Raio X: T5 CVT, o primeiro automático da Jac

Equipado com motor de 1,5 litro bicombustível e transmissão CVT, o modelo chinês é uma opção mais barata de SUV completo

Texto: Flavia Gomes

Fotos: Carol Vilanova

Avaliamos o novo JAC T5 CVT equipado com transmissão automática. A chegada do carro deu início a um novo capítulo da história da marca no Brasil, pois a marca precisava renovar o portfólio com uma família de produtos competitiva. No segmento dos SUV´s compactos, o câmbio automático responde por mais de 75% das vendas.

O carro conta com mudanças específicas para o gosto do brasileiro, o motor bicombustível por exemplo, obtidas por nova calibração da TCU (TransmissionControl Unit, ou Unidade de Controle da Transmissão), visando gerar maior agilidade de resposta aos comandos do acelerador.

A caixa de câmbio, desenvolvida pela Punch Power Train, da Bélgica, conta com três modos de uso: “D” (Drive ou modo de condução normal), objetivando conforto e economia de combustível; “S” (Sport ou modo esportivo), que conta com “trocas de marchas” em altas rotações, presumindo um melhor desempenho; “Sequencial ou Manual”, na qual o condutor comanda o instante em que quer realizar as trocas de marchas. Por ser um câmbio CVT, que não possui “marchas reais”, mas uma relação continuamente variável, essa caixa da Punch oferece seis marchas virtuais, que podem ser comandadas por uma pequena alavanca no console central identificada por “+” e “-”, ou trocas ascendentes e reduções, respectivamente.

Além da transmissão automática, a novidade trazida pelo JAC T5 CVT em relação à versão tradicional com câmbio manual é o cruisecontrol, ou controlador de velocidade, popularmente conhecido como piloto automático. Acionado por teclas no volante de direção, ele mantém a velocidade constante, tanto em subidas como descidas, poupando a necessidade de se pressionar o pedal do acelerador.

Raio X: T5 CVT, o primeiro automático da Jac
Raio X: T5 CVT, o primeiro automático da Jac

Equipado com motor de 1,5 litro, com quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão (VVT), ele rende potência máxima de 125 cv a gasolina e 127 cv com etanol, a 6.000 rpm. O torque máximo é de 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol), ambos a 4.000 rpm. Por usar o sistema bicombustível JetFlex, esse motor dispensa o uso do tanquinho de gasolina para as partidas a frio.

O T5 exibe um design atual e agressivo, mesclando linhas da carroceria à combinação de spoiler preto na parte inferior dos para-choques, incluindo frisos cromados na parte de cima. A lateral mescla linha alta na “cintura” e traços que surgem no capô dianteiro e no para-choque. A traseira caracteriza-se pela tampa mais “bojuda”. Com o pequeno aerofólio montado na extremidade do teto, T5 ganha um ar “esportivo”.

Um de seus maiores diferenciais é o kit multimídia, fornecido pela Foxconn, com mirror link e tela de 8 polegadas. Ele possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB e SD Card e oferece a função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablets através do touchscreen da tela HD de 8 polegadas. O sistema incorpora também a câmera de ré.

O T5 CVT ainda conta com ESP (controle eletrônico de estabilidade), TCS (controle eletrônico tração), assistente de partida em rampas (HSA), EBD (distribuidor eletrônico de frenagem), BAS (assistente para frenagens de pânico), BOS (pedal “inteligente” de freio), que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente e luzes diurnas de LED.

A proposta da marca com o JAC T5 é oferecer um carro com maior número de equipamentos e menor valor de compra quando comparado aos concorrentes. O preço sugerido é a partir de R$ 69.990 reais.

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