Na sessão Tech Drive, confira a avaliação da Chevrolet Equinox: equilíbrio com motor 1.5 turbo. Motor turbo, conjunto mecânico moderno e ótimo nível de equipamentos. O Chevrolet Equinox na versão Premier, depois que ganhou a versão 1.5 turbo ficou mais equilibrado e à altura para competir com modelos como VW Tiguan e Jeep Compass. Com uma ótima dose de economia de combustível.
O motor é o Ecotec LFV é um anova geração de motores globalmente utilizados, que se destaca por ser menor, mais leve e com baixa complexidade de fabricação, enquanto oferece eficiência, refinamento e durabilidade. Segundo a marca, é esses atributos são mais bem analisados em trechos urbanos.
Leia a Revista Oficina News completa
A construção do motor segue a linha do downsizing, com comando de válvulas duplo (DOHC) e 4 válvulas por cilindro. A variação do comando é na admissão e no escape e a transmissão é feita por corrente no lugar da correia dentada. Claro que temos o turbocompressor e a injeção direta de combustível, admitindo somente gasolina.
De acordo com os números divulgados pela General Motors, o Equinox 1.5 Turbo desenvolve 172 cavalos de potência e 27,8 kgfm de força, com capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9,2 segundos.
A transmissão é do tipo automática, com seis velocidades e acoplamento feito com conversor de torque e com opção Active Select. Um conjunto de powertrain forte e robusto, que proporciona uma arrancada forte assim como as retomadas de velocidade na estrada. A direção é elétrica do tipo Progressiva (EPS).
Falando de segurança e tecnologia, o sistema de freios conta com ABS, sistema de distribuição de frenagem (“EBD”) e assistência de frenagem de urgência (“PBA”), utiliza discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.
A suspensão é independente do tipo McPherson na dianteira e independente 4-link na traseira.
Super completo, o luxuoso Equinox vem assistente de manutenção de faixa, faróis full-LED, sistema de estacionamento automático, alerta de colisão com frenagem automática, frenagem automática de emergência, indicador de distância do veículo à frente, indicador de vida útil do óleo etc.
Na parte de conforto e conectividade, temos ar-condicionado de duas zonas, tampa do porta-malas elétrica, partida remota, sistema de som Bose, carregador de smartphone por indução, multimídia MyLink de 8″ com Apple CarPlay e Android Auto, alerta de ponto-cego e 6 airbags, câmera de ré com linhas-guia, tecnologia de telemática avançada OnStar entre outros.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.