Mecânica do Futuro: Chevrolet Corvette E-Ray: superesportivo eletrificado
É um tanto desconexo pensar que no mesmo pacote conseguimos colocar um automóvel superesportivo e um motor elétrico. Bom, a Chevrolet acaba de fazer isso com o lançamento do Corvette E-Ray, o primeiro da gama que vem em versão eletrificada, mais econômica e menos poluente.
E o resultado dessa combinação ficou interessante, são 664 cavalos de potência máxima, uma verdadeira cavalaria formada por dois sistemas de propulsão separados formados por um V8 6.2l aspirado de 502 cv e um motor elétrico complementar de 162 cv.
Assista ao vídeo do Corvette X-Rayvista Oficina
O Corvette, que é um dos modelos mais icônicos da Chevrolet, desejo de consumo de muitos amantes da velocidade, no momento em que comemora 70 anos de história, surpreende o segmento dos carros superesportivos com sua versão híbrida eletrificada, equipada com tração integral eAWD, e que pode alcançar a aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5s.
O motor eletrificado que alimenta o eixo dianteiro juntamente com o motor LT2 V8, enquanto a combustão fornece 65 kgfm de torque para as rodas traseiras, o motor elétrico acrescenta um adicional de 17,2 kgfm de torque para as rodas dianteiras.
Assim, segundo os dados da GM, é possível ter uma aceleração impressionante, seja fora da linha, saindo de curvas ou durante manobras de ultrapassagem
Ainda segundo a engenharia da marca, o sistema de tração eAWD do superesportivo da Chevrolet é inteligente e está constantemente monitorando as condições da estrada, adaptando-se para atender às necessidades do motorista de maneira constante.
Quando modelo está rodando com mais velocidade e em ambientes de baixo atrito, uma potência adicional é aplicada às rodas dianteiras, ajudando a melhorar a estabilidade do veículo.
A tradicional transmissão automática de oito marchas e dupla embreagem proporciona o controle manual quando desejado pelo motorista, sempre com mudanças muito rápidas. Além disso, o conjunto se adapta ao modo de conduzir do motorista, trocando as marchas conforme seu jeito.
O Corvette E-Ray é capaz de rodar temporariamente no modo 100% elétrico. Uma dessas condições é quando o motorista quer sair com o veículo da garagem de maneira silenciosa para não chamar a atenção da vizinhança. Para isso, a velocidade não pode exceder os 45 mph.
A bateria utilizada é de íons de lítio de 1,9 kWh, carregada automaticamente, coletando energia conforme o veículo roda, em desacelerações e frenagens. As baterias que alimentam o motor elétrico ficam localizadas entre os bancos do motorista e do carona.
Por meio de um sistema eletrônico de potência integrado é capaz de entregar máxima capacidade de resposta, eficiência e desempenho.
O Chevrolet Corvette tem uma verdadeira central de comando, com telas que trazem informações relativas às condições de operação do veículo, carga da bateria do veículo, e uma série de parâmetros de desempenho, potência, etc. Dessa forma, consegue otimizar a performance e a aderência do modelo nas mais variadas condições climáticas e tipos de circuitos.
Um Head-Up Display permite que o motorista não tire os olhos da estrada. O sistema de infoentretenimento Corvette E-Ray, com toda conectividade disponível, ainda oferece outras inúmeras tecnologias, inclusive pode ser equipado com um gravador de dados de desempenho, que pode ajudá-lo a monitorar as viagens. Um interior sofisticado e todo funcional.
O design do modelo é uma atração à parte, compartilhando a mesmas especificações de carroceria da versão Z06, que é mais larga e próxima ao solo, com os efeitos de solo e o spoiler na traseira contribuem ainda mais para um dinamismo aerodinâmico e arrojado.
O Corvette E-Ray começa a ser comercializado nos Estados Unidos ainda este ano nas configurações cupê e conversível.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.