Certificação IQA para centros de reparação tem aumento importante

Certificação IQA para centros de reparação tem aumento importante

Num intuito de atender melhor os clientes, a certificação IQA para centros de reparação tem aumento importante. Segundo o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), que promove o certificado, o processo que atende centros de reparação, funilaria, pintura e mecânicas, duplicou nos últimos cinco anos.

Denominada Certificação de Centro de Reparação, escopo exclusivo do IQA- Instituto da Qualidade Automotiva, está em alta por conta da necessidade de atender melhor um cliente cada vez mais exigente e a profissionalização do ambiente de trabalho no setor fizeram com que a área registrasse crescimento de 100% na certificação de estabelecimentos entre 2017 e 2021.

“Antigamente, as oficinas eram passadas de pais para filhos. Não havia conhecimento de processos e os atendimentos demoravam muito mais para serem realizados. Hoje em dia, o cliente se tornou mais exigente. É necessário que o profissional tenha conhecimento e que possa realizar o trabalho dentro de um prazo reduzido”, destaca Sérgio Fabiano, gerente de serviços do IQA.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

Um dos principais fatores de alteração no setor da reparação automotiva é a mudança do cliente, que hoje, tem mais solicitações e preocupações com o resultado do serviço. O consumidor tornou-se mais criterioso, o que fez com que as oficinas fossem em busca de melhorias, entre elas a busca por profissionais e estabelecimentos certificados.

“A certificação de Centro de Reparação do IQA foi feita especificamente para esse tipo de negócio. A gestão, evolução do processo, relacionamento com o cliente, e a necessidade de estar gerindo o próprio negócio – tendo informações e controle de seus processos – levou à implantação de uma certificação”, relata Fabiano.

O processo de certificação de uma reparadora passa por mais de 130 pontos de checagem. O auditor fica o dia todo no local, e analisa o que deve ser melhorado, avaliando desde o atendimento, até o descarte dos materiais. O objetivo do processo é que o empresário possa ter o controle contínuo de todos os pontos dentro do seu negócio, resultando na melhoria dos serviços prestados.

A busca pela certificação acarreta grandes mudanças na forma de trabalhar do empresário e dos colaboradores. Para que a implantação seja bem-sucedida, é necessário que ambas as partes passem por uma mudança de pensamento, entendendo os benefícios de ser uma empresa certificada e as vantagens deste processo, por meio de uma constante capacitação e compreensão da necessidade de mudança. “É necessário que todos os participantes remem juntos para poderem chegar ao objetivo final”, finaliza o gerente de serviços do IQA.

Read Previous

Pastilhas de freio Cobreq atendem o Fiat Pulse na reposição

Read Next

Marelli Cofap divulga expansão da gama de lanternas para reposição