Audi A5 Sportback: motor TSI de 190 cv e assistência elétrica

Audi A5 Sportback: motor TSI de 190 cv e assistência elétrica

Tech Drive: Audi A5 Sportback: motor TSI de 190 cv e assistência elétrica

É difícil não desejar um Audi, e o sedã A5 Sportback deixa ainda mais evidente este desejo, principalmente por conta de seu estilo cupê, com um toque mais do que esportivo. A versão que avaliamos é a Prestige Plus, equipada com o também desejado trem de força composto pelo motor 2.0 TFSI e a transmissão S-Tronic.

Audi A5 Sportback: motor TSI de 190 cv e assistência elétrica

Para revelar um pouco mais, o engenho do A5 acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Da família EA 888, é construído com quatro cilindros e quatro válvulas em cada, com uma cilindrada de 1.984 cm3. É equipado com turbocompressor e sistemas direto e indireto de injeção, dependendo da demanda.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

O comando de válvulas é duplo, com acionamento por corrente e variação na admissão e no escape. Vale lembrar que pode utilizar apenas gasolina para rodar. Dessa maneira, o motor 2.0 TFSI é configurado para alcançar a potência de 190 cv e torque de 320 Nm. É versátil, ágil, tem respostas rápidas e velocidade de cruzeiro na estrada.

Completando o trem de força, temos a tração integral quattro, e a transmissão de S-Tronic de dupla-embreagem e sete velocidades, que oferece rápida troca de marchas. Direção, transmissão e gestão do motor estão integradas no Audi Drive Select, que oferece a possibilidade de cinco modos de direção: automatic, efficiency, comfort, dynamic e individual.

A engenharia da Audi explica que o A5 Sportback conta ainda com o eficiente sistema de assistência elétrica, composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 12 volts. Com ele, o veículo pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. O sistema start-stop começa a funcionar a partir de 22 km/h.

Em termos de visual, vale lembrar que o modelo teve o desenho atualizado e ganhou os modernos faróis LED Matrix, além disso, a grade frontal Singleframe ficou mais larga com saídas de ventilação acima da grade inspiradas no clássico Audi Sport quattro de 1984. Com um capô musculoso, o modelo reflete aspecto de força e esportividade.

Na parte de trás do veículo, ganhou ponteiras de escape trapezoidais e uma nova assinatura ótica marcada pelas lanternas traseiras de LED com setas dinâmicas.

Vamos finalizar com um pouco da eletrônica do veículo, controle de cruzeiro adaptativo, e uma central multimídia completa, com display com tela sensível ao toque, câmeras de assistência, frenagem de assistência etc.

Read Previous

Dicas para instalação do pivô de suspensão

Read Next

Boxes da Stock Car: mais do que oficina, uma experiência