Evoque: sofisticação e mecânica de primeiro mundo

Modelo reúne desenho arrojado e um trem de força que inclui motor 2.0 turbo e um câmbio automático de nove marchas. Resultado: 240 cv e muito desempenho

Carolina Vilanova

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O luxuoso Range Rover Evoque vai definitivamente contra a expressão: “é só para inglês ver”. O modelo, de design arrojado e mecânica de última geração, é pra todo mundo ver, e se tiver oportunidade, dar uma voltinha. A marca inglesa projeta e produz veículos com exclusividade, primazia e muita, mas muita tecnologia. Nessa reportagem vamos mostrar um pouco dos atributos desse modelo na versão Prestige Tech Pack.

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Falando de visual, o Evoque chama atenção quando passa, e olha que tem passado bastante, pois é um modelo que já caiu no gosto do brasileiro e por isso tem vendido bem – superam as 15 mil unidades desde o lançamento do veículo, no segundo semestre de 2011. Aliás, esse é um dos motivos que acarretaram com a entrada da montadora inglesa aqui no Brasil como fabricante, isso mesmo, no ano que vem, já terão veículos anglo-brasileiro rodando por aqui.

oficinanews_evoque4Recapitulando: design arrojado e até meio futurista, com linhas dinâmicas, esportivas e um charme sem igual. E a tecnologia começa aparecendo aí: o belo conjunto óptico com faróis de Xenon combinados com a iluminação em LED, que além de uma excelente iluminação, mostra a identidade visual de toda gama da Range Rover. Exclusivo e mais chamativo ainda à noite.

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Todo visual do modelo não supera o interior requintado e a mecânica perfeita e avançada. Debaixo do capô tem um moderno conjunto de força, o motor a gasolina Si4 de 2.0 litros turbo, com quatro cilindros e equipado dom turbo, capaz de entregar até 240 cavalos de potência e um torque impressionante de 340 Nm. Um engenho compacto e leve, de altíssima tecnologia.

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Ainda tem mais: a injeção direta de combustível e a distribuição dupla variável, que resultam em agilidade e economia de combustível, fato raro na categoria dos utilitários, vamos acrescentar aí a baixa emissão de poluentes. Com essa formula, o Evoque tem ótima performance nas estradas, com respostas rápidas do acelerador e uma velocidade de cruzeiro bem confortável, subindo o velocímetro com certa facilidade.

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A grande novidade é a transmissão automática ZF-9HP, segundo a marca, uma obra-prima em termos de dimensões por ser extremamente compacta. A engenharia explica que apesar de contar com três velocidades adicionais, é apenas 6 mm mais larga e pesa 7,5 kg menos que a caixa anterior de seis velocidades. A nova transmissão tem um design inédito e conta com uma bomba hidráulica, contribuindo para maior eficiência. Somadas a caixa está o conjunto de duas embreagens patenteadas também compactas e um novo sistema de engrenagens de alojamento inteligente.

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Traduzindo: mudanças de marchas rápidas e imperceptíveis, tudo isso feito por meio de um botão redondo no console, que contrai quando o carro é desligado, deixando a superfície lisa, esse é o sistema Drive Selector. Além disso, os mais esportivos têm a oportunidade de mudar as marchas por meio de aletas atrás do volante. É fácil e tecnológico dirigir uma Evoque, com prazer, o que é melhor ainda.

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Quem quer ainda mais tecnologia, se ligue nos vários recursos nos sistemas de condução, resultando em mais conforto e segurança, como o Controle de Cruzeiro Adaptativo ACC com Queue Assist, sistema de controle automático de velocidade que freia o veículo automaticamente no momento em que ele se aproxima de outro veículo mais lento e acelera novamente o modelo quando a pista está livre, mantendo a velocidade programada.

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Tem ainda o Torque Vectoring, outra tecnologia que funciona na distribuição do torque de maneira independente em cada roda, proporcionando maior estabilidade, ideal para situações de curvas em alta velocidade. E ainda o Start/stop, que desliga o motor quando o veículo está parado num semáforo, por exemplo.oficinanews_evoque-10

Na suspensão, o Evoque utiliza subchassi dianteiro e traseiro semelhantes, quatro rodas independentes, suspensão multilink na traseira e uma altura do solo bem confortável, o que permite que se saia muito bem no off road. Além disso, o veículo conta com breakover, aproximação e ângulo de chegada, com tração integral nas quatro rodas.

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De acordo com a engenhar da marca, todo o potencial fora de estrada do veículo é reforçado pelo exclusivo sistema Terrain ResponseTM, que adapta as configurações de tração, motor, suspensão e torque de acordo com o tipo de terreno em que se trafega. Esse modelo é equipado com o sistema Adaptative Dynamics, com amortecedores Magne Ride, que adapta o fluido do amortecedor de acordo com a velocidade, tipo de piso e estilo de direção do motorista para uma condução mais ou menos esportiva, proporcionando excelente estabilidade em altas velocidades.

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Dentro de um interior fantasticamente requintado e recheado de materiais de primeira, o modelo é top em termos de equipamentos e segurança e de conforto, conta com uma série de recursos, entre eles o ABS, ESP, EBD e seis air bags e muitos outros. O pacote de série conta ainda com sistema de navegação HDD pela tela de 8 polegadas, sistema park assist que calcula o espaço disponível e realiza automaticamente a manobra de baliza e os sensores de estacionamento traseiro e dianteiro e por aí vai. Preço?  Vale quanto pesa: na versão Prestige a partir de R$ 222.500,00, valendo cada centavo. Na mais equipada, como a que testamos, o preço chega a R$ 274.500,00.

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Ficha técnica

Motor Transversal a gasolina

Cilindros                     4 em Linha

Válvulas                      16

Comando                    duplo comando no cabeçote e turbocompressor

Injeção                                   direta

Cilindro x pistão         87.5 / 83.1 mm

Taxa de compressão  1:10

Potência                     240 cv @ 5500

Torque                        340 Nm @ 1750

Transmissão               9 Velocidades com trocas sequenciais

Direção                       eletro-assistida

Suspensão:                  Dianteira independente do tipo McPherson com amortecedores magnéticos.

Traseira independente do tipo magneride.

Freios:                         Discos ventilados na dianteira de 300 mm e sólidos na traseira de 302 mm.

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