Honda Civic: o carro que não quebra

Modelo vem equipado com o moderno conjunto i-VTEC 2.0 e traz ainda tecnologias como direção progressiva e outros recursos

Texto: Carol Vilanova

Fotos: Edinho Paiva

Há 17 anos tive o privilégio de trabalhar na assessoria de imprensa da Honda Automóveis do Brasil, como uma das jornalistas. Era o começo da era Civic Nacional, e a marca tinha sido a quinta montadora a se instalar no Brasil, com uma bela fábrica em Sumaré, interior de São Paulo, onde fui várias vezes e constatei, ainda no final dos anos 90, o quanto de tecnologia e qualidade era aplicada ali dentro.

Me lembro que na época, conversava muito com os concessionários da rede que reclamavam de um fato peculiar: a oficina não era lá muito frequentada, pois, segundo eles: “o carro não quebrava”. Bom, contei essa história para trazer à tona uma característica do Civic que sempre me chamou muita atenção: a durabilidade.

honda-civic-1

Claro que a tradição japonesa conta muito, mas realizar as manutenções preventivas no prazo correto é essencial para que essa durabilidade se perpetue e que tenhamos então, um cliente pra lá de satisfeito, com um carro moderno e cheio de tecnologia.

honda-civic-4

Nessa matéria vamos falar um pouco sobre a mecânica do Civic na versão EXR, a topo de linha, que traz ainda mais tecnologia, com seu motor 2.0 FlexOne, além de outros mimos como controle de tração/estabilidade VSA e o HSA (Hill Start Assist).

O carro vem equipado com o moderno conjunto i-VTEC 2.0 SOHC, cheio de siglas que trazem mais desempenho e torque mesmo em rotações mais baixas. Começando pelo SOHC, ou seja, Single Overhead Camshaft, que significa comando de válvulas simples.

honda-civic-6

Aí vem o tchan desse motor, o i-Vtec, que nasceu no Civic Si, ainda nos anos 90. Seu conceito é baseado no VTEC, Variable Valve Timing and Lift Electronic Control, que significa Sistema de Controle de Sincronização e Abertura Variável das Válvulas, um sistema amplamente usado nos motores da Honda, que permite avançar ou retardar o comando, proporcionando maior curva de torque e potência.

Honda-Civic-2014-Motor

Nascido para equipar o New Civic si, o conceito do VTEC era simples: alterar os parâmetros de sincronização e abertura das válvulas de acordo com a combinação de alguns fatores, como RPM (Rotação do Motor), VSS (Sensor de Velocidade do Veículo), ECT (Temperatura do Fluído de Arrefecimento do Motor), MAP (Pressão Absoluta do Coletor de Admissão) e TPS (Sensor de Posição da Borboleta do Acelerador).

Fisicamente, os motores com o sistema VTEC contam com mais de um ressalto (came) no eixo de comando para acionar as válvulas e, com a ajuda do controle eletrônico, fazer ajustes no motor, segundo suas condições.

Com essa tecnologia, a marca garante que os modelos ficam com mais performance sem gastar mais combustível, ou seja, no caso do nosso Civic 2.0 são 155 cv de potência quando abastecido com etanol e 150 cv com uso exclusivo da gasolina, ambos a 6.300 rotações.

Em relação ao torque, são 19,4 kgfm a 4.700 rpm quando está usando etanol e 19,3 kgfm a 4.800 rpm com uso de gasolina. Na prática, o motor 2.0 realmente responde bem, tanto em velocidade quanto em retomadas, já sobre economia, digamos que é razoável para um sedã com 2 litros.

Um charme é a ecologia expressa na função ECON, que permite uma condução mais econômica por meio de um botão, que de acordo com a marca, altera vários parâmetros de funcionamento do motor para gastar menos consumo de combustível, como o controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System) – e o ar-condicionado.

honda-civic-10

No entanto, um granfe diferencial desse motor é o moderno sistema FlexOne de partida a frio, que elimina o tanque auxiliar de gasolina. Ou seja, mesmo com temperaturas baixas, o acionamento do motor é feito normalmente.

Internamente, o acabamento é requintado e ergonomicamente agradável para os ocupantes, Itens de conforto estão em primeiro lugar, com destaque para o novo sistema multimídia com monitor LCD de 7″.

honda-civic-9

A dirigibilidade do modelo é muito prazerosa, principalmente por conta do sistema de direção assistida eletronicamente, que gradualmente deixa o volante mais firme em altas velocidades. Entre os recursos desse modelo estão: ABS com EBD e controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist), além do HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa.

honda-civic-5

 

Ficha tecnica

 

Motor em alumínio                                       2.0 16V SOHC i-VTEC FlexOne

Potência                                                             155 cv (etanol) e 150 cv (gasolina) a 6300 rpm

Torque                                                                19,5 kgfm a 4800 rpm (etanol) e 19,3 kgfm a 4700 (gasolina)

Transmissão                                                     Automática de 5 velocidades com Shift Hold Control +

Pneus                                                                  205/55R17 93W

Rodas em liga leve                                         17 x 7′  J

Estepe temporário                                        T125/70D15 95M

Direção                                                               Com assistência elétrica progressiva – EPS

Suspensão dianteira                                     McPherson

Suspensão traseira                                        Multi-link

 

 

Read Previous

E aí, está na hora de trocar os pneus?

Read Next

Oficina Renault Minuto agora atende em Niterói