Avaliação no nível do líquido de arrefecimento evita danos no motor

Avaliação no nível do líquido de arrefecimento evita danos no motor

De acordo com a Valvoline, fazer visualmente avaliação no nível do líquido de arrefecimento evita danos no motor. Por isso, a fabricante destaca algumas dicas para manter o aditivo de arrefecimento (coolant) em boas condições.

A marca explica que o sistema de refrigeração do motor tem a função de realizar a troca de temperatura para o resfriamento e evitar o superaquecimento e o congelamento. Enquanto a água não deve ebulir a 100º C para cumprir o seu papel no sistema, também não pode congelar a 0º C. O aditivo protege os componentes e peças metálicas que acabam ficando expostas ao efeito corrosivo da água.

Para evitar problemas no motor, é importante verificar periodicamente o nível do reservatório líquido que deve estar entre o máximo e o mínimo.  Se o nível estiver abaixo da média, perto do mínimo, é preciso realizar a reposição com o mesmo produto indicado pelo manual do fabricante, assim como deve ser respeitada a proporção do mesmo e água desmineralizada.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

Essa inspeção visual deve ser feita com motor desligado e frio. Também é importante avaliar se há vazamentos no sistema de arrefecimento do motor, causados muitas vezes por mangueiras ressecadas, mal encaixadas ou rasgadas que podem gerar danos ao motor e seus componentes.

Ao detectar um desses problemas, é importante procurar uma oficina especializada de confiança para diagnosticar as causas e solucioná-los. “Isso deve ser feito o quanto antes porque quando o sistema não funciona da maneira correta, a temperatura fica elevada, podendo causar superaquecimento do motor se o carro continuar rodando”, alerta Layla Silva Rosa, especialista em produtos da Valvoline.

O aditivo também tem em sua composição propriedades que evitam a ferrugem.

Layla lembra ainda que a troca do fluido completa deve ser seguida, conforme orientação do manual do fabricante do veículo para que seja realizada dentro do período indicado, mantendo as características do produto de acordo com o modelo do motor e proporção adequada com água desmineralizada.

Apenas, em caso de vazamentos, a substituição do fluido precisa ser efetuada precocemente.

Read Previous

Mercedes-Benz Novo Actros participa da Caravana da Coca-Cola

Read Next

Vibrações na direção indicam sinais de anormalidade no veículo