Novo Nissan Sentra Flex: sem o tanquinho de gasolina

Motor 2.0 bicombustível com a tecnologia Flex Start, transmissão CVT e acertos na suspensão são alguns detalhes que deixaram o carro mais interessante

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A sétima geração do Nissan Sentra chegou no Brasil com a promessa de redefinir o padrão do segmento de sedãs médios brasileiros, com inovações na parte mecânica, recursos tecnológicos e muito mais requinte. Mixando tudo isso com um visual totalmente renovado, que abandonou de vez a ”cara de tiozão”, essa promessa está se concretizando, já que a versão reestilizada registrou aumento de mais de 100% nas vendas no comparativo entre o primeiro semestre desse ano com o ano passado, ou seja, dobrou.

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Com efeito, as alterações do design do Novo Sentra tiveram grande parte nesse cenário, já que o carro ficou mais bonito, com linhas mais harmoniosas, apesar do estilo conservador. Adotou a tecnologia nos conjuntos ópticos, com a combinação de faróis e lanternas de LED para iluminação dianteira e traseira. A beleza que faltava para enfrentar competidores de peso, como Toyota Corolla, Ford Focus. Honda Civic e Chevrolet Cruze.

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Grande destaque do modelo é o eficiente motor 2 litros 16 válvulas, equipado com comando variável eletrônico de válvulas do tipo CVVTCS e acelerador eletrônico. Dessa maneira, o Novo Sentra desenvolve 140 cavalos de potência a 5.100 giros e 20 kgfm de torque máximo sempre a 4.800 rpm, sendo abastecido com ambos os combustíveis. Outra inovação é a nova calibração do sistema de injeção, que passa a contar com o sistema de partida a frio FLEX START® Bosch, que elimina o tanquinho de gasolina, além de melhorar o consumo de combustível e reduzir as emissões em até 40% no momento da partida do motor.

 

Motor 2.0 com comando variável de válvulas
Motor 2.0 com comando variável de válvulas

O sistema funciona da seguinte maneira: ao ligar o veículo quando abastecido com uma proporção entre 85% e 100% de etanol em dias frios, a tecnologia Flex Start vai aquecer esse combustível antes de ser injetado no motor, por meio de uma galeria de combustível equipada com lanças aquecedoras, acionadas e monitoradas por uma unidade de controle exclusiva. Dessa forma, o etanol é injetado na câmara de forma pulverizada, melhorando a combustão e assegurando uma melhor resposta e eficiência na partida a frio.

O propulsor combina com perfeição com o sistema de transmissão Xtronic CVT®, construída com cerca de 60% ​​dos componentes novos e, portanto, 13% mais leve, uma fórmula que reduz em até 40% o atrito interno, em comparação com a geração anterior. Segundo a marca, a menor fricção das peças é decorrente, também, da adoção de uma bomba de óleo mais compacta, do uso de óleo de baixa viscosidade e da redução de perdas do lubrificante e pressão necessária. A versão de entrada vem disponível com câmbio manual de seis velocidades.

Dirigibilidade e estabilidade andam juntos, por isso a Nissan tratou de ajustar também o sistema de suspensão, com calibração especial para os pavimentos brasileiros. Também foram empregados amortecedores que ajudam a estabilizar a carroceria mais rapidamente quando o veículo passa por pisos irregulares; enquanto a suspensão conta traseira conta com novos reforços e mais um coxim para melhorar a estabilidade.

A facilidade ao dirigir também se deve ao sistema aperfeiçoado para a direção elétrica, visando a leveza das manobras, especialmente as de estacionamento, por meio de um sistema eletrônico, que gerencia o esforço demandado, e ainda deixando a direção mais firme em relação à velocidade de cruzeiro.

Ainda falando de conforto e praticidade, o novo modelo da Nissan tem climatização individualizada, obtida com o ar-condicionado digital dual zone, que permite o ajuste individual da temperatura para cada ocupante do banco dianteiro (disponível a partir da versão intermediária SV). Oferece o bluetooth, permitindo total conectividade sem a necessidade de retirar as mãos do volante, que vem revestido em couro e que tem ainda os comandos do sistema de áudio, piloto automático e do computador de bordo integrados.

Em relação ao plano de manutenção, o Nissan Sentra conta com o programa “Compromisso Nissan”, introduzido nos lançamentos dos compactos March e Versa. Com ele, a Nissan reafirma o compromisso de oferecer preços tabelados nacionalmente e de 2 anos para o uso do programa de assistência 24 horas Nissan Way.

 

Ficha técnica

Motor                                  2.0L, 4 cilindros, 16V , com sistema CVVTCS* e acelerador eletrônico

Cilindrada                           1.997 cm³

Sistema de injeção         Eletrônica Multiponto Sequencial

Combustível                      bi-combustível (etanol/gasolina)

Potência Máxima            140 cv @ 5.100 rpm (etanol/gasolina)

Torque Máximo              20 kgfm @ 4.800 rpm (etanol/gasolina)

Transmissão                      Automático XTRONIC® CVT

Tração                                 Dianteira

Suspensão dianteira      Independente do tipo McPherson com barra estabilizadora

Suspensão traseira         Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais

Freios dianteiros             Sistema ABS de 4 canais e 4 sensores com controle eletrônico de distribuição de força (EBD), discos ventilados dianteiros e discos solidos traseiros

Direção                                Elétrica com assistência variável

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