Tech Drive: Audi A5 Sportback: motor TSI de 190 cv e assistência elétrica
É difícil não desejar um Audi, e o sedã A5 Sportback deixa ainda mais evidente este desejo, principalmente por conta de seu estilo cupê, com um toque mais do que esportivo. A versão que avaliamos é a Prestige Plus, equipada com o também desejado trem de força composto pelo motor 2.0 TFSI e a transmissão S-Tronic.
Para revelar um pouco mais, o engenho do A5 acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Da família EA 888, é construído com quatro cilindros e quatro válvulas em cada, com uma cilindrada de 1.984 cm3. É equipado com turbocompressor e sistemas direto e indireto de injeção, dependendo da demanda.
Leia a Revista Oficina News completa
O comando de válvulas é duplo, com acionamento por corrente e variação na admissão e no escape. Vale lembrar que pode utilizar apenas gasolina para rodar. Dessa maneira, o motor 2.0 TFSI é configurado para alcançar a potência de 190 cv e torque de 320 Nm. É versátil, ágil, tem respostas rápidas e velocidade de cruzeiro na estrada.
Completando o trem de força, temos a tração integral quattro, e a transmissão de S-Tronic de dupla-embreagem e sete velocidades, que oferece rápida troca de marchas. Direção, transmissão e gestão do motor estão integradas no Audi Drive Select, que oferece a possibilidade de cinco modos de direção: automatic, efficiency, comfort, dynamic e individual.
A engenharia da Audi explica que o A5 Sportback conta ainda com o eficiente sistema de assistência elétrica, composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 12 volts. Com ele, o veículo pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. O sistema start-stop começa a funcionar a partir de 22 km/h.
Em termos de visual, vale lembrar que o modelo teve o desenho atualizado e ganhou os modernos faróis LED Matrix, além disso, a grade frontal Singleframe ficou mais larga com saídas de ventilação acima da grade inspiradas no clássico Audi Sport quattro de 1984. Com um capô musculoso, o modelo reflete aspecto de força e esportividade.
Na parte de trás do veículo, ganhou ponteiras de escape trapezoidais e uma nova assinatura ótica marcada pelas lanternas traseiras de LED com setas dinâmicas.
Vamos finalizar com um pouco da eletrônica do veículo, controle de cruzeiro adaptativo, e uma central multimídia completa, com display com tela sensível ao toque, câmeras de assistência, frenagem de assistência etc.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.