Chevrolet S10: motor diesel de alta tecnologia

Chevrolet S10: motor diesel de alta tecnologia

Tech Drive. Chevrolet S10: motor diesel de alta tecnologia. A Chevrolet tem um DNA de picape, isso ninguém pode negar. Uma das primeiras montadoras a investir neste nicho no mundo, tem seu público cativo e apaixonado nos EUA e durante anos reinava no coração dos brasileiros.

O modelo é fabricado no Brasil desde 1995 e durante mais de uma década foi campeão de vendas. Hoje com mais concorrentes, as coisas mudaram, em 2019, por exemplo, a Chevrolet S10 ficou em segundo lugar nas vendas entre as picapes grandes, perdendo para a Toyota Hilux.

Chevrolet S10: motor diesel de alta tecnologia

Acostumada a guiar diferentes carros todos os dias, é difícil não se apaixonar por alguns deles, e a Chevrolet S10 foi das que eu me apaixonei. Apesar de não ser a mais vendida no momento, não deixa, em minha opinião, de ser a mais completa delas. A versão que testamos ainda menos, afinal é a topo de linha, High Country, que vem com tudo que tem direito.

A Chevrolet S10 começa com uma vantagem em relação às suas concorrentes, a mecânica descomplicada que sempre teve. É robusta, daquelas tipo pau pra toda obra, sem deixar de lado conforto e dispositivos de segurança ativa e passiva.

Chevrolet S10: motor diesel de alta tecnologia

De baixo do capô encontramos o tecnológico motor turbo diesel 2.8 litros, capaz de render 200 cavalos de potência com torque de 51 kgfm.

Um conjunto forte, com ótimo desempenho, que adota o sistema CPA (Centrifugal Pendulum Absorber), responsável por reduzir os níveis de ruído e de vibração. Essa tecnologia é a mesma usada pela marca em outros países que deixa a picape com sensações de dirigibilidade similares às de automóveis a diesel de luxo.

A engenharia da marca explica ainda que o sistema otimiza o acoplamento da transmissão em rotações mais baixas, proporcionando a sensação de melhor aceleração, retomada de velocidade e menor consumo de combustível.

O motor, aliás, ganhou uma nova calibração e adotou um sistema de gerenciamento elétrico mais moderno, ambos vindos da Chevrolet Colorado norte-americana. O resultado é a força do conjunto diesel combinado com economia de combustível e menor emissão de poluentes.

Outra característica que comprova a mecânica robusta da S10 é o conjunto de suspensão, independente com braços articulados, molas helicoidais e com barra estabilizadora na dianteira e feixe de molas semi-elípticas de dois estágios na traseira. Um utilitário robusto, com capacidade de carga de 1.049 kg e PBT de 6.000 kg.

A moda da direção elétrica progressiva pegou, que alívio, justamente essa tecnologia faz da S10 uma picape grande, porém fácil de manobrar por conta da leveza, e quando está em maior velocidade, fica mais “dura” para garantir a segurança.

Freadas precisas e muita segurança com o sistema de freios hidráulico com duplo circuito em paralelo, com discos nas quatro rodas. Além disso, temos o sistema de freios anti-blocante (ABS) com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de emergência (BAS) nas rodas traseiras e dianteiras. Para ajudar, oferece ainda os sistemas de controle eletrônico de estabilidade e de tração. Outros assistentes são o alerta de colisão frontal, alerta de desvio de faixa e assistente de rampa.

Por ser um modelo topo de linha, tem o interior de couro e com muita sofisticação, com um painel que oferece a central multimídia MyLink compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além do sistema de telemática avançado OnStar, o concierge oferecido apenas na S10 que traz novas funcionalidades conectadas com o Android. Possibilidade de resposta automática em caso de acidente, geoposicionamento do veículo para administração da frota e bloqueio do motor em caso de roubo são outras funções.

Chevrolet S10: motor diesel de alta tecnologia

Outros itens para finalizar: sensores de acendimento de faróis, de chuva e estacionamento dianteiro; seis airbags, piloto automático, alerta de colisão frontal, alerta de mudança involuntária de faixa, câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras, alerta de baixa pressão dos pneus, controle eletrônico de estabilidade e tração, controle de velocidade em declive etc.

Chevrolet S10: motor diesel de alta tecnologia: Ficha técnica

Motor: 2.8L Turbo Diesel
Combustível Diesel
Cilindrada 2.776 cm3
Potência 200 cv @ 3600 rpm
Torque 51,0 mkgf (500 Nm) @ 2000 rpm
Injeção eletrônica Direta
Transmissão Automática de 6 velocidades com active select ( opcional )
Tração 4×4
Direção Caixa de direção eletrica por correia – redução 18,92:1
Rodas e Pneus Alumínio 7,5J x 18 / Radiais 245/70 R16″
Freios Hidráulico com duplo circuito em paralelo Sistema de freios anti-blocante (ABS) com sistema eletrônico de distribuição de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de emergência (BAS) nas rodas traseiras e dianteiras
Suspensões Dianteira: Independente com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telesc. hidráulicos pressurizados

Traseira: Feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados

Tanque de combustível 76 l

Dimensões e pesos

Comprimento 5408 mm
Largura 1,874 mm
Entre-eixos 3,096 mm
Altura 1847 mm
Capacidade de carga 1049 kg
PBT (Peso Bruto Total) 6,000 kg
Volume do porta-malas 1.061 l
Peso em ordem de marcha 2101 kg

 

Read Previous

A importância do lubrificante para a saúde do motor

Read Next

Dunlop produz 1000 pneus por dia para veículos pesados