eixo de comando de válvulas Um no cabeçote com sistema MultiAir
Ignição Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Combustível Gasolina
Injeção eletrônica Magneti Marelli, multiponto, sequencial
Câmbio manual
Número de marchas 5 à frente e uma à ré
Relações de transmissão 1ª 3,909;

2ª 2,238;

3ª 1,520;

4ª 1,156;

5ª 0,872;

Ré 3,909

Relação de transmissão do diferencial 3,353
Tração Dianteira com juntas homocinéticas
Embreagem Monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico
Sistema de freios  

 

Serviço Hidráulico com comando a pedal e ABS
Dianteiro A disco ventilado (Ø de 284 mm) com pinça flutuante
Traseiro A disco sólido (Ø de 240 mm) com pinça flutuante, com acionamento mecânico de estacionamento
Suspensão dianteira MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores a geometria
  triangular e barra estabilizadora
Amortecedores Hidráulicos pressurizados a gás, telescópicos, fixação elástica na carroceria
Elemento elástico Mola Helicoidal
Suspensão traseira

 

Com rodas semi-independentes, eixo de torção, com barra estabilizadora
Amortecedores Hidráulicos pressurizados a gás, telescópicos, fixação elástica na carroceria
Elemento elástico Mola Helicoidal
Direção Elétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva 11,4 m
Rodas Aro      6.5X16, em liga leve
Pneus 195/45 R16

 

 

 

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