J3 S 1.5 agora é flex e funciona sem o tanquinho de gasolina

Tecnologia Jet Flex dispensa o tanquinho no modelo, gradativamente vai equipar todos os veículos da JAC Motors no Brasil

A Jac Motors chegou ao Brasil em 2011 e até hoje vem apresentando novas possibilidades de consumo ao seu público-alvo. Desta vez, começou com o objetivo de transformar os já conhecidos J3 S e J3 Turin S em veículos bicombustíveis, mas foi bem além. Lançou os veículos flex, com uma carroceria totalmente redesenhada e, a partir da aplicação da tecnologia Jet Flex, dispensou o tradicional tanquinho de gasolina, que facilitava as partidas em dias mais frios quando abastecido com etanol.

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Para alcançar este resultado, fez alguns ajustes no motor 1.5 original, destacando a galeria de alimentação do sistema de injeção de combustível. Logo, nos novos bicombustíveis da Jac Motors esta flauta é maior e mais alta, para comportar novos bicos injetores equipados com um sistema de pré-aquecimento do etanol que, trabalhando junto com uma central eletrônica, funciona sem a necessidade do tanquinho de gasolina. Nessa matéria fizemos o teste com o modelo J3 S, ou seja, a versão sedan.

A nova linha de bicombustíveis da marca – J3 S 1.5 Jet Flex e J3 Turin S 1.5 Jet Flex – tiveram seus motores herdados do sedã médio J5, com a adoção da tecnologia sem tanquinho. Dessa maneira, a potência máxima conseguida é de 127cv com etanol e de 125 cv a gasolina, sempre a 6000 rpm. De torque, são 154 Nm (etanol) e 152 Nm (gasolina) ambos a 4.000 rpm. Segundo a montadora, o veículo faz de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e chegam a quase 200 km/h de velocidade máxima. Isso com sua transmissão manual de cinco velocidades.

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E para combinar desempenho e potência com baixo nível de consumo, a montadora utiliza a tecnologia VVT aos automóveis. A sigla quer dizer Comando Variável de Válvulas, ou Variable Valve Timing, e tem a função de controlar o tempo de abertura das válvulas, de modo que o motor ofereça torque em baixas e médias rotações, e apresente potência nos altos regimes. Traduzindo, o motor é bastante ágil mesmo em baixas rotações, e o consumo de combustível é honesto.

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Já para tentar manter um padrão de conforto, os novos modelos têm suspensão dianteira independente, tipo McPherson com molas helicoidais; e suspensão traseira independente, tipo Dual Link, também com molas helicoidais.

Olhando pelo lado de fora, as novidades do J3 ficam por conta das novas rodas, com design exclusivo; faixas decorativas na lateral e o logo “Jet Flex na tampa do porta-malas. Internamente, por sua vez, toda a família J3 S 1.5 Jet Flex passa a ter novos pedais e soleiras, além da cor vermelha na costura no volante, bancos, coifa do cambio e toda a iluminação do painel.

oficinanews_J3-1Além disso, os novos modelos vêm com direção hidráulica, ar-condicionado, CD MP3 player com USB, sensor de estacionamento, volante revestido em couro com comandos multi-função e regulagem de altura, porta-revistas, porta-copos, chave canivete com destravamento remoto das portas, alarme anti-furto, bancos em Black Fabric com ajuste do apoio de cabeça, tomada de 12 volts, luz de leitura e mais uma boa lista de itens de série.

Ficha técnica
Motor 1.5                           l Flex
Cilindros                            4 em linha
Comando de válvulas      Duplo no cabeçote acionamento por corrente
Variação do comando     Admissão
Válvulas por cilindro      4
Diâmetro dos cilindros  75 mm
Taxa de compressão       10,5:1
Curso dos pistões           84,8 mm
Cilindrada                        1499 cm³
Potência                            127 cv (etanol) e 125 cv (gasolina) a 6000 rpm
Torque                               15,7 kgfm (etanol) e 15,5 kgfm (gasolina) a 4000 rpm
Combustível                     Etanol/gasolina
Alimentação                     Injeção multiponto

Transmissão Câmbio    Manual de 5 marchas
Tração                              Dianteira
Embreagem                    Monodisco a seco
Suspensão Dianteira     Independente, McPherson
Suspensão Traseira       Independente, McPherson
Freios Dianteiros           Disco ventilado
Freios Traseiros             Tambor
Direção                            Assistência Hidráulica
Diâmetro de giro           10 m
Pneus dianteiros           185/60 R15
Pneus traseiros              185/60 R15

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