Ford EcoSport: com motor 1.6 e câmbio automático de seis marchas

Utilitário queridinho do brasileiro oferece uma versão mais em conta com câmbio automático e combina tecnologia e flexibilidade

Texto: Carol Vilanova

Fotos: Edinho Paiva

Desde o lançamento da sua primeira versão, em 2003, o Ford EcoSport caiu mas graças do brasileiro. Um utilitário mais acessível em relação a preço, com a manutenção mais fácil por ser construído sobre a plataforma de um carro popular, o Fiesta, um modelo com posição elevada ao dirigir.

EcoSport4WD-1

Com o passar dos anos, foram chegando as inovações, em 2005 foi o primeiro utilitário esportivo com motor flex, na versão 1.6, e em 2007 ganhou a versão com câmbio automático. Tudo o que agradava o motorista e era conhecido do mecânico. Tanto que recentemente alcançou o marco de 1 milhão de unidades produzidas na fábrica de Camaçari, na Bahia.

EcoSportFreeStyle2008

E se o EcoSport era o queridinho, em 2012 quando ganhou a reestilização e o status de global, ficou mais ainda. Com estilo e beleza de carro importado. Nessa época também ganhou o motor Sigma 1.6, aclamado mundialmente. Hoje é ofertado nas versões 1.6 e 2.0, tanto manual quanto automático.

Ecosport-5

Fizemos o teste no EcoSport 1.6 Freestyle Automático, que traz mecânica bastante moderna, com motor leve e tecnológico, gerando boa performance e baixas emissões de poluentes. O preço é bom, pelo menos para um utilitário, a partir de R$ 68.690,00.

Ecosport-8

O motor foi construído em alumínio, é leve e tem componentes internos com atrito reduzido. Adota a tecnologia Ti-VCT de abertura eletrônica de válvulas, com duplo comando variável, são 16 válvulas. Assim, consegue agregar torque alto mesmo em baixas rotações.

Ecosport-10

O acelerador é eletrônico e apresenta uma grande novidade: correia elástica no lugar da tradicional corrente de distribuição muito usada pela Ford, mantendo pressão mesmo sem o tensionador, proporcionando funcionamento macio, com menor ruído e mais durabilidade.

Ecosport-9

A fórmula se converte em 131 cv de potência com etanol e 126 cv com uso de gasolina. Já o torque máximo atinge os 16,4 Kgfm com etanol e 15,4 kgfm quando abastecido com gasolina.

Casando com o motor está a moderna transmissão sequencial de seis marchas do tipo sequencial com dupla embreagem. Gostoso de dirigir, tem direção elétrica, ou seja, é leve nas manobras e firme em alta velocidade.

Ecosport-3

Como equipamentos de série oferece ainda o ar-condicionado, sistema multimídia SYNC, faróis de LED, duplo airbag e freios ABS, além dos controles eletrônico de estabilidade com o assistente de partida em rampa, que mantém o sistema de freios acionado em ladeiras para facilitar as saídas.

Ecosport-2

Um modelo com design moderno, altura elevada do solo e com conceito de esportividade, proporciona conforto e agilidade em diferentes condições de rodagem. Tem espaço garantido nas brasileiras.

Ecosport-11

Ficha técnica

Motor Sigma 1.6 16V Ti-VCT
Combustível Etanol e Gasolina
Válvulas 16
Cilindrada 1.596 cm3
Alimentação Injeção multi ponto
Potência 131 cv (etanol) e 126 cv (gasolina)
Torque 16,4 Kgfm (etanol) e 15,4 kgfm (gasolina)
Câmbio Automático de seis marchas
Embreagem Dupla
Tração Dianteira
Direção Elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal
Freios Na dianteira a disco ventilados e na traseira discos sólidos

 

 

 

 

 

 

 

Read Previous

Cobreq oferece catálogo online com acesso pelo celular

Read Next

Volkswagen lança canal exclusivo com mecânicos independentes