Equipada com motor 2.0 Turbodiesel, a picape média confere ótima dirigibilidade, com câmbio manual de seis marchas e muita robustez
Texto: Carol Vilanova
Fotos: Edinho Paiva
A Volkswagen Amarok é uma picape diferenciada e tem versões para todos os gostos, desde o mais simples com mais espaço para o transporte de cargas até modelos mais luxuosos, usados para quem quer uma opção de carro de passeio mais radical.
Na versão S com cabine simples, a que testamos, a picape média oferta uma ótima capacidade de carga, boa dose de tecnologia e a mecânica já reconhecida da gama Volkswagen.
Nosso modelo é equipado com o motor 2.0 turbodiesel, que rende 140 cv de potência e 34,7 kgfm de torque. É forte e versátil tanto no transito quanto em situações de estrada, chega a uma velocidade de cruzeiro com facilidade e desenvolve muito bem.
Uma boa notícia, é que a versão somente diesel gasta muito pouco e tem um tanque de 80 litros, ou seja, confere ótima autonomia.
Para casar com o propulsor, a marca oferece um câmbio manual de seis marchas, com trocas curtas e macias, que proporcionam economia e conforto. Na prática, é um modelo que entrega o que promete: força e versatilidade.
A Volkswagen se gaba do tanto de recursos de segurança da picape, que em todas as versões, desde essa inicial, traz sistema de freios “Post- Collision Braking” (Sistema de frenagem automática pós-colisão), que faz a frenagem automática em caso de colisão; tração 4×4 permanente e freios ABS off-road, que ajudam em solo com pedriscos ou areia.
Todas as versões da Nova Amarok contam, entre outros itens, com sistema de alarme acústico e visual para os cintos de segurança não afivelados nos bancos dianteiros. Uma nova tomada de 12V posicionada atrás do apoia braço dos bancos dianteiros equipa as versões
Ainda de série, a picape conta com o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração) e EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial). Somando ainda com o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), e os sistemas HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida) e HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida). Ou seja, conta com muita segurança por meio de tecnologia de ponta, que pouco é encontrada no segmento.
Falando um pouco de design, a picape, nessa última remodelação ficou ainda mais estilosa, sem perder sua “cara de má”, e o jeitão robusto de ser. A grade dianteira se enquadra melhor no DNA da Volkswagen, o desenho do para-choque dianteiro, segundo a marca, destaca as bordas laterais com aparência 3D em torno dos faróis de neblina. Nessa picape, um dos destaques é a capacidade de carga, são 1910 kg de capacidade.
A marca oferece a opção de compra de um plano de manutenção com os três primeiros anos de revisão, sempre a cada 30 mil km, com preços planejados. Outro mimo é o Serviço Amarok Móvel, que conta com 10 unidades espalhadas no Brasil, e oferece uma oficina móvel, que vai até o cliente, no caso, frotistas corporativos, mas que já é uma bela ajuda.
A versão que testamos usa um sistema de multimídia mais básico, sem câmera ou bluetooth, mas que recomendamos ser adicionados pois faz bastante falta. O preço da picape é a partir de R$ 113.990. A gama oferece ainda as versões S (cabine dupla), SE, Trendline, Highline e Highline Série Extreme (apenas com cabine dupla).
Ficha técnica
Motorização 2.0
Cilindrada 1.968 cm3
Alimentação Diesel common rail
Combustível Diesel
Potência 140 cv
Torque 34,7 kgfm
Câmbio Manual de 6 marchas
Tração 4×4
Direção Hidráulica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo transversal (beam), roda tipo rígida e molas feixe de lâminas.
Freios Dois freios à disco com dois discos ventilados
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.