Honda SH 300i: mobilidade com segurança e tecnologia 

Mecânica moderna e de fácil manutenção, scooter chama atenção pelos recursos modernos que oferece

Texto: Carol Vilanova

Fotos: Edinho Paiva

O estilo mais clássico da Honda SH 300i esconde um pouco a quantidade de recursos tecnológicos que a scooter traz. É uma ótima opção para transitar em centros urbanos, levando com ela um design bastante moderno e muita tecnologia embarcada.

honda-sh300

Pra começar, tem ignição keyless, ou seja, a chave pode ficar no bolso do motorista enquanto dirige. Tem uma carenagem que protege do vento e ajuda na aerodinâmica, mas que pode ser removida. Tem mobilidade para andar nos centros urbanos e facilidade de manobrar e estacionar.

honda-sh300-3

A SH 300i é construída com chassi tipo monobloco – underbone, que apesar de ser robusto é bastante leve. A suspensão conta com garfo telescópico de 115 mm de curso (dianteira) e 114 mm (traseira), além disso, o sistema duplo de amortecimento ajuda na pilotagem, confortável e ergonômica. Segurança também ganha destaque na scooter, que traz freios ABS e pneus de 16 polegadas.

honda-sh300-5

Equipada com motor OHC (Over Head Camshaft) monocilíndrico de 279,1cm³, do tipo quatro tempos, com arrefecimento a líquido e injeção eletrônica PGM-FI (Injeção Programada de Combustível).

honda-sh300-1Dessa maneira, atinge potência máxima de 24,9 cv a 7.500 rpm e torque de 2,59 kgf.m a 5.000 rpm, um conjunto que responde bem nas acelerações e prioriza a economia de combustível, somente gasolina. O tanque de combustível tem capacidade para 9,1 litros.

honda-sh300-2

A rodagem suave é garantia por conta do câmbio automático do tipo CVT (Honda V-Matic), cuja transmissão final é feita por correia dentada, sistema que evita lubrificações e manutenções constantes.

O modelo, segundo a Honda, já está em total acordo com as normas que restringem a emissão de poluentes estabelecidas pela segunda fase do Promot 4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

Honda SH 300i: mobilidade com segurança e tecnologia
Honda SH 300i: mobilidade com segurança e tecnologia

Falando um pouco do desenho, o conjunto óptico chama atenção por causa da modernidade, já que conta com tecnologia de lâmpadas em LED. De baixo do assento, existe um compartimento para armazenar capacete e outros objetos.

honda-sh300-4

O painel de instrumentos permite leitura digital e analógica para os principais parâmetros de funcionamento do motor e da parte elétrica. Dentro da carenagem foram instalados sensores que ativam a ignição, abertura do banco ou até mesmo o acionamento do motor quando a chave se encontra a dois metros de distância da scooter.

honda-sh300-2

O modelo é fabricado na fábrica da marca em Manaus, e pode ser encontrada nas concessionárias pelo preço inicial de R$ 23.590,00. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões.

Ficha Técnica

Motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, 4 tempos, arrefecimento líquido
Cilindrada 279,1 cm3
Diâmetro x Curso 72,0 x 68,6 mm
Potência Máxima 24,9 cv a 7.500 rpm
Torque Máximo 2,59 kgf.m a 5.000 rpm
Sistema de Alimentação Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Sistema de Lubrificação Forçada por bomba trocoidal
Relação de Compressão 10,5 : 1
Transmissão Tipo CVT
Embreagem Embreagem automática centrífuga (tipo seco)
Óleo do Motor 1,7 litros (1,2 litros para troca)
Chassi Monobloco (Underbone)
Suspensão Dianteira / curso Garfo Telescópico / 115 mm
Suspensão Traseira / curso Dois amortecedores / 114 mm
Freio Dianteiro / Diâmetro Disco com 256 mm (ABS)
Freio Traseiro / Diâmetro Disco com 240 mm (ABS)

 

Galeria de fotos 

 

 

 

Read Previous

Shell Rimula promove ação com dupla sertaneja pedindo carona

Read Next

Cobreq fornece pastilhas originais do Chevrolet Cobalt

Posts Relacionados