Toyota Etios: dois motores que mandam muito bem  

Testamos os propulsores 1.3 e 1.5 litros que equipam o compacto da marca japonesa, com mecânica reconhecida, ambos são econômicos e oferecem ótima performance

Texto: Flavia Gomes

Imagens: Carol Vilanova

O Toyota Etios sempre foi e continua sendo um compacto de muito respeito. Bem resolvido, com um casamento perfeito entre motor e câmbio, tem uma mecânica de primeira, só peca no visual, que não é dos mais atraentes, mas isso não importa.

A linha do Toyota Etios 2018 chegou no mercado brasileiro em janeiro deste ano, com desenho renovado. Tanto a versão hatchback quanto a sedã contam com novos para-choques dianteiros e traseiros. À versão XLS foi adicionado saias laterais e a versão Platinum ganhou um detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete.

Se o visual continua sem grandes alterações, o conjunto de trem de força também não teve alteração, mas também nem precisava. A marca oferece as opções de 1.3L e 1.5L, ambas 16V Flexfuel, produzidos na planta de motores da Toyota inaugurada em 2016, na cidade de Porto Feliz (SP).

Toyota Etios: dois motores que mandam muito bem
Motor 1.5: econômico e durável

Fizemos o teste com as duas opções de motores, e podemos afirmar que cada uma dentro da sua limitação, ambas andam muito bem. As boas retomadas têm a ver com a tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, o que gera um bom desempenho com ótima economia de combustível.

Motor 1.3

O motor 1.3L rende 98 cv quando abastecido com etanol, e 88 cv quando usa somente gasolina, e o torque alcançado é de 12,8 kgfm (com etanol) e de 12,3 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Já o propulsor 1.5L é capaz de gerar 107 cv de potência, com etanol e 102 cv com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,4 kgfm (com etanol) e de 14,0 kgfm (com gasolina).

Com o motor 1,5l experimentamos a transmissão automática de quatro velocidades, que segundo a engenharia da marca, utiliza o software de gerenciamento AI Shift Control (Inteligência Artificial de Controle de Trocas, na tradução livre) que é capaz de analisar a condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito etc.), a posição do pedal do acelerador e, assim, selecionar e manter a marcha mais adequada para cada situação de condução.

Já o modelo 1.3 vinha acoplado com o câmbio manual de seis velocidades, que tem se tornado bastante comum hoje em dia, e ajuda quando a tarefa é economizar combustível. Para ele, a a Toyota adotou o IMT – Monitor Inteligente de Aceleração – que segundo a marca, funciona como um auxiliar de arranque, evitando que o motor apague assim que o motorista tira o pé da embreagem para colocar o carro em movimento. A caixa manual de seis velocidades possui acionamento hidráulico da embreagem.

Bastante gostoso de dirigir, o Etios, assim como o Corolla, utiliza a direção eletroassistida progressiva (EPS), que se adapta conforma a velocidade do veículo, deixando sempre a manobrabilidade em melhor modo.

Entre os itens de série, as versões mais equipadas com Etios podem contar com Toyota SmartScreen, computador de bordo, antena externa do tipo short pole e banco traseiro com encosto rebatível. A partir da versão XS, são inclusos os seguintes itens: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e muitos outros itens que ajudam no conforto dos ocupantes do veículo.

A versão XLS agrega todos os equipamentos da versão XS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por calotas), sistema de áudio com tela touchscreen (que permite espelhamento de smartphones), faróis de neblina, acabamento cromado na tampa do porta-malas, revestimento do volante em padrão couro, retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).

A versão topo de linha Platinum conta com todos os itens da versão XLS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com design esportivo, manopla de câmbio em couro, máscara negra na lanterna traseira, detalhe cromado na grade, aerofólio (na versão sedã), tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth®, TV digital, DVD e GPS integrado.

O Toyota Etios tem preço a partir de R$ 45.990,00 em sua versão de entrada e pode chegar até R$ 68.390,00 na sua versão topo de linha.

Read Previous

De carro por aí: Mercedes ajusta GLA para crescer vendas

Read Next

Ford realiza o evento “EcoSport Week” em todo o Brasil