Mecânica moderna e de fácil manutenção, scooter chama atenção pelos recursos modernos que oferece
Texto: Carol Vilanova
Fotos: Edinho Paiva
O estilo mais clássico da Honda SH 300i esconde um pouco a quantidade de recursos tecnológicos que a scooter traz. É uma ótima opção para transitar em centros urbanos, levando com ela um design bastante moderno e muita tecnologia embarcada.
Pra começar, tem ignição keyless, ou seja, a chave pode ficar no bolso do motorista enquanto dirige. Tem uma carenagem que protege do vento e ajuda na aerodinâmica, mas que pode ser removida. Tem mobilidade para andar nos centros urbanos e facilidade de manobrar e estacionar.
A SH 300i é construída com chassi tipo monobloco – underbone, que apesar de ser robusto é bastante leve. A suspensão conta com garfo telescópico de 115 mm de curso (dianteira) e 114 mm (traseira), além disso, o sistema duplo de amortecimento ajuda na pilotagem, confortável e ergonômica. Segurança também ganha destaque na scooter, que traz freios ABS e pneus de 16 polegadas.
Equipada com motor OHC (Over Head Camshaft) monocilíndrico de 279,1cm³, do tipo quatro tempos, com arrefecimento a líquido e injeção eletrônica PGM-FI (Injeção Programada de Combustível).
Dessa maneira, atinge potência máxima de 24,9 cv a 7.500 rpm e torque de 2,59 kgf.m a 5.000 rpm, um conjunto que responde bem nas acelerações e prioriza a economia de combustível, somente gasolina. O tanque de combustível tem capacidade para 9,1 litros.
A rodagem suave é garantia por conta do câmbio automático do tipo CVT (Honda V-Matic), cuja transmissão final é feita por correia dentada, sistema que evita lubrificações e manutenções constantes.
O modelo, segundo a Honda, já está em total acordo com as normas que restringem a emissão de poluentes estabelecidas pela segunda fase do Promot 4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).
Falando um pouco do desenho, o conjunto óptico chama atenção por causa da modernidade, já que conta com tecnologia de lâmpadas em LED. De baixo do assento, existe um compartimento para armazenar capacete e outros objetos.
O painel de instrumentos permite leitura digital e analógica para os principais parâmetros de funcionamento do motor e da parte elétrica. Dentro da carenagem foram instalados sensores que ativam a ignição, abertura do banco ou até mesmo o acionamento do motor quando a chave se encontra a dois metros de distância da scooter.
O modelo é fabricado na fábrica da marca em Manaus, e pode ser encontrada nas concessionárias pelo preço inicial de R$ 23.590,00. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões.
Ficha Técnica
Motor | OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, 4 tempos, arrefecimento líquido |
Cilindrada | 279,1 cm3 |
Diâmetro x Curso | 72,0 x 68,6 mm |
Potência Máxima | 24,9 cv a 7.500 rpm |
Torque Máximo | 2,59 kgf.m a 5.000 rpm |
Sistema de Alimentação | Injeção eletrônica de combustível PGM-FI |
Sistema de Lubrificação | Forçada por bomba trocoidal |
Relação de Compressão | 10,5 : 1 |
Transmissão | Tipo CVT |
Embreagem | Embreagem automática centrífuga (tipo seco) |
Óleo do Motor | 1,7 litros (1,2 litros para troca) |
Chassi | Monobloco (Underbone) |
Suspensão Dianteira / curso | Garfo Telescópico / 115 mm |
Suspensão Traseira / curso | Dois amortecedores / 114 mm |
Freio Dianteiro / Diâmetro | Disco com 256 mm (ABS) |
Freio Traseiro / Diâmetro | Disco com 240 mm (ABS) |
Galeria de fotos
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.